quarta-feira, julho 12

Moro condena Lula a 9 anos e meio. E um texto sobre o ex-Presidente agora condenado


Meu gosto não admite sutilizas, como todos que me conhecem sabem. Quando gosto é "de cum força", assim quando não gosto. Não sou - odeio aliás - afeito ao politicamente correto. Jamais esperem de mim o boçal "todos e todas". Me dá arrepios só de ouvir tal agressão a língua portuguesa. Este Blog, portanto, representa o que eu sou: crítico, autêntico, independente e - sobretudo - livre. Sou senhor das minhas ideias e prezo por essa condição. Sendo assim, não poderia furtar-me de postar algo sobre a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a 9,5 anos, em sentença tornada pública hoje pelo Juiz Sérgio Moro. Voltarei ao tema depois, mas hoje deixo um texto mais denso, que tanto agrada quando desagrada. 


Sou um crítico de Lula e seu partido a mais de 30 anos. Eu não virei anti-petista quando o partido veio a se tornar importante, depois de 1989. é coisa antiga, jamais apeteceu-me a ideia defendida pelo partida da estrela, sobretudo a já famigerada bandeira do moralismo. Entendo essa condenação de Lula como algo natural do processo democrático, dentro de regras claras e com as instituições funcionando. Entendo tb que demorou. Desde o Mensalão que a aura do Lula honesto e probo tinha caído... para mim, ela jamais existiu, mas para muitas pessoas ele é como um "semi-deus"... Ele fez mais coisas erradas do que certas em seu governo e as erradas foram bem erradas e seguirão produzindo efeitos nefastos por décadas. Se ele vier a ser preso, para mim será algo normal. Se não, igualmente normal.

Sei que para muitos amigos hoje é um dia triste. Entendo a dor destes, porque são pessoas sérias e que de uma maneira diferente da minha querem o melhor para o Brasil e entendem que Lula represente este ideal deles. É da Democracia, que sempre defendo e sempre defenderei. Mas repudio os que dizem que a condenação de Lula enfraquece a Democracia... é justamente o contrário, pois não é por ser ex-presidente que pode-se estar acima das leis. Lula é culpado? Lula é honesto? eu tenho minha convicção. Outros tem as suas. E isso é bom, jamais quis ou desejarei que as pessoas defendam a mesma coisa. Adoro e apoio a divergência. Nasci dela e nela permaneço.

É na Divergência, mais do que na convergência, que formamos a opinião boa. Quem me critica me ajuda muito mais do que quem me bajula e diz o que eu queira ouvir. Como bem diz Barack Obama o caminho para o sucesso é afastar-se dos bajuladores e ficar próximo do que possam criticá-lo. Lula, curiosamente, JAMAIS gostou de crítica. Aqui preciso fazer uma defesa dele: poucos são os políticos que reconhecem a necessidade de críticas. Mas Lula fez mais do que isso: perseguiu quadros do PT que lhe eram críticos ou não se curvavam a suas vontades. Como esquecer-se de Heloísa Helena, escurraçada do PT porque votara contra a Reforma da Previdência e só expulsa depois do prazo legal para filiar-se em outro partido, ficando assim impossibilitada de concorrer a Prefeitura de Maceió. quem fez isso? Lula... que também expulsou os 3 deputados que ousaram desafiá-lo m 85 ai irem ao Colégio Eleitoral votar em Tancredo de Almeida Neves... foram expulsos sumariamente. Ou que a mando de Lula o PT boicotou a CF de 88, o Plano Real, a LRF e tantos outros casos...

Esse é o Lula que é condenado hoje. O que se diz defensor do pobres mas que viajava em jatinhos dos ricos ( aliás, ainda viaja!!! ). Esse é o Lula que quando Presidente permitiu que seus filhos enriquecessem. Pobres netos de FHC: entraram herdeiros de banco que não foi salvo no governo do avô, mas os filhos de Lula... bom, todos sabem da história. Lula que deu 36 palestras em 2011 e agora não consegue nem aparecer na rua. Lula da Odebrecht, das Obras em Ditaduras vizinhas, Lula que sempre ficou ao lado de Ditadores contra Presidentes Democráticos... Lula que perdoou dívidas de presidentes assassinos para conseguir obras dos seus amigos ricos, a maioria deles agora presos.

Lula está no mesmo caminho. Não porque esteja sendo perseguido, mas porque assim ele quis, assim ele trilhou seu caminho. Triplex, Sítio, Dinheiro de Palestras, segundo ele mesmo, tudo culpa de Marisa... que ser honesto e probo colocaria culpa na mulher falecida? Lula jamais enganou-me. Jamais teve de mim simpatia. Mas jamais neguei-lhe ser um político como poucos. Conseguiu eleger Dilma, um feito e tanto ao custo aproximadamente de 2 trilhões de reais ( somando o aumento da dívida entre 2009 e 2010 mais o custo do desastre do Mandato de Dilma e de Temer ). Jogou o país no caos supremo para mostrar que era ele quem mandada de fato no país... ajudou a quebrar também o Rio de Janeiro, o Rio Grande do Sul... tornou praticamente ingovernável o Brasil.

Agora é condenado. Não por suas virtudes como querem os cegos, mas por seus claros e evidentes defeitos. E a Democracia Brasileira nunca esteve tão forte. Afinal, não era o próprio Lula que vangloriava que antes tudo ia para debaixo do tapete e que ele foi quem "permitiu" que tudo fosse investigado? Como reclamar disso agora? Será que ele, ao fazer isso, diz que o correto seria deixar tudo debaixo do tapete? Ou que queria tirar apenas a sujeira dos outros e esconder a sua?

Encerrando: Lula pode até voltar a ser Presidente em 2018 ou 2022 ou nunca mais nem ser eleito síndico de prédio. Mas no dia de hoje foi sacramentado que MITO ele não será para a posteridade... Passará como uma pessoa comum que foi condenada por erros gravíssimos. Com tantos outros. Esse Lula condenado hoje é apenas uma caricatura do que poderia ter sido quando virou celebridade em 1989, na foto que ilustra este post. Esse é o Lula condenado, que pode muito em breve virar presidiário. Esse é o Lula no qual eu jamais votei. Preciso mesmo dizer que também tenho orgulho disso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário