domingo, dezembro 4

Morre aos 86 anos o Poeta Ferreira Goulart

Ferreira Goulart nos deixou hoje, mas sua obra é eterna...
Morreu hoje no Rio de Janeiro, aos 86 anos, o Poeta Ferreira Goulart. Clicando no link você consegue um relato da vida e obra dele. Neste post irei ater-me a uma frase dele sobre Cuba, que andou tão em voga recentemente. Antes da frase, deixe este texto do Instituto Liberal de São Paulo, com 10 frases marcantes do poeta falecido, o qual recomendo para que se tenha uma ideia da grandeza do pensamento de Goulart, que desde 2012 era imortal da ABL ( Academia Brasileira de Letras ). Vamos a frase:

“Não posso defender um regime sob o qual eu não gostaria de viver. Não posso admirar um país do qual eu não possa sair na hora que quiser. Não dá para defender um regime em que não se possa publicar um livro sem pedir permissão ao governo. Apesar disso, há uma porção de intelectuais brasileiros que defendem Cuba, mas, obviamente, não querem viver lá de jeito nenhum. É difícil para as pessoas reconhecer que estavam erradas, que passaram a vida toda pregando uma coisa que nunca deu certo.”

A frase é para mim perfeita. Em tempo, Goulart foi Comunista quando jovem e durante o Regime Militar, mas percebeu as incoerências do pensamento Marxista. Ele resume nesta frase tudo o que penso sobre a Ilha Caribenha. E que por total proselitismo barato é esquecido por intelectuais brasileiros, que como cita Goulart nem mesmo poderiam escrever livros sem pedir autorização ao Governo.

Esse grande pensador agora deixa-nos órfãos. E num Brasil com intelectuais que nada pensam, perder alguém do quilate de Ferreira Goulart é uma tragédia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário