terça-feira, março 29

E lá vem o Brasil descendo a ladeira...

Técnico(??) burro dá nisso, time na sexta posição entre 10...
Seleção Brasileira. Uma entidade do Futebol Mundial. Por vários anos ( entre 50 e algum ponto no início do século XXI ) foi temida e respeitada. Jogava contra os grandes e mostrava um belíssimo futebol. Acontece que de um tempo para cá os jogadores fora de série rarearam e a qualidade dos técnicos... bom, quando uma porcaria como Dunga assume em 2006 e volta em 2014 é porque estamos ferrados mesmo.

A Seleção Brasileira hoje é um arremedo do que um dia foi. Passar perto de tomar uma goleada da fraquíssima seleção do Paraguai é assustador. Tomar 7x1 da Alemanha foi tenebroso, todos sabem disso, mas ao menos era a... Alemanha!!! E o time só não levou outra goleada sonora hoje porque o time rival é 10 vezes pior que o nosso, cujo melhor valor é Roque Santa Cruz com trocentos anos!!!

Dunga deveria cair hoje. Mas não vai cair. E vai ficar ai até sabe-se lá quando. E o time da CBF está em sexto até aqui, com 9 pontos em 6 jogos, sendo que em 2002 na mais trágica campanha até aqui o time tinha 11 pontos. Abaixo as notas dos jogadores:
  • Allysson, 8. Outra vez evitou coisa pior, com direito a uma monstruosa defesa a queima-roupa. Se tem algo de bom nestes dois últimos jogos é ele ganhando cara de titular. Culpa nenhuma nos gols;
  • Daniel Alves, 5. Mais uma partida abaixo do que pode render, mas ao menos salvou o cargo do Técnico. Infelizmente, é claro;
  • Miranda, 5. Nem parece sombra daquele zagueiro do Atlético de Madrid;
  • Gil, 5. No mesmo nível do companheiro, mas vai ganhando rodagem que pode ser importante para o futuro;
  • Filipi Luiz, 3. Como pode este jogador ser titular da Seleção? Ah, o técnico(??) é o Dunga;
  • Luiz Gustavo, 4. Uma nulidade em campo. No primeiro gol do Paraguai estava olhando a jogada como se nada tivesse a ver com a jogada;
  • Lucas Lima, 5. No primeiro toque na bola colocou Ricardo Oliveira na cara do gol. E foi só;
  • Fernandinho, 4. Entrou mesmo em campo? 
  • Hulk, 5. Entrou para fazer o que mesmo? Brilha no seu clube, mas atuando do meio para a direita, não isolado na esquerda. Leva 5 pelo chute que originou o gol de Ricardo Oliveira;
  • Renato Augusto, 5. Tenta criar, mas a falta de qualidade do meio campo é terrível;
  • William, 5. Buscou o jogo mas carece de um companheiro melhor qualificado para ajudar na armação;
  • Douglas Costa, 4. De melhor jogador na Alemanha para apenas mais um. Também, nem tem diferenças entre Dunga e o Técnico do Bayern de Munique;
  • Ricardo Oliveira, 5. Mandou uma bola na trave, tentou, buscou, correu mas é jogador de passe, tabela não de lançamento, marcou um gol de puro oportunismo;
  • Jonas, 2. Nem teve tempo para fazer algo em campo.
  • Dunga, sem nota. Ele tem certeza de que é um ótimo treinador. A cada dia que passa menos pessoas acreditam nisso. Deveria cair pela inoperância do time nestas duas partidas. Mas ficará porque a CBF não quer trazer para si os holofotes e ele ficando a imprensa fala dele e esquece dos Dirigentes, praticamente todos metidos em falcatruas.

Um Brasil x Paraguai que tem muito em risco...

Decisão para o futuro do Brasil?
O time da CBF entra em campo hoje para encarar o time Guarany ( sim, como também são conhecidos os paraguaios ) com a corda no pescoço após as más atuações  - a rigor até aqui não jogou uma única partida boa. Dunga nao consegue formar um time minimante organizado para entrar em campo. E não é que eu esperasse isso dele na verdade, porque eu sei que ele é incapaz de fazer isso, mas ele deveria ao menos melhorar o que ele tem e nem isso ele consegue.

Ele cometeu o desatino de dizer que Neymar é quem tem que se adequar ao esquema da Seleção, e não o contrário. Como dizia João Saldanha: "craque tem lugar em qualquer time". É claro que Saldanha sabia muito mais do que Dunga. Aliás vem aquela coisa: imagina os jogadores da Seleção que recebem instruções de pessoas como Guardiola, Mancini, Blanc e cia chegar aqui e receber orientações(??) do Cebola... ai é de lascar.

Sem Neymar ( desfalque ) e David Luiz ( reforço ) o time pode até vencer o combalido time do Paraguai, mas acredito que o mais provável é um empate com chances nada desprezível de uma derrota.

Particularmente seria bom para o futuro do Brasil a queda de Dunga. Mesmo que, dado a qualidade das escolhas da CBF, possa vir algo do mesmo naípe ou até ( toc, toc ) pior, mas é praticamente consenso de que o capitão do Tetra não merece ocupar o posto. Perdendo ficaria mais fácil uma eventual queda.

O que acontece com o Governo Dilma com a saída do PMDB do Governo?

Temer e Calheiros: decidiram que é hora do PMDB  pular do barco do Governo Dilma.
"Os ratos são os primeiros a abandonar o barco antes dele afundar". Essa é uma máxima que todos, creio eu, conhecem bem. Pois é, tenham certeza de que essa frase passou e está passando pela cabeça da cúpula petista com o que o PMDB ( a parte Governista, é claro ) vai fazer nesta terça: desembarcar do Governo Dilma, praticamente em Bloco. Até acho que a frase nem se aplica tanto assim ao PMDB, mas tenho certeza de que Lula e cia pensaram nela. Isso é certo.

Nunca houve, de fato, um casamento entre PT e PMDB no Governo Dilma, muito pela atroz falta de tato da Presidente diga-se. Ela tem muita, mas muita mesmo, dificuldade de se relacionar e entende tanto de política quanto um bebe de 6 meses. Mas isso era sabido por todos muitos antes dela ser eleita, mas foi a forma encontrada por Lula para deixar os "lobos" petistas fora de uma disputa cruel pela sucessão. Acontece que, está bem claro agora, não deu certo. 

Dilma está na lona, com pouquíssima aprovação popular, com a economia em frangalhos ( dia desses Lula atribuiu ao Juiz Sérgio Moro a culpa por isso ) e enfrentando um Processo de Impeachment ( que não é golpe, como disseram quase que todos os Ministros do Supremo ) ela perderá votos preciosos na luta para manter seu Governo. Segundo contagens otimistas hoje Dilma teria, no máximo, 160 votos, sendo que são necessários ao menos 172 votos para derrubar o processo na Câmara. 

Analistas dizem que Dilma e o PT estão em busca de Deputados desgarrados em troca de cargos, que ficariam livres com a saída da maior parte do PMDB. A situação que não era boa agora está ainda pior. Aguardemos para ver os desdobramentos destas terça para que possamos saber o quão danoso será. Lembrando que o Temer que agora arquiteta a saída do PMDB do Governo é o que, caso o Impeachment chegue ao fim e Dilma saía do poder, é quem assuma a Presidência. E com Renan Calheiros como o maior aliado. Estamos é ferrados mesmo...

segunda-feira, março 28

Uma das provas porque nada mudou no Brasil no pós-Copa e o fatídico 7-1

A dupla fatídica... ou coisa pior, vai lá saber.
Eu nao canso de dizer que todo dia temos um 7-1 diferente no Brasil inteiro, e não apenas no futebol. É o caso escabroso de termos um presidente sem ser presidente, termos um ex-presidente preso e um ex-presidente que pode ser preso a qualquer momento. Passa pelo calendário que não para em datas FIFA e chega até uma Seleção que simplesmente nao consegue sequer convencer. 

Fosse só isso, já seria o fim. Mas no Brasil sempre podemos esperar o pior, sem importar o quão baixo já tenhamos ido sempre podemos ir mais fundo. Aqui é o Brasil, onde uma pessoa sem qualquer capacidade consegue assumir a Seleção duas vezes!!! Pois eis que hoje fiquei sabendo de algo que é do balacobaco: o Hotel no qual a Seleção ficou hospedada nos arredores de Porto Alegre ( estado natal de Dunga e Gilmar ) é de propriedade de dois assessores de... Dunga!!! 

Existe uma frase da antiguidade ( e eu já a usei aqui para referir-me ao ex-presidente Lula ) que retrata bem o que penso disso: "a mulher de César não basta ser honesta, precisa parecer honesta". E tudo o que esse situação diz sobre a ( péssima ) dupla acima é que eles nao parecem honestos, mesmo que eventualmente sejam. A percepção é de que fizeram isso para favorecer com ( muita ) grana os seus amigos. Pode até não ter sido isso, pode argumentar alguém, mas o que é mais crível? Pois é, poderia ser evitado. 

Abaixo a matéria na integra que está no Site UOL. Eu grifei as partes mais interessantes ( ou absurdas ):


A rota da seleção brasileira do Recife para Assunção incluiu a passagem por uma base bem familiar para a comissão técnica. O Hotel Vila Ventura, em que a seleção brasileira fez parte da preparação antes de ir para a capital paraguaia, tem como sócio e um dos donos Lucimar Ferreira da Silva, popularmente conhecido como Lúcio, zagueiro do pentacampeonato. Ele fica em Viamão, cidade na Grande Porto Alegre.

Lúcio é o auxiliar pontual para a preparação do time para enfrentar Paraguai e Uruguai, pela rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Ele acompanha a seleção desde o início da preparação para estas duas partidas, que começou na Granja Comary, em Teresópolis, passou pelo jogo em Recife, e fez uma parada em Viamão, cidade na Grande Porto Alegre, antes de ir a Assunção, onde encara os donos da casa na terça-feira.


A inclusão de um período de treinamentos em um terceiro local dentro do trajeto entre duas cidades em que realiza jogos nas rodadas duplas de eliminatórias é uma novidade na logística da seleção. Na primeira vez, jogou em Santiago contra o Chile e depois encarou o Peru, em Fortaleza. Os treinamentos entre os dois jogos foram feitos apenas nas duas cidades. O mesmo ocorreu entre a terceira rodada e a quarta, diante de Argentina, em Buenos Aires, e Peru, em Salvador.

A delegação deixou Recife logo após o empate por 2 a 2 contra o Uruguai, ainda na madrugada, e seguiu direto para Porto Alegre. Apesar da pressa para deixar Pernambuco, o time teve folga no sábado e só treinou no domingo.

Lúcio virou um dos donos do hotel ao lado de seu ex-empresário Sandro Becker, que também tem seu nome registrado no Hotel Vila Ventura como um dos sócios. Sandro Becker é ex-jogador e atuou com o coordenador de seleções, Gilmar Rinaldi, no início da década de 1990, no Flamengo.

Essa não é a primeira vez que a seleção brasileira ficou no mesmo hotel. Na preparação para a Copa América de 2015, a equipe também fez uma breve parada antes de disputar o amistoso contra Honduras e embarcar para o Chile na sequência, para a disputa da competição. Antes disso, quando técnico do Internacional, Dunga também optou pelo mesmo local para fazer uma pré-temporada para sua equipe.

O Hotel Vila Ventura foi sede da seleção do Equador durante a preparação da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Para se adequar às exigências da Fifa, o local passou por uma profunda reforma.

Via assessoria de imprensa da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Lúcio admitiu que entrou no negócio do hotel, mas afirmou que não tem decisão na parte administrativa do hotel. Afirmou, ainda, que entrou como acionista para ajudar financeiramente com a reforma necessária para a Copa.

A entidade que cuida do futebol brasileiro ainda afirmou que firmou um contrato com o Hotel Vila Bentura, mas não revelou o valor que pagou para a estadia.

Gilmar Rinaldi admitiu que jogou ao lado de Sandro Becker e disse que o envolvimento de Becker no hotel é algo antigo. Ele ainda declarou que optou por colocar a seleção brasileira no local por falta de estrutura de treinos em Assunção, no Paraguai, e disse que, por logística, seria mais viável ficar em Viamão do que voltar a Teresópolis, principal sede de treinamentos do time e local utilizado antes do jogo contra o Uruguai.

Rinaldi também afirmou que estranha a divulgação de notícias neste momento e crê que esteja "incomodando muita gente por mudar antigos procedimentos da CBF". Complementou afirmando que a escolha de Lúcio para ser auxiliar pontual foi de sua responsabilidade e não tem relação com o fato de o ex-jogador ser sócio do local. "Escolhemos o hotel em janeiro. O Lúcio foi escolhido como auxiliar faz uma semana".

Já Dunga afirmou que a parte logística não é sua responsabilidade. "Essa não é muito a minha área, é do Gilmar, é técnico. O que eu observo é que tem de ter o campo de treinamento bom, junto com a sala de musculação, as melhores condições. Essa estrutura foi usada pela Fifa em Copa do Mundo, já estive com o Internacional treinando. Temos uma equipe de pessoas que vai observar os hotéis, os campos de treinamento, e depois só me passam a questão técnica, que eu analiso. E a parte burocrática é com o Gilmar", disse o treinador.

domingo, março 27

Salgueiro vence na Ilha do Retiro e é líder, além de garantir vantagem nas Semi-Finais

Salgueiro acaba de fazer história: venceu o Sport na Ilha
Vencer o Náutico fora de casa é algo rotineiro pro Carcará. Derrubar o Santa Cruz já está perto de virar também. Mas derrotar o Sport era um tabu... era, não é mais. Com um gol de Toty no segundo tempo o nosso Carcará agora tem um feito raro entre os times do interior: derrotou todos os 3 dentro de suas casas.

De quebra ainda retomou - momentaneamente - a liderança do Estadual e garantiu-se ( ao menos ) entre os dois primeiros do Hexagonal que dá direito a decidir em casa a vaga para a final. E se bater o Náutico no domingo que vem dentro do Salgueirão iremos é ter a vantagem até numa final do campeonato.

É o Carcará em busca de quebrar, de vez, o trio de ferro da capital. Que desde 1944 é quem dá as cartas em Pernambuco. Talvez isso esteja bem perto de virar coisa do passado...

Salgueiro entra hoje na Ilha do Retiro de olho na liderança

Na abertura deu Carcará. E hoje, quem levará a melhor?
Em uma partida que vale mais do que simples 3 pontos, o Sport ( segundo com 16 pontos ) recebe o Salgueiro ( segundo com 17 ) duelam em busca da liderança ou - ao menos - o segundo lugar do Hexagonal do Título ( que como todos sabem, não decide o campeonato ). O Carcará tentará ao menos empatar para decidir tudo no domingo que vem contra o Naútico no Salgueirao. Se conseguir empatar e derrubar o Timbu o time ficaria em primeiro e ganharia o direito de decidir em casa até a final. Uma vantagem nada desprezível. 

Enquanto isso o calvário do Santa Cruz permaneceu ao empatar por 0x0 com o América ( quinto colocado com 7 pontos ) e pode - mesmo que a chance seja bem pequena, ser eliminado do Hexagonal. Tudo porque tem o clássico contra o Sport ( no Arruda ) e o Periquito encara p já eliminado Central ( em Caruaru ). A depender dos placares, o Santinha pode ficar de fora. Que fase...

sábado, março 26

Brasil 2x2 Uruguai: um jogo para esquecer...

Resumo da partida...
O gol de Douglas Costa com menos de um minuto parecia ser a senha de que teríamos uma goleada. Parecia apenas. Nem mesmo o segundo gol, belíssimo, de Renato Augusto foi o suficiente para que o Brasil deslanchasse na partida. Numa falha clamorosa de todo o setor defensivo, Cavani descontou e foi para cima ainda no primeiro tempo.

No começo do segundo tempo, Suares mostrou porque é um dos maiores atacantes do mundo hoje, senão o melhor. E claro que contar com um cone para tentar marcá-lo ( David Luiz ) fica tudo mais fácil. E o resultado só não foi pior porque o goleiro Allysson que salvou duas vezes ( talvez até 3 ) poderíamos lamentar uma derrota. 

O time segue o padrão de um time que tem como treinador uma pessoa que não é treinador. Que segue escolhendo mal seus jogadores, pois deixa um Thiago Silva em detrimento de David Luiz, que ignora o que existe de moderno hoje em dia ao insistir em atuar com 2 volantes que só sabem destruir. E o mundo inteiro vai atuando com volantes técnicos que sabem sair pro jogo.

Enfim, estamos com isso ai. Que na terça o Paraguai ganhe ( sem Neymar que levou o segundo amarelo e não joga ). Enfim, com Dunga será isso ai. E eu digo desde 2006: não é o que o Brasil precisa.
  • Allyson, 7. Sem culpa nos gols e ainda salvou a virada dos uruguaios em duas ou três oportunidades.
  • Daniel Alves, 4. Nada fez de bom na partida.
  • David Luiz, -1. Como esse porcaria ainda pode ser titular da Seleção?
  • Miranda, 4. Foi bem no primeiro tempo, mas caiu no segundo tendo que se virar para salvar os erros do companheiro de zaga;
  • Filipi Luiz, 3. Volta Marcelo, volta.
  • Luiz Gustavo, 4. Só sabe marcar e nem isso fez direito hoje
  • Fernandinho, 5. Tentou jogar, coisa que não sabe. Seria muito melhor um meia recuado tentando fazer o mesmo papel;
  • Felipe Coutinho, 4. Em uma equipe sem qualquer padrão de jogo, nada pode fazer;
  • Renato Augusto, 5. Começou bem, fez um gol de rara beleza, mas sumiu com o time no segundo tempo;
  • William, 5. Pode jogar mais que isso, mas o resto do time não ajuda. Assim como o esquema;
  • Douglas Costa, 4. Fez o gol. E só;
  • Lucas Lima, 4. O mesmo de Coutinho. Ainda sofreu falta que quase saía o terceiro do Brasil;
  • Neymar, 4. Pouco produtivo, fominha e perdido num esquema claramente mal montado por um Dunga que é tudo, menos técnico;
  • Ricardo Oliveira, sem nota. Nem pegou na bola e por isso fica sem nota.

sexta-feira, março 25

Cinco Brasil x Uruguai históricos fora a final de 1950

Clodoaldo completa passe genial de Tostão, em lance vital para a conquista do Tri no México
Na mini-Copa de 1981, os donos da case venceram por 2x1 o time que encantaria o mundo na Espanha.
39 anos depois, no mesmo dia e no mesmo Maracanã, Romário vigou os heróis de 50.
Romário volta a seleção para classificá-la para a Copa que ele venceria quase sozinho nos EUA um ano depois.
Enzo Francescoli, cracaço de bola, ergue a Copa América de 95 diante do seu povo. Cena histórica. 
Pode parecer estranho dizer isso para os mais jovens, mas até o fim dos anos 80 para mim o grande o rival brasileiro eram os uruguaios, não os argentinos. Cresci ouvindo meu pai falando que o jogo da Copa de 70 nao fora contra os ingleses e a mítica defesa de Gordon Banks ou a final contra os valentes ( mas extenuados ) italianos. Segundo ele ( que tinha 5 anos em 1950 e só soubera o que acontecera quando foi morar no Rio de Janeiro em 1963 ), vencer o Uruguai e sua catimba foi o jogo que valeu a Taça. Tem razão, se querem saber.

O Uruguai nos calou em 50 e era o detentor da maior goleada sofrida pelo Brasil até os... bom todos sabem de que jogo estou falando, é claro. Durante os anos 80 eles ainda conseguiram equilibrar os confrontos mas ao longos dos últimos 30 anos eles passaram a ser fregueses do Brasil, fato que os argentinos - pelo andar da carruagem - jamais serão um dia. 

Acima eu postei imagem de cinco jogos históricos. Tivemos outros que poderiam entrar, como a final da Copa América de 83 em que o Brasil perdeu em casa ou jogos pelas Eliminatórias e Copa América, mas preferi estes, sobre os quais falo mais agora:
  • Copa do Mundo 1970 - Todos os fantasmas de 1950 estiveram em campo. A imprensa brasileira falou nisso todos os dias, a uruguaia então... quando o gordinho Cubillas fez 1x0 em uma falha clamorosa de Felix muitos pensaram que a vaca tinha deitado. Gérson conversou com Clodoaldo e os dois mudaram de posição, para tentar enganar a marcação. E deu certo. Tostão deu um passe milimétrico e Clodoaldo entra na área e empata a partida perto do intervalo. O resto é história...;
  • Mundialito 1981 - O time de Tele Santana começava a ser montado, mas ainda estava imberbe. Do outro lado o Uruguai - que perderia a vaga para o Peru comandado pelo brasileiro Tim - com ótimos valores remanescentes de 70 e com jovens jogadores que nao conseguiriam manter a tradição. 2x1 de virada para ensandecer o torcedor no Estádio Centenário e a última conquista internacional do time Charruá;
  • Copa América 1989 - 40 anos sem vencer a Copa América. A primeira competiçao oficial de seleções no Maracanã desde 1950. O time do Uruguai na final. Em uma tarde iluminada, Romário enterrou de vez todos os fantasmas de 50;
  • Eliminatórias da Copa 1994 ( em 1993 ) - 4 anos depois, Romário foi o dono da festa outra vez. Voltando após ter sido esnobado por Carlos Alberto Parreira e Zagallo, ele foi convocado para classificar o Brasil, que ficaria de fora caso perdesse. 2 gols e um atuação de gala depois, ele virou o "cara";
  • Copa América 1995 - O Uruguai deu o troco de 89, ao vencer em casa, após empate de 1x1 e bater o Brasil nos pênaltis. Foi também o Canto do Cisne de uma lenda do time Charruá: Enzo Francescoli.

quinta-feira, março 24

Copa do Nordeste: Salgueiro terá a chance de se vingar do Campinense

E assim ficou a Chave da Copa do Nordeste até a final...

Ainda a pouco foram definidos os confrontos da Copa do Nordeste e ao contrário do mais provável, eis que não teremos nenhum confronto estadual ( temos do Técnico Falcão, do Sport ), mas um jogo da primeira fase será repetido: justamente o do nosso Carcará contra o Campinense. Abaixo uma leve análise de cada confronto:
  • Bahia x Fortaleza, o duelo tricolor: O Bahia tem a melhor campanha mas o rival cearense tem qualidade. Claro que chegará para a primeira partida, no Castelão, com problemas pois terá 2 jogadores ausentes por cartões. Alem disso, o Tricolor do Pici sofreu para conseguir a classificação enquanto que o Tricolor de Aço atropelou todos os rivais. Vantagem clara o time baiano. Daí a se classificar, é outro papo;
  • Ceará x Santa Cruz, o duelo desequilibrado: O Vozão está tendo uma ótima temporada até aqui, mas o Santa Cruz... o time demitiu a pouco o técnico Marcelo Martelloti e o elenco é frágil. Em tese, o Ceará é bem favorito aqui, mas a torcida no Arruda pode fazer a diferença pro Tricolor;
  • Sport x CRB, o duelo de Davi contra Golias: Nem dá para comparar o nível de investimento dos dois times, e os dois lados sabem disso. Mas será que como na história bíblica o pequenino derrotará o gigante? Em tempo: será um vexame se o time leonino não passar aqui;
  • Campinense x Salgueiro, o duelo do troco? Perder as duas partidas da fase de grupo quase que custava a eliminação do Carcará, mas o time venceu duas vezes o ABC e conseguiu repor os pontos. Agora é a hora de devolver, com juros, as recentes derrotas para o time paraibano, certo? Do lado da vermelho e preto eles querem repetir a campanha de 2013, quando venceram a Copa do Nordeste, quebrando o domínio de Pernambuco, Bahia e Ceará na competiçao. Tudo depende do confronto de ida e da presença dos torcedores no Salgueirão. Precisamos de pelo menos 8 mil para fazer pressão no time de Campina Grande. A torcida aceita o desafio?
Alea Jacta Est. Quem vai vencer a Lampions League?

Johan Cruyff ( 1947 - 2016 )

Vai deixar saudades...
Eu admirava Johan Cruyff. Ele é o maior jogador da história da Holanda que, antes dele e sua mítica geração, eram meros figurantes no mundo da bola, tanto que só tinham uma participação em Copas. Ele com sua elegância e inteligencia moldou toda uma geração de fãs do esporte. Meu velho pai me fez gostar da Holanda antes mesmo de entender direito sobre o esporte. E também ter uma profunda antipatia pelo velho Lobo Zagallo.

Anos depois eu tive acesso aos vídeos e relatos daquele time que atacava e defendia em bloco, o famoso futebol total comandado pelo não menos mítico Rinus Michels. Aquele time tinha diversos nomes de extrema qualidade, mas o de Cruyff destoava. Os seus gols naquela Copa mostram como era grande o seu repertório: a classe refinada no corte seco em cima do goleiro argentino ao oportunismo na área para selar a desclassificação brasileira. Craque do Ajax tricampeão europeu do começo dos anos 70, foi para o Barcelona onde é até hoje considerado um dos melhores de todos os tempos.

Morreu hoje, de câncer, na sua querida Barcelona, cujo time ele comandou na primeira conquista de uma orelhuda, em 1992. Vai fazer falta, pois sempre foi um homem de personalidade forte e decidido. Por isso fez diversos desafetos, mas cativou grandes amizades. E o respeito de pessoas que nunca puderam vê-lo jogar. Como este humilde escriba...

Salgueiro goleia e se classifica na Copa do Nordeste

Salgueirão viu a classificação do Carcará...
Em uma partida que começou com cara de fácil ( marcando gol logo no comecinho da partida ), o Salgueiro sofreu um pouco mais do que deveria, mas mesmo assim cumpriu seu objetivo e bateu o Imperatriz por 4x1 e conseguiu a classificação para a próxima fase da Copa do Nordeste.

Depois de abrir o placar logo no começo com Berg, o Salgueiro ficou meio perdido em campo abusando dos cruzamentos e passes longos. Assim que colocou a bola no chão, Cássio Ortega marcou o segundo. Parecia a chave para uma goleada histórica mas... este time tem sérios problemas para marcar vários gols e num lance estranho o atacante do Imperatriz saiu na cara do gol e Mondragon fez o pênalti. Curiosamente - e bom para nós - o árbitro deu apenas amarelo. A cobrança foi bem feita e o que parecia certo, ficou perigoso.

No segundo tempo Rodolfo, um dos melhores em campo, tratou de colocar o Salgueiro na próxima fase ao cortar o zagueiro e mandar uma bomba no angulo do goleiro maranhense. Jogando mais tranquilo - e classificado - o time ainda marcou o quatro com Anderson Lessa. Além destes o time abusou de perder gols o que poderia ter sido um placar ainda mais elástico.

O Salgueiro agora aguarda o sorteio nesta quinta na CBF que definirá o nosso adversário na próxima fase, que com certeza sairá de Bahia. Ceará, Sport e o Campinense.

quarta-feira, março 23

E a Republica agora está de pernas por ar. Ou já estava antes?

Será, agora, o fundo do poço da Republica Federativa do Brasil?
Eu já tinha cantado a bola antes, citando que o fato dos políticos processados e presos pelo Mensalão terem ficado com penas bem leves e os operadores ( Marcos Valério e sócios, além das pessoas ligadas ao BMG e ao Banco Rural ) ainda estarem presos iria servir de mote para que os envolvidos no Petrolao abrissem a boca. Pois bem, na segunda a Construtora Odebrecht definiu que seu Presidente e os Diretores presos passariam a colaborar ativamente com as investigações da Operação Lava Jato. E isso deveu-se, claramente, ao medo de que só eles ficassem com penas grandes enquanto que políticos e os outros empresários que já assinaram acordos com a Justiça logo saíssem da cadeia, se é que chegassem a passar por lá.

Caiu como uma bomba hoje a divulgação de uma lista com mais de 200 nomes ( para todos os gostos partidários ), que a Polícia Federal teve acesso entre os documentos apreendidos na 23ª Fase da Operação Lava Jato. Os nomes vao desde Deputados do PC do B, passando por Aécio Neves ( candidato Neves na planilha ), indo até o Senador Humberto Costa e, claro, a campanha da Presidente Dilma.

Agora, ao que parece, estamos diante de um abalo sísmico na Republica, o que deveria ser o fundo do poço, mas as últimas semanas nao me permite pensar assim, pois sempre que algo terrível acontece, logo depois vem algo pior ainda. E sabe-se lá o que vai aparecer nessas Delações do pessoal da Odebrecht?

Resta-nos aguardar e ver o que poderá acontecer. 

terça-feira, março 22

Um lado da visita de Barack Obama à Cuba que voce, possivelmente, não leu em lugar algum

Raul e Barack, um está sendo engolido pelo outro...
Tenho uma visão bem particular da visita de Barack Obama à Cuba: é o começo da destruição da Ditadura Castrista, que perdura desde 1959. Alguns tontos de esquerda acham que é o EUA quem estão se curvando ao Regime Socialista implantado na Ilha desde 1961 ( poucos sabem que nos 2 primeiros anos o sistema cubano era capitalista pleno ). E é aqui que eu os levo para o que quer dizer o teor do título deste post.

De um modo geral os cubanos não tem acesso a informação. Os amantes de Cuba dos irmãos Castros dirão que existe imprensa livre na Ilha, mas isso não se sustenta e basta um dado: a internet é controlada pelo Governo. Só isso derruba pro terra que Cuba seja, como eu fui obrigado a ouvir de um colega na Faculdade ( ele filiado ao PC do B ) de que Cuba era, pasmem, uma Democracia, porque a cada 2 anos Fidel ( a época ainda Presidente ) era re-eleito Presidente em Eleições livres. Como se eleições, sozinhas, determinassem se um Regime é Democrático ou não. Além do mais, nunca é demais lembrar, um tal de Adolf Hitler foi eleito Chanceler na Alemanha. Adiante...

Voltando a questão da informação: durante esta visita de Obama a imensa maioria dos cubanos viram o seu presidente responder a perguntas. Quando muito eles viam um discurso do mandatário, sem nunca vê-lo ser questionado. Os cubanos comuns que foram entrevistados ficaram extremamente surpresos por saberem disso. Além disso viram Obama citando diversas vezes as palavras Democracia. E isso sendo transmitido para todo o país, sem cortes. E com Obama ainda falando em espanhol. Parece-me bem claro que o Regime Castrista sai perdendo, e muito, com esta visita.

Barack Obama não é o melhor Presidente dos EUA mas é um dos mais esperto. Ele percebeu uma chance de passar para a História com o homem que - sem disparar uma bala sequer - destruiu a mais antiga Ditadura das Américas e uma das mais antigas do mundo ( só Coreia do Norte e a China perduram a mais tempo ). A esquerda, claro, adora todas elas e estão vociferando que os EUA cederam aos Castros, como disse no começo do texto, mas é justamente o contrário. O povo de Cuba saiu ganhando com essa visita e os possíveis desdobramentos dela. Que os Castros, quando e se perceberem o que está de verdade acontecendo, não voltem atrás. Se voltarem apenas irão retardar, um pouco apenas, o inevitável fim, que com uma habilidade incrível Barack Obama começou. Um verdadeiro gol de placa. 

Esta é uma leitura que você não lera em qualquer local, ainda mais em sites de esquerda.

Estado Islâmico assume autoria do covarde atentado em Bruxelas

A dor não conhece barreiras e nem idiomas, é coisa da alma
Terrorismo. Algo que eu deploro com todas as minhas forças. Normalmente os integrantes de Grupos Terroristas acreditam que a sua luta é digna e que tudo é válido para conseguir o objetivo maior do grupo. É o famoso "o fim justificam os meios". Nada pode ser mais abjeto ou odioso. Para quem pensa(??) assim, quanto mais mortes acontecerem em seus atos, melhor. 

Hoje Bruxelas, capital da Bélgica, foi atingida por dois ataques terroristas: o Aeroporto Internacional e a estação do metro de Maelbeek, que fica muito próxima de prédios da União Europeia. Até o momento em que escrevo morreram 34 pessoas e mais do que o dobro de feridos. O Estado Islâmico reinvindicou para si a autoria dos atentados. O mais cruel é imaginar que um bando de animais está neste momento comemorando o feito. E mais nojento ainda é saber que partidos políticos mundo a fora ainda apareçam para defende-los, até no Brasil.

Que o mundo, um dia, possa ficar livre desses grupos, que com certeza não representam o pensamento da imensa maioria dos islamitas, cuja religião prega a paz e a tolerância. Enquanto isso, enfrentar de frente este grupos é o que poderá faze-los retroceder. Por hora solidarizo-me com os belgas e a sua dor. Que desconhece barreiras e nem idiomas, sendo coisa da alma humana.

segunda-feira, março 21

Porque parou?

Possivelmente poucos leitores tenham ficado sabendo, mas perdi uma Tia ( irma de meu pai José Vieira ) na sexta-feira. Por causa disso o Blog ficou parado nestes dias, mas seguirei trazendo cobertura dos fatos nacionais, estaduais e locais durante o dia de hoje ( por acaso também o do meu aniversário ).

Escrever, bem, necessita de que a cabeça esteja centrada e com o baque sofremos na sexta ficou impossível concatenar as ideias. E fazer textos apenas por fazer não é a minha praia e nem vocês, razão maior do Blog existir, aceitariam.

sexta-feira, março 18

Carcará perde para a Ferroviária por 1x0 na estreia da Copa do Brasil

Mondragon teve muito trabalho, mas terminou vazado...
O Carcará bem que tentou, teve até boas chances mas perdeu ontem a noite em Araraquara diante da Ferroviária. por 1x0 na sua estreia na Copa do Brasil. A derrota, sem marcar gols, é um resultado ruim duplamente, uma vez que qualquer gol que marque na volta deixará a Locomotiva numa confortável situação. 

O gol foi marcado aos 34 minutos do segundo tempo, quando o time paulista era claramente melhor e o Salgueiro não agredia como era de se esperar: João Paulo fez uma grande jogada, deixando Daniel no chão, e cruzou com precisão para que Tiago Marques - que acabara de entrar em campo - decretasse o resultado da partida. Sem forças para conseguir o empate o Carcará ficou apenas cruzando algumas poucas bolas na área.

Na volta o time precisará, ao menos, devolver o placar para ter a decisão nos pênaltis. Tomando um gol, terá que fazer 3. O time encara no domingo o Central em Caruaru em busca de 3 pontos e assim encaminhar a classificação em primeiro ou segundo no Hexagonal do Pernambucano.

Jogos muito interessantes nas Quartas de Final da Champions League


A Liga dos Campeões da Europa é, com certeza, a maior ( em importância ) competiçao de clubes do Mundo. Como disse um torcedor durante a transmissão do Esporte Interativo é uma Copa do Mundo todo ano. É bem por ai mesmo...

Hoje de manha foi feito o sorteio das quartas de final e poderíamos ter verdadeiros clássicos mundiais nesta fase, mas acabamos tendo quatro jogos interessantes, com um clássico nacional, um que opõem grandes camisas na história da competiçao e dois confrontos surpreendentes. Um resumo do que penso de cada um deles ( lembrando que o time a direita na imagem acima joga a segunda partida em casa ):

  • Wolfsburg x Real Madrid - Em tese o Real é muito favorito aqui. O time dos Lobos da Alemanha podem até conseguir dificultar na partida de ida, mas convenhamos, alguém ai acredita que os merengues percam a vaga para a Semi?
  • Bayern x Benfica - Situação muito parecida com a do confronto anterior, mas com um detalhe importante: o Benfica tem camisa com história na Europa. Mas me parece pouco diante do poderio dos bávaros. Por jogar a segunda fora e por ter sofrido muito mais do que imaginava contra a Juventus, é bom o time de Pep Guardiola colocar as barbas de molho;
  • Barcelona x Atlético - Quando os colchoneros decidiram a Champions em 2014 contra o rival Real, o Atlético eliminou o Barcelona nesta mesma fase. Isso contudo não é garantia de repetir o feito, é claro. Até porque este time do Barcelona está num momento muito melhor do que 2 anos atrás. Mas nunca é bom desdenhar de um time de Simeone;
  • Paris Saint-Germain x Manchester City - O mais equilibrado confronto desta fase. Por mais que tenha um Ibrahimovic em estado de graça, o PSG terá do outro lado Yayá Toure e cia, que merecem muito respeito. Marcelo Pellegrino adoraria deixar o time com a conquista da orelhuda, bem como o PSG entende que tem sua melhor chance da história. Só um vai passar e eu nem arrisco quem seja...
Serão jogaços, com emoção e muito drama. Algo que tem faltado em todos os jogos no Brasil desde... bom, desde que nossas estrelas passaram a jogar por lá e não por aqui.

quinta-feira, março 17

Apesar de toda a repercussão contra, Lula agora é Ministro. Mas ele já foi suspenso

Essa é de 01/01/2011, quando ele passou o Governo a ela...
E hoje, quando ela devolveu - num Golpe - o Governo a Lula. Notem a cara de abatimento de Lula
Os atos acontecem em uma velocidade tao grande que mal consigo postar no Blog. Comecei o dia pensando em falar ainda mais sobre os grampos em que Lula desanca toda a Nação Brasileira, mas... eis que ele realmente tomou posse hoje no Palácio do Planalto, em uma Cerimonia sem sal e sem o padrão Lula. Para começar ele nem falou e demonstrou durante toda a cerimonia um cruel e evidente abatimento. É um homem ferido e que sabe bem que não terá salvação, talvez nem mesmo nas Urnas, caso consiga chegar elegível em 2018.

Inicialmente, como disse Rui Falcão presidente do PT, a posse seria somente na próxima terça-feira. Dilma - a única a discursar hoje - afirmou que Falcão precipitara-se e que a posse realmente seria hoje. E essa informação não se sustenta porque Jacques Wagner foi para Salvador ontem a noite, mas porque faria isso se teria que estar em Brasília às 11:00? Sem sentido, é claro.

Além disso, ainda sobre os grampos de ontem, porque Dilma mandaria para Lula um documento sem a assinatura dela? E ainda afirmaria que era para ser usado caso necessário? E outra: como assim Lula poderia não estar na sua própria posse? E por outra: como assim uma Presidente manda um documento para um futuro Ministro antes da posse? Muitas interrogações, é claro.

Dilma, claro, atacou a Justiça - sem citar o nome do Juiz Sérgio Moro - e falou um monte de abobrinhas, como tentar jogar no colo da oposição a crise política e econômica e que não saímos delas por causa da oposição. Uma claque do PT foi permitida entrar para poder causar um clima de participação popular. Um deputado do Solidariedade gritou vergonha e foi retirado de forma bem rude do evento.

Logo depois de encerrada a Cerimonia, veio mais uma bomba: um Juiz Federal determinou a suspensão da posse de Lula por conter indícios de crimes de responsabilidade na nomeação. Claro que é apenas uma Liminar e que cabe recurso, que o Governo certamente está preparando neste exato momento, mas é mais um dissabor para Dilma, Lula e o PT. Além de ser um tremendo problema quando um Governo tem a segunda posse de Ministro suspensa em menos de 15 dias.  E quando uma Presidente nem consegue nomear Ministros é porque a coisa está pior do que poderia supormos.

Lula ignorou totalmente as vozes das ruas. Lula não está nem ai para as Leis. Lula não quer nem saber do Brasil. Lula quer apenas, e tao somente, salvar sua pele. Se vai conseguir ou não é muito complicado prever, mas que a sua imagem derrete como uma barra de gelo no sol de Copacabana, eu posso garantir. Se vai restar algo no fim, não.

Charge do Dia: Teve Golpe sim. mas foi do Lula

Imagem auto explicativa...

Grampo demonstra como Dilma trabalhou para obstruir a justiça em favorecimento de Lula

Lula detonou do Supremo até a Polícia Federal. Onde estava o líder e estadista que muitos acham que ele é?
Dilma: onde estará a coração valente? Terá morrido com a prisão de João Santana?
Devo admitir ( como fiz no meu perfil no Facebook ): estou  perplexo. Até mesmo para mim que sou um dos maiores críticos do PT, não apenas em Salgueiro, o que veio a tona agora é de uma gravidade impar. Esqueçam o atentado mequetrefe na Rua Toneleiros, esqueçam caso Sivam e tantos outros. Esqueçam até mesmo o Mensalão e, pasmem, até o Petrolao. O conteúdo do grampo que pegou Lula desancando o Brasil inteiro ( sim, ele atacou o Brasil por completo ) é o que de pior já aconteceu neste país. Ou como sempre gosta de gabar-se o próprio Lula: "nunca antes na história destepaiz". 

No vazamento dos grampos, feitos no Telefone do Lula que não tinha foro privilegiado até hoje, fica claro como deu-se as conversas entre o ex-presidente com Dilma e outros interlocutores. Lula, o áudio deixa isso bem claro, não tem qualquer respeito pela Democracia. Ele é quem diz isso, não eu. Embora eu saiba disso a muito tempo. Dilma, Presidente e Comandante em Chefe das Forças Armadas, fica - como se não fosse nada demais - ouvindo o ex-presidente ataca o Supremo Tribunal Federal, o Superior Tribunal de Justiça, o Congresso ( vá lá que ele tenha até razão aqui ) e os presidentes da Câmara e do Senado, a Polícia Federal, a Justiça Federal... pela segunda vez ficamos sabendo que ela aceita numa boa que usem o termo "enfiem ou tome no cX". Ela, por tudo o que deveria representar, jamais poderia aceitar que qualquer pessoa que fosse falasse nestes termos com ela. Mas é o Lula né? Que nada, ele não pode falar assim com ninguém, quanto mais com a Presidente da República, seja ela ou não sua criatura, seja ela ou não do seu partido, seja ela ou não sua amiga. É algo que não condiz, enfim, com um ex-Presidente.

Em outro áudio ( grampeado hoje ) ela ainda avisa a Lula que está mandando o "Bessias" levar um documento para Lula: apenas o Termo de Posse. E que ele seria usado apenas se necessário. Na nota do Palácio do Planalto diz que esse cuidado deveu-se ao fato de que não ficara certo se Lula participaria da ´posse coletiva nesta quinta. Ai eu pergunto: porque raios Lula iria faltar a própria posse? E insisto: porque precisaria Dilma ligar para avisar isso? E termino: porque fazer uma edição extra do Diário Oficial só para constar o nome de Lula como Ministro hoje? Do que ficou sabendo Dilma para ficar tao ágil ( ela que é uma presidente lerda por natureza? ) no dia hoje?

Dilma precisa de apoio desesperadamente para tentar manter seu Governo e mantém conversas, sem retrucar, onde o ex-Presidente Lula - que agora é Ministro Chefe da Casa Civil convém lembrar - achincalha todo o Poder Legislativo. Como é que o Governo Dilma vai pedir para os deputados votarem em favor de Dilma? Acho complicado... Além disso, resta claro que tudo foi feito para que Lula fugisse da investigação da Lava Jato, deixando o STF como uma tábua de salvação. Se a ideia era proteção para Lula, agora ele jogou a Corte contra si e a Presidente. Enfim, o efeito positivo que Dilma esperava ter com a nomeação de Lula nunca existiu. E a culpa é total dela, do Lula e do PT. E de ninguém mais.

O sentimento que resta é de que Dilma só tem uma saída digna a partir de agora: a renúncia. E Lula, para mim, não tem mais salvação. Ao menos não deveria ter, mas a verdade é que ele ficou muito menor do que um dia acho que era. A prova está que populares tinham marcado um protesto contra a sua nomeação e o acabou virando o primeiro ato pedindo a Renuncia. Na Avenida Paulista milhares de pessoas ocuparam uma parte considerável do Centro Comercial de São Paulo. Até mesmo no Independência houve um sonoro protesto durante Atlético x Colo-Colo pela Libertadores.

Como eu disse no Face: todo dia é um 7x1 diferente. E cada dia que passa temos mais um dia Histórico. Agora nem irei mais falar de dias, agora é mesmo o mês inteiro de Março. Menos para o PT...

quarta-feira, março 16

Lula Ministro..


Lula Ministro é aquele tapa na cara da brava sociedade brasileira, aquela que trabalha e luta diuturnamente ( Dilma, a Anta, diria que também noturnamente ).
Lula Ministro derruba a última máscara que este farsante ainda tinha: a do homem que respeita as instituições democráticas.
Lula Ministro é a prova cabal da sua falta de caráter e de que o PT é sim uma Facção Criminosa.
Lula Ministro destitui a presidente eleita, que como quer o PT deveria governar até o fim do seu mandato, apesar dos diversos crimes cometidos contra uma inúmera quantidade de Leis. Assim sendo ele é quem dá, hoje, um Golpe.
Lula Ministro é o fim de um ciclo e quem sabe o início de outro.
Lula Ministro é, porque não, o alvorecer de um novo tempo para o Brasil, sem ele e sem o PT.
Lula Ministro. Quem diria que ele mesmo, 28 anos depois, iria comprovar a fala dele que pobre vai pra cadeia e rico vira Ministro.
Eu, Flávio Vieira, me orgulho cada dia mais de jamais ter dado - sequer - o benefício da dúvida para este CANALHA, que como disse o Doutor Marco Antônio Villa não merece nem a mãe que teve... que segundo ele ( Lula ) nasceu analfabeta...

terça-feira, março 15

Empresário Clebel Cordeiro lança sua pré-candidatura ao lado do Vice-Governador Raul Henry e lideranças

Ednaldo Barros (Vereador-PTB), Almir Ferreira (Vereador-PMDB), George Arraes (PPS), Antonio Pires(ex-Vereador PRÓS), Francisco Sampaio (DEM), Clebel Cordeiro (pré-candidato), Raul Henry (Vice-Governador), Eudes Caldas (ex-prefeito de Cabrobó) e Zé Raimundo (Vereador de Serra Talhada )
Alea Jacta Est. 

Agora as oposições de Salgueiro possuem um nome para a campanha das eleições municipais: o empresário Clebel Cordeiro. Hoje ele lançou sua pré-candidatura à Prefeito no Auditório do CDL, com presença de diversas lideranças locais, regionais e do Vice-Governador Raul Henry, que é também o Presidente Estadual do PMDB, legenda pela qual ele tentará vencer o pleito. 

Clebel foi escolhido após pesquisas feitas pelo grupo oposicionista apontarem ele com o mais viável dos três nomes testados ( além dele Dr. Chico e George Arraes ). Por enquanto a vaga de Vice fica com Dr. Chico, que esteve presente nas últimas 4 eleições, sendo as três primeiras delas como Candidato a Prefeito e em 2012 foi vice na Chapa encabeçada por Alvinho Patriota.

O Governador Raul Henry abonou a ficha de filiação de Clebel, bem como de outros filiados que ingressaram hoje no partido. Em sua fala, Henry destacou a gravidade da situação nacional e seus reflexos para Pernambuco e Salgueiro.  Diversos oradores usaram a tribuna do Auditório, sempre lembrando a forte ligação de Clebel com a cidade, seu empreendedorismo e sua vontade de levar Salgueiro para um novo patamar. Quando fez uso da palavra, Clebel fez um discurso emocionado, ficando diversas vezes com a voz embargada. 

Agora é ir às ruas e buscar mais apoios. O primeiro passo foi dado, com a oposição unida. E para o amigo que não entende nada de Latim, a frase que iniciou este post diz, em bom português: a sorte está lançada.

domingo, março 13

Salgueiro esmaga a Cobra Coral e segue líder do Hexagonal

Fora o baile...
O Santa Cruz queria se recuperar no Campeonato... mas nao conseguiu e tomou um baile no Cornélio de Barros. O placar de 3x0 não traduz o massacre que foi o domínio do Salgueiro no duelo de hoje. Com 16 pontos o Carcará permanece na liderança e conseguiu a classificação para as semi finais com 3 rodadas de antecipação. De quebra ainda fica em ótima situação para conseguir terminar em primeiro ou segundo, o que nos permitiria decidir pela primeira vez dentro do Salgueirão.

Trocando em miúdos: o Carcará pegou, matou e comeu. E ainda palitou os dentes...

E agora Dilma, o que fazer com essa multidão que foi às ruas pedir sua saída?

Quantas pessoas estão nesta foto?
Dilma Rousseff deve estar, neste momento em que eu escrevo, sem saber o que fazer. Algo que, aliás, ela nunca soube. Com o país na maior recessão de sua história, inflação alta, queda vertiginosa na indústria, comércio e serviços... nem nomear Ministro da Justiça ela consegue mais. Eu não queria ser Dilma neste momento...

E o amigo que for petista não me venha dizer que ela sabe o que fazer, porque se soubesse jamais teríamos chegado até aqui, certo? Além disso, ela não tem uma resposta a dar para esta multidão que foi às ruas. E um Governo sem respostas a dar não é mais Governo...

Segundo os primeiros dados mais de 3,5 milhões de pessoas foram às ruas em todo o Brasil. Só na Paulista teriam sido quase 1,5 milhões ( orgulho danado de minha terra natal!!! ), superando os 2 milhões em todo o estado de São Paulo. Mas, talvez, o fato mais preocupante tenha sido que todas as capitais do Nordeste tenha tido números muito acentuados em comparação as anteriores. Significa que nem no seu reduto o PT tem mais o apoio de antes.

O Brasil quer uma mudança que, com certeza, Dilma e o PT não podem dar. Como disse mais cedo, essa presença maciça nas ruas aumenta o clamor pelo Impeachment. Se Dilma vai cair ou não eu não sei, mas posso garantir que se ela já fazia, desde o começo, um Governo terrível ele só irá piorar.

Alguns petistas ainda lembrarão que Aécio Neves e Geraldo Alckmin foram hostilizados na Paulista, mas isso não ajuda em nada o Governo e nem o PT. A realidade é uma só: o Governo Dilma vai ficar mais paralisado que já estava e vai perder o pouco apoio que tinha. E isso é terrível porque, se ficar no poder, Dilma vai fazer o Brasil sangrar até 2018, piorando na economia. A saída seria, agora, uma renuncia que com certeza não vai acontecer. 

O dia é histórico e será lembrado para sempre. Os seus desdobramentos serão duros mas não previsíveis. O segundo Governo Dilma, que nem começara, acabou hoje. O PT talvez também nunca se recupere do que aconteceu hoje. Se o Brasil ficar melhor terá valido a pena. 

Hoje é dia de protestar...

Em Maceió apareceu o Jararareco...
Este dia 13, número curioso ( ou não ), os insatisfeitos com o Governo Dilma e o Partido dos Trabalhadores vão às ruas, para marcar posição contra a Corrupção exposta pela Operação Lava Jato e a pesada crise econômica, cria do PT.

Os organizadores esperam algo um número parecido ( ou maior ) do que um ano atrás, na maior manifestação já feita na história do país. O Governo acompanhará com atenção o movimento nas ruas e fará uma leitura no final do dia.

A expectativa é de que o tamanho do movimento de hoje determine a força que o Processo de Impeachment no Congresso Nacional, bem como se mais partidos deixarão a base aliada.

sábado, março 12

O que o Salgueiro precisa fazer para conseguir classificar-se na Copa do Nordeste?



Com a vitória no meio de semana diante do ABC em Natal, o Salgueiro ainda tem chances para se classificar para a próxima fase da Copa do Nordeste. Mas não depende apenas de si para isso. O nosso Carcará tem 7 pontos e 1 gol de saldo ( e marcou 5 gols até aqui ). Por isso é que eu postei acima a classificação dos outros 4 grupos.

Pelo Grupo E Ceará e Vitória da Conquista jogam no Castelão e ambos possuem 10 pontos, mas o Sampaio Correa, terceiro, tem 7 pontos e vai encarar, em casa, o pior time da competiçao que é o River-PI. O Vozão tem 8 gols de saldo e só ficará de fora se perder pro Vitória da Conquista por goleada e o Boliviano fizer uma, provável no Flamengo-PI. Prevejo que deste Grupo sairá um dos 3 segundos colocados. Para ficar na frente do segundo colocado deste Grupo ( e só se tiver um vencedor no Castelão ), o Carcará precisará golear o Imperatriz, coisa de 4 ou mais gols de diferença.

Já no Grupo C temos só uma possibilidade: o Ceará, com 15 pontos vencer por pelo menos 3 gols de diferença Santa Cruz, que tem 10 pontos, 4 gols de saldo e marcou 7 gols até aqui. Isso a menos que o Carcará faça aquela, improvável, goleada.

Olhando para o Grupo B temos outro problema, pois 3 times brigam pela liderança e para ficar em segundo: CRB ( líder com 9 ), América-RN ( vice com 8 ) e o Coruripe ( terceiro com 7 ). A melhor opção seria que as 2 partidas ficasse empatadas ou que só o CRB vencesse. Se CRB - que recebe o eliminado Estanciano ) e América vencerem, o Salgueiro não tem como superar o time do Rio Grande do Norte, que seria o segundo. Em caso de derrota do time potiguar, teremos que olhar o saldo que o Coruripe vai conseguir. Hoje o saldo do time alagoano é -1 ( lembrando que o Carcará tem 1 positivo ). Aqui as chances são boas de superar o segundo colocado.

E chegamos ao grupo D. Se o Sport tivesse empatado quarta-feira, uma vitória deixaria o Salgueiro na frente do segundo deste grupo. Mas como o Fortaleza venceu e foi a sete pontos, teremos que esperar o que vai acontecer em Teresina no confronto do River contra o Tricolor do Pici. Se o Fortaleza não vencer, o Salgueiro fica na frente do segundo deste grupo, desde que vençamos o Imperatriz, é claro. O bom é que o Sport, líder com 8, não tem como ser problema para o Salgueiro, uma vez que empatando ele fica com 9 e pode terminar em segundo. Só a título de curiosidade: se o Sport nao vencer, pode ficar de fora, dependendo do que acontecer no Piauí.

As chances são boas? Sim e não. Se golear tudo ficará mais fácil, como explicado acima. Se fizer apenas o tradicional 1x0, vamos precisar de combinações de alguns resultados para se classificar. O bom é que tem tempo até o dia 23 para o time se preparar para esta decisão.

quinta-feira, março 10

Porque eu acho precipitado o fato do MP-SP ter pedido a prisão preventiva de Lula.

Lula merece ou não ser preso?
Eu, como todos sabem, não tenho o menor apreço a figura de Lula. Jamais me apeteceu a figura do Metalúrgico analfabeto que virou político. E eu disso isso desde 1985, ao menos. Mas, acreditem nisso ou não, acho que o Ministério Público de São Paulo pode ter dado a maior bola fora nesse processo todo. 

Se as provas não forem irrefutáveis, o pedido será obviamente negado. E não por ser Lula e sim por falta de fundamentos. Se as provas forem bem fortes, mas o Juiz entender que Lula não precisa ficar preso, outra vez o MP sairá enfraquecido. Além disso, esse movimento do MP-SP pode enfraquecer a investigação da Lava Jato e criar um problema de jurisdição, que pode levar a um - indireto - favorecimento de Lula e sua defesa.

Em qualquer um dos casos eu entendo que houve precipitação. Estaria com pena de Lula? Nem um pouquinho, tenham certeza. É que eu sou muito apegado a valores republicanos e democráticos. E não se coaduna essa ação com esses dois preceitos. Lula estava querendo fugir do Brasil? Estaria atrapalhando a investigação? Vá lá que tem recebido conselhos para vira Ministro do Governo Dilma para ter direito a foro privilegiado e ser investigado pelo Supremo Tribunal Federal. Mas isso, a meu ver, não poderia jamais justificar um pedido desses. 

Gostem ou não é o que eu penso. Se - e por enquanto existem mais boatos do que veracidade - ele virar Ministro é um direito da Presidente nomear livremente seus auxiliares ( mesmo que ela tenha passado pelo dissabor de ter o STF praticamente demitindo o novo Ministro da Justiça ). E outra: se nomeado Ministro não é o mesmo que fugir do Brasil. 

Eu não aposto 10 centavos na inocência de Lula e, convenhamos, ele não tem explicado nada do que se diz contra ele, fica apenas atacando. Mas esta ação do MP-SP me parece forçado. Ou então, eles descobriram algo bem pesado que ainda não tornaram público. Que a Justiça tome a melhor decisão, sem se importar com a fama do investigado.

O dia em que uma brasileira chocou o mundo do tenis

Após o Show da Final, Maria Esther recebe o trofeu das mãos da Duquesa de Kent, tia da Rainha Elizabeth II
No ano anterior ela já mostrara do que seria capaz ao vencer o Torneio de Duplas
Falar da prática do Tênis nos dias atuais é falar de um grupo de alguns pouco privilegiados, motivo pelo qual temos poucos atletas de destaque no circuito. Se formos falar de mulheres no esporte então, ai é quase covardia. Mas teve um dia em que o mundo ficou à merce de uma brasileira de menos de 20 anos. E que se tornou uma lenda que, infelizmente, é mais reconhecida lá fora do que no seu país.

Maria Esther Bueno. Diga esse nome em qualquer parte da Inglaterra e tenho certeza de que muitos saberão quem é, até mesmo os mais novos. Mas aqui no Brasil eu arrisco que no máximo 2 em cada 100 serão capazes do mesmo. Lamentável, mas ela nem se importa com isso, sabe o que fez e o que representou para o esporte tupiniquim. Ela é detentora de 19 Títulos de Grand Slam do Tênis, os quatro torneios mais importantes: Aberto da Austrália, Roland Garros ( onde nunca venceu em Simples ), Winbledon ( onde ainda é uma das maiores vencedoras do torneio!!! ) e Aberto dos Estados Unidos.

Imaginem o quanto deve ter sido fácil para uma brasileira ir para Europa no fim dos 50... pois é, ela foi e venceu o Aberto da Itália em 57 ( a época o quinto mais importante do Circuito ). Em 1958 ela venceu o torneio de Duplas além de conseguir chegar às quartas da chave de simples. Tanto que Maria Esther foi nomeada como Cabeça de Chave N.º 6 um ano depois.

Uma a uma ela foi derrubando suas rivais. Perdeu apenas 2 sets nas partidas da campanha. Venceu e foi ovacionada pelos presentes, arrebatando a todos com seu estilo único de saque e voleio e jogadas surpreendentes, que deixavam as rivais sem reação. E nem tinha 20 anos ainda... antes de prosseguir, deixo aqui um vídeo daquele dia: 


Como comparação, Gustavo Kuerten é o maior tenista do Brasil entre os homens e venceu com 21 anos em Roland Garros, causando quase o mesmo espanto que essa conquista de Maria Esther, contudo... ele venceu apenas 3 vezes o mesmo Grand Slam. Maria Esther venceu 7 torneios ( 3 vezes Winbledon, 5 vezes nos EUA e uma no Aberto da Austrália ), além de outras 11 vezes em Duplas Femininas e uma vez em Dupla Mista. Para se ter uma ideia. nenhum atleta da América Latina ( homem ou mulher ) tem mais do que ela. 

Essa mulher está desde 1978 no Hall da Fama do Esporte e já foi muitas vezes homenageada pelo mundo. É tratada como lenda, que é, por atletas modernos tipo Roger Federer que pediu para ela lhe mostrar a sua famosa esquerda. E o Suíço, multi campeão, jamais a viu atuar profissionalmente. Aqui no Brasil... bom, pergunte aos atletas da Seleção de Futebol, Basquete, Volei e cia e arrisco que quase nenhum vai saber quem ela foi...

Esse post fica como uma humilde lembrança deste fã de esportes para esta mulher, uma verdadeira Lady, que tanto fez no mundo do Tênis. Que, quem sabe, por este post ela passe a ser mais conhecida por nossa querida Salgueiro e região. Ela, com certeza, merece...

Guga, Maria Esther e Roger Federer: que trio!!!