sexta-feira, junho 30

A Federação da Vergonha...

Aqui começou a vergonha...
Existem várias formas de se encarar o que aconteceu na quarta no Salgueirão. E em nenhuma delas a Federação Pernambucana sairá como a parte boa. A imoralidade do acontecido no Cornélio de Barros transcende a questão roubar o pequeno contra o grande, o que infelizmente é normalíssimo no Brasil.

Comecemos pelo que antecedeu o roubo descarado na quarta: os quase 60 dias entre as duas partidas. Como pode uma Federação, que praticamente só tem isso para fazer, colocar um hiato tão grande entre duas partidas decisivas de um campeonato? A quem interessava isso? Ao Salgueiro, é claro, que não. O Sport estava decidindo a Copa do Nordeste e ficaria com o calendário sobrecarregado. Mas e daí? O Sport que usasse seu elenco maior e mais qualificado para suportar as partidas extras. Mas...

Depois a data inicialmente marcada, 18 de Junho. A FPF não moveu um único dedo para manter a data. Aliás, se nunca houve aceno da CBF para atender ao pedido, porque a Federação anunciou como oficial o dia 18? Aqui temos a segunda vergonha, mas infelizmente não a maior. Um adendo: por causa da alteração em mais 10 dias, o Salgueiro perdeu seu melhor atacante, Valdeir. Outra vez quem saiu ganhando não foi o Salgueiro...

Ainda precisamos lembrar que o Sport tentou - e conseguiu - proibir a Buzina de Tarcizío. Recorrendo a um Desembargador torcedor do clube para limar o torcedor símbolo do Carcará. Aqui, além de patético, o Sport apequenou-se ao apelar de forma tão feia buscando vencer o campeonato. 

A partida finalmente aconteceu. Mas o Salgueiro, valente, seguia querendo ser campeão. Mesmo contra a vontade do Senhor de Engenho. Mesmo contra a vontade do Donatário do Rei ( a ideia das Federações remontam às Capitanias Hereditárias ). Contra tudo e contra todos o Salgueiro seguia firme, dando trabalho. Era preciso, portanto, algo mais. E isso aconteceu quase aos 25 minutos.

Em um cobrança normal de escanteio, Ranieri escorou para o meio e Álvaro marca aquele que seria o gol do histórico título do Salgueiro. E... bom, o resto todos já sabem. Sem qualquer evidência clara após rever o lance pela Árbitro de Vídeo, o gol seguiu anulado. Patético, o Presidente da FPF ainda disse que o Gol não foi anulado, porque jamais acontecera uma vez que a bola saíra antes. Quando confrontado por Ralf de Carvalho na Rádio Jornal sobre se a imagem que provaria a saída da bola seria mostrada para todos, Evandro - covarde que é - desligou o celular...

É preciso pontuar que não foi agora, em 2017, que a FPF virou a porcaria que é. Isso vem desde muito tempo. Como não lembrar que Evandro descendo da ditadura dos irmãos Oliveira, primeiro Fred e depois o nefasto Carlos Alberto? Este último só não é mais presidente porque morreu. Se não, estaria no cargo até agora. Assim como em quase todos os estados os Presidentes se perpetuam décadas a fio.

Eles fazem parte do atraso do futebol brasileiro, mas também o são os presidentes de clubes que por acomodação ou por medo, jamais tomam para si o comando do futebol. E se tomamos 7x1 da Alemanha, acreditem muito disso tem culpa das inúteis Federações. Que só existem por aqui. Se fossem boas, porque ingleses, alemães, italianos e cia não as possuem? Assim como as jabuticabas,  é um produto só do Brasil.

Deu no que deu na quarta. E seguirá sendo tão vergonhosa quanto sempre foi. Talvez, porque não, pior.

2 comentários:

  1. Estranho ou näo! Bandeirinha que anulou o gol do salgueiro foi escalado para 3 jogos seguidos em pernambuco. Se encontra em recife desde sábado quando participou do jogo santa cruz x figueirense;quarta salgueiro x sport e sexta nautico x crb. Uma semana de ferias em recife a troco de que.segundo a imprensa o mesmo permaneceu na capital o tempo todo para participar dos três jogos.estranho ou coincidência!

    ResponderExcluir
  2. E sim cara vc falou a verdade mas tem alguma maneira de empedir isso?

    ResponderExcluir