sábado, dezembro 3

Eu sou a favor de ter a última rodada do Campeonato Brasileiro

A tragédia jamais passará, mas a vida precisa seguir seu rumo...
Não tem como fica indiferente com a dor causada pela queda do avião que levava a Delegação da Chapecoense ( e mais de 20 jornalistas ) para a primeira final da Copa Sulamericana, em Medellin na Colômbia. Se você não chorou pelo menos uma vez, você com certeza tem o que chama de "coração de pedra", A dor é imensa e, creio eu, jamais passará. Mas a vida precisa seguir seu rumo normal, por mais duro que seja. E aqui se encaixa a rodada final do Campeonato Brasileiro.

Existem muitos, com certa razão, que dizem que é apenas uma rodada e a mesma poderia ser descartada. Sim e não. Primeiro porque alguns clubes jogam partida bem importantes, que valem vaga na Libertadores ou permanência na Série A ( caso de Inter, Sport e Vitória ) e ainda posições que valem dinheiro ( Santos e Flamengo querem o vice e o 10.7 milhões da premiação ). Alguns podem achar isso mesquinho demais diante da tragédia ocorrida com a Chapecoense, mas e se fosse a primeira rodada? Estas mesmas pessoas iriam querer que 37 rodadas fossem canceladas? Essa é a questão: o campeonato precisa terminar. Em respeito, também, às vítimas. Porque eles viviam disso, do futebol. Desde dirigentes, jornalistas e claro os jogadores.

Por isso eu entendo que temos que ter a rodada dia 11, completa. E por completa, inclui-se a partida na Arena Condá entre Chapecoense e Atlético-MG. Como bem disse Renata Fan, se o Atlético acha que não tem clima para jogar futebol, porque vai até Porto Alegre na quarta encarar o Grêmio, na segunda partida da final da Copa do Brasil? Deixe também essa partida e faça do tricolor imortal o campeão ( venceu no Mineirão por 3x1 ). Porque como pode existir clima na quarta e não ter no domingo? Ah Flávio, na quarta não é contra a Chapecoense. Sim, eu sei... mas o argumento do Presidente Daniel Nepomuceno é de que não existe clima para a prática do futebol. Interessante...

Claro que o fato de que nada esteja em disputa na partida pode apontar que a mesma pudesse ser descartada. Mas ai pergunto: se inexiste clima para jogar dia 11, o mesmo será bom quando? Vamos ficar 2 meses sem partidas do time? E quando, enfim, jogar o clima sera bom? É claro que não. Até por isso reforço que a partida do dia 11 tem que acontecer, para que a vida possa seguir. E como disse onte, Juca Kfouri no Linha de Passe da ESPN Brasil: "para que a mãe possa dizer a seu filho que a Chape não morreu".

A partida ser realizada é mostrar a todos que a vida vai seguir. Mesmo que seja doloroso, mesmo que jamais deixemos de sofrer pelos mortos. Mas é preciso entender que isso é inerente a vida. E nós teremos que seguir vivendo. E jogar dia 11 faz parte do processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário