terça-feira, fevereiro 14

Sérgio Cabral é um caso a ser estudado

Assim estamos todos nós diante do descalabro que este "senhor" fez no Rio de Janeiro...
Eu fui simpático a Sérgio Cabral Filho um dia. Filho de um grande cidadão do estado, político jovem e que, parecia, ser dinâmico. Conseguiu ser eleito duas vezes Governador do Estado do Rio de Janeiro, elegeu o amigo Eduardo Paes ( cooptado do PSDB para o PMDB ) prefeito da capital igualmente duas vezes e - de quebra - ainda conseguiu a proeza de tornar Marcelo Crivella e Lindbergh Farias senadores em 2010. Ao lado de José Mariano Beltrame surfou na onda das UPPs ( desde sempre criticada por mim ), conseguiu ao lado de Lula trazer a Olimpíada para o Brasil e parecia ter virado um político de envergadura nacional. Parecia...

Acontece que, segundo estamos sabendo desde que ele foi preso, tudo era um mar de lama, regado a diamantes, ouro, viagens de luxo e outros salamaleques que os reles mortais brasileiros jamais poderão ter um dia. As investigações mostraram um esquema pesadíssimo de corrupção que - acreditem - faz o Petrolão parecer roubo de doce no Jardim da Infância. Esquema pesado com Empreiteiras, com Fornecedores e sabe-se com mais quem, Cabral montou um rede criminosa que parece não ter precedentes em nossa história. 

O curioso é que tudo isso tenha fico escondido até agora. Como um político com tantos esquemas espúrios conseguiu ficar entre 2007 e 2014 no comando do 2º mais importante e rico Estado do país? Com Lula, por exemplo, indícios de desvios remontam a época em que ele era um mero membro do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, quando nem sonhava ser Presidente do mesmo. De FHC existem suspeitas de antes da Ditadura Militar, sobre Sarney nem se fala e por ai vai. Com Cabral não, tudo ficou escondido. E isso é o que mais espanta.

Como isso foi possível? Tenho uma teoria: envolveu muita gente, mas tanta gente, que as pessoas não tinham como denunciar. Basta ver como foi feita a campanha de seu sucesso, Luiz Fernando Pezão: a imensa maioria dos partidos ficaram do lado e poucos resolveram lançar candidatura própria. Pezão venceu no primeiro turno. Mas como se monta algo assim? É isso que, esperamos, as investigações demonstrem. Primeiro para que possamos evitar que volte a repetir e segundo que mais pessoas possam ser presas.

Sérgio Cabral parecia um estrela em ascensão. Agora a dúvida é saber quantos anos de prisão ele irá acumular. E isso, meus amigos merece um grande estudo. Que não chegará a algo nobre, mas que terá grande utilidade para o Brasil que desejaremos ser no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário