sábado, janeiro 14

E não é que o Gerente Regional da COMPESA falou sobre o Racionamento? E o Blog tem algo a dizer sobre isso

Januário deu entrevista essa semana...
A COMPESA - a quem "carinhosamente" chamo de Companhia Pernambucana do Sofrimento Alheio - é de longe a mais reprovada de todas as prestadoras de serviços aqui em Salgueiro. E possivelmente a seja no Estado inteiro. Asseguro que de cada 10 pessoas pelo menos 8 reprovem a maneira como a empresa atende(??) aos salgueirenses, com um racionamento que perdura desde tanto tempo que talvez nem saibamos mais quando o mesmo começou...

Pois, agora em Janeiro completou-se 10 anos que o Gerente Regional é o mesmo: Januário Nunes de Carvalho. Seguramente ele deve é a pessoa mais criticada em Salgueiro hoje. Nem mesmo o Presidente Temer ou qualquer outro político consegue super´á-lo nisso. A culpa é dele? Talvez nem seja, mas é claro que todos deslocam suas críticas para ele porque - afinal - ele é quem comanda a Regional Salgueiro. As pessoas criticam Presidentes, Governadores e Prefeitos muitas vezes por coisas que eles não fizeram diretamente, mas por terem o comando de algo sempre são os mais criticados. E, claro, não seria diferente aqui.

Acontece que o Blog de Claudionor Cavalcante trouxe essa semana uma matéria com falas de Januário. E elas não se sustentam e irei mostrar porque mais abaixo. Antes de prosseguir, um adendo importante: sou cidadão antes de ser consumidor dos serviços ( péssimos da COMPESA ) e portanto pago duas vezes pela água. Sim, duas vezes: com meu imposto e com meu consumo de água. Adiante com os comentários:

Antes de mais nada, o Gerente nos informou que, ao contrário do que todos imaginam, o cargo de gerência é nomeado pela diretoria, POR CRITÉRIOS TÉCNICOS E NÃO POR INDICAÇÃO POLÍTICA hoje na empresa apenas Engenheiros do quadro pessoal da COMPESA podem exercer o cargo de GERENTE.
Januário já começa mal, muito mal sua fala. Alguém ai acredita que do nada o então Governador Eduardo Campos resolveu nomeá-lo em Janeiro de 2007 Gerente Regional? Pois é, o fato dele ser aliado do ex-Prefeito ( a época vice ) Marcones Libório também não teve peso algum? Tá bom então...

Gerente na Compesa é nomeado pela diretoria, por critério técnico, não tem indicação política. O que existe é uma avaliação de desempenho de seus empregados e cumprimento do Plano de Metas da empresa, cujas reuniões de avaliação são mensais. Quem não tem competência não se estabelece. Onde tiver um gerente da Compesa é porque tem competência e ainda a nossa gerência é denominada Gerência De Unidades de Negócios do Sertão Central, responsável pelo abastecimento d’água em 10 municípios, atendendo uma população de 250.000 habitantes em toda região. No plano de metas tem os indicadores de cada gerência que são avaliados mensalmente. Farol verde para quem atingir 100% dá meta, amarelo 95% e abaixo disso farol vermelho, daí a metodologia de avaliação.
"Quem não tem competência não se estabelece". Ou a COMPESA tem critérios diferentes para definir o que seja competência ou a população de Salgueiro é de uma ingratidão com Januário que eu nem dimensionar. Porque se abaixo de 90% da META é ruim e segundo a COMPESA aqui não é RUIM, eu fico com muito medo de saber o que seria ruim para nossa população...

A seca tem afetado direto e indiretamente a performance dos nossos sistemas de abastecimento d’água. As metas são corporativas da Compesa, traçadas pela área de planejamento e validadas pela Diretoria Colegiada dá empresa…”.
Ah essa seca... desde o fim dos anos 90 que convivemos com racionamento em maior ou menor nível. Desde o início dos anos 2000 que já se sabia que a Adutora precisava de um aumento em sua capacidade. Como desde 2007 ele está no posto atual, acho que o mesmo quer que aceitemos que desde então só tivemos anos SECOS. E sendo assim, só quando o Rio São Francisco viver uma cheia plena é que teremos água todos os dias nas torneiras. Quanto as metas... bom, melhor deixar pra lá né?

Finaliza informando que em 2015, recebeu o prêmio de melhor desempenho por quadrimestre de Pernambuco, cuja foto estampa esta matéria.
Tipo assim, em que mundo uma Gerência com tal alto grau de reprovação da população que atende(??) pode ser premiada? Só no mundo invertido, claro. Se ela for mesmo a melhor dentre todas, tendo superado as metas da COMPESA, acho melhor nos mudarmos de Estado ou até mesmo de país...

01 – Foi baixada uma portaria pela Gerência Regional impedindo a liberação de água sem tratamento. Este fato afeta diretamente as populações das localidades rurais (principalmente Uri e Alazão), já que os ramais existentes derivam diretamente da Adutora, não passando pela estação de tratamento d’água.
Talvez a única coisa sensata na fala dele seja esta parte. Talvez...

02 – A Adutora não comporta a quantidade d’água necessária ao abastecimento total do município, necessitando de um aumento em sua estrutura. Este problema é agravado por ligações clandestinas na área rural, para plantio, que em média desviam 30% do total que deveria chegar a estação de tratamento.
Eu sei disso desde 2002. Ele também sabe. O Governo do Estado - á época Jarbas Vasconcelos - também sabia, bem como o anterior um tal de Miguel Arraes. E nada foi feito para melhorar ou evitar a piora da situação. NADA. Quanto ao roubo de água, também é histórico e também não foi resolvido, mas este último não depende da vontade dele, é preciso pontuar...

03 – A crise hídrica que atingiu nosso País, com redução da capacidade do Rio São Francisco.
Essa tese não se sustenta. E é fácil para mim provar isso: não me consta que isso afete Ouricuri e Região, cuja água é captada em Orocó. E a mesma COMPESA da qual Januário é funcionário, está construindo um Adutora para levar água até - atenção - Caruaru e Região!!! Alguém pode argumentar que a captação dar-se-á em um canal da transposição e não diretamente no Rio São Francisco. Mas como captar água para a Tranposição se o Rio não tem água, pois o nível está baixo? Além do mais não existe nenhum grande afluente para despesar grande quantidade água depois de Cabrobó, onde é feita a captação da água que recebemos? Isso sem falar que só Caruaru é maior do que toda a Região que Januário comanda ( ele mesmo disse 250 mil pessoas e a Capital do Forró tem 330 mil habitantes ). Não se sustenta tal afirmação. Até porque, ao passar por Cabrobó o nível do Rio tende é diminuir e não aumentar, porque existem outras cidades captando água, não é mesmo?

04 – Informou que havia projeto para construção de uma nova adutora, paralela a existente, que foi abandonado, tendo sido criado outro projeto, desta feita aproveitando a água da transposição do rio São Francisco, com a criação de lagoas de tratamento ainda na zona rural, o que resolveria tanto o problema do abastecimento da cidade como a liberação de novos ramais para as localidades de Uri e Alazão e tantas outras que necessitassem.
Aqui é outro fato que não se sustenta: como eu disse o problema é anterior a chegada de Lula a Presidência. E a Transposição somente foi iniciada em 2007. no segundo mandato do ex-presidente. Mas agora virou uma bengala que ele usa a todo custo. E que alguns aceitam. Eu não aceito.

Expostas as versões da COMPESA, cabe agora a população analisar se realmente o problema da falta de água deriva de competência do gerente de nossa Regional, já que, segundo ele, o cargo não é político e foi ele reconhecido em sua gestão com prêmio de melhor gestor do 1º quadrimestre de 2015.
O Blog termina deixando este pensamento. Tenta, claramente, induzir o leitor ao citar o prêmio conquistado ( sabe-se lá como ), mas é um pensamento quase todo certo: as pessoas precisam ponderar. Quanto a ser culpa dele ( Januário ) ou não - e para mim é - vai de cada um. Deixo, adicionalmente, outra entrevista do Gerente Regional, esta dada ao Blog de Alvinho Patriota, em 07/04/2011. Vou destacar apenas uma parte:

Segundo o responsável pela Compesa em toda região, o atual sistema de abastecimento de água de Salgueiro é feito em forma de rodízio, 48 horas com água, 48 horas sem. “Em função da via distribuidora da cidade ser subdimensionada, Salgueiro vive num sistema de rodízio de abastecimento, 48 horas com água por 48 horas sem água, mas nós já estamos com a obra de melhoria com setorização de rede em Salgueiro, para que a cidade volte a sua normalidade com 24 horas de água para toda cidade”, disse.
Ou Januário anda esquecendo o que diz ou não sabe o que fala. Mas segundo a Diretoria da COMPESA em Recife, aqui é a melhor do Estado... imaginem o resto.



Um comentário:

  1. Esse Flávio Vieira, tem uma fala de quem realmente não conhece a realidade hídrica do estado de Pernambuco.
    1ª Pernambuco e o estado com pior disponibilidade hídrica do país;
    2ª A Seca que afeta todo o Pernambuco, Paraíba e Ceará, obriga as cidades a trabalharem em rodizio, para que os mananciais não entrem em colapso tão rápido;
    3º Cidades do Agreste como Caruaru e Capina Grande possuem um rodízio de 28 dias sem água e apenas 2 dias de água;
    4ª A Compesa e demais Concessionárias deveriam em situação como essa, de crise hídrica, elevar a tarifa, assim como fez o estado de São Paulo, como forma de garantir pelo menos o abastecimento por rodízio.
    Realmente esse blogueiro não tem nenhuma instrução e fala sem conhecimento de causa, não faz pesquisa, tipico de um falso jornalista.

    ResponderExcluir