terça-feira, março 28

CBF segue matando o futebol brasileiro, com o silêncio calhorda dos Clubes

Imagem que jamais esqueceremos porque a CBF só pensa em si própria...
08 de Julho de 2014. Todo brasileiro, goste de futebol ou não, jamais esquecerá este dia. Se por ventura não associar o dia ao evento, sempre que citarem Alemanha à fatídica data ai não terá erro: a maior humilhação da história das Copas. Pior ainda, foi a maior de toda a história do futebol mundial. Nada jamais será pior do que sediar uma Copa e tomar 7x1 ( fora o baile ) numa semifinal. Jamais, nunca, em momento algum isso será superado.

Em um país sério, um resultado assim teria dado início a uma revolução. Dirigentes teriam vergonha na cara e saído dos seus cargos, planos teriam arquitetados e um deles teria sido posto em prática. Mas aqui é o Brasil e a resposta da CBF foi nomear Dunga(!!!) técnico da seleção, depois dele ter jogado fora uma Copa por teimosia e falta de conhecimento mínimo de futebol. Além disso, foi eleito para o cargo de Presidente Marco Polo Del Nero, apenas mais do mesmo. Um presidente que nem mesmo pode sair do país porque será preso pelo FBI!!!

Absurdo? Sim, claro. Mas diante do país onde um ex-presidente envolvido em toda sorte de corrupção é o líder das pesquisas presidenciais... voltemos ao futebol: como eu li no site Trivela o Brasil tem a CBF que merece. E eis que esta semana, veio o que eu chamo de a cereja no bolo: foi aprovado e posto em prática o novo Estatuto da CBF. Alguém desavisado pode achar isso bom, mas não é: ele apenas reforça o poder das inúteis Federações Estaduais e, claro, o da própria CBF. As Federações corriam o risco de perderem espaço com as exigências da Lei do Profut, que obrigava que os times da Série B - e não apenas os da Série A - tivessem direito a voto nas Assembleias da entidade. Como seriam 40 contra 27 Federações, caso quisessem poderiam escantear as Federações e tomarem o poder. Mas estamos no Brasil...

A CBF - Casa Bandida do Futebol segundo Juca Kfouri - com a inacreditável complacência dos Clubes, colocou que as Federações terão peso 3 em seus votos, com os clubes ficando com peso 2 e 1 respectivamente entre Série A e B. É surreal porque, mesmo somados os clubes terão menos votos ( 60 ) do que as Federações ( 81 ). Assim os mesmos se perpetuarão no poder e...


Não sei se o amigo percebeu, mas ano que vem tem Copa do Mundo e seguimos tendo jogos entre Fevereiro e Dezembro e... teremos que parar outra vez o campeonato durante a Copa. como tem sido desde muito tempo. Somos o único país a fazer isso dentre os grandes ( vá lá que a Argentina também, mas eles que se explodam não é mesmo? ). E quem serão os maiores prejudicados em 2018? Os Clubes, é claro. Mas até agora nenhum deles disse NADA. E nem vão dizer, infelizmente. Ah, como se fosse pouco, a CBF manteve a cláusula de barreira que impõe que quem deseje ser candidato consiga o apoio de 8 Federações e 5 Clubes, mesmo tendo mais Clubes do que... Federações!!!

Em suma: NADA mudou no futebol brasileiro depois do 7x1. NADA. E nem temos perspectivas de mudar. Nem mesmo outro - e agora improvável - 7x1 será capaz de fazer com as pessoas que cuidam(???) do nosso futebol saiam da inércia. Marco Polo Del Nero ( que ironicamente tem nome de um viajante muito famoso, além de um louco imperador romano ) não sai é de jeito nenhum mesmo... A CBF se preocupa é se a Seleção dá lucro e mesmo com o vexame segue quem pague para tê-la e vê-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário