sábado, dezembro 31

A indefinição da eleição da Mesa Diretora da Câmara

Auremar Carvalho tem apoio de 5 Vereadores...
a mesma quantidade que Antônio Pires tem...
Sempre após a posse do Prefeito vem a Eleição da Mesa Diretora da Câmara. Tal eleição, muita vezes é uma mero formalidade, porque o Presidente já se sabe muito antes da votação. Para amanhã, ao que tudo indica, não será bem assim. Teremos um bate chapa muito movimentado com os dois ( talvez possam ser até mesmo 3 ) candidatos buscando votos até o último instante. 

O Prefeito Clebel Cordeiro elegeu 9 vereadores e vê dois deles saírem candidatos: Antônio Pires ( PROS e o mais votado dentre os 15 eleitos ) e Auremar Carvalho ( PP ). A divisão entre os seus foi evitada ao máximo, mas todos os esforços - ao que parece - foram inúteis. A situação é que Antônio Pires conseguiu - segundo fontes que nunca confirmam 100% essa informação - o apoio de 5 vereadores da futura oposição: Eliane Alves, Hercílio Carvalho, Veronaldo e Erivaldo ( todos do PSB ) além de Bruno Filgueira ( Solidariedade ). Auremar Carvalho tem certos outros 5 votos: Ednaldo Barros ( PTB ), Paizinha Patriota ( PV ), Flávio Barros ( PTN ), André de Souza ( PT ) e Augusto Matias ( DEM ).

Restam, portanto, 3 nomes que - em tese - é que decidirão a eleição para um lado ou o outro: George Arraes ( PPS ), Pedro de Cumpadre ( PMDB ) e Zé Carlos ( PSB ). Basta que dois deles decidam apoiar uma chana que esta sairá vencedora. A questão é que o próprio Pedro de Cumpadre ainda tenta viabilizar o seu nome para seguir presidindo a Casa Epitácio Alencar. Neste caso, e confirmando-se que Zé Carlos o siga nesta empreitada, caberia a George Arraes decidir tudo. Pouca confusão é bobagem, não é mesmo?

O que sabe-se neste mundo de indefinições é que um racha profundo está em curso. Além disso, a futura oposição ao Governo Clebel sairia muito fortalecida, pois ganharia um espaço que jamais poderia imaginar conseguir. Como ficaria o trato do Governo com a Câmara, caso Antônio Pires saia vencedor com votos do PSB? E caso Auremar vença, o racha iminente se confirmará ou tudo voltará à normalidade no grupo do Prefeito?

Respostas complexas, mas que serão conhecidas rapidamente, logo nos primeiros dias de 2017. Mas que a depender do que aconteça, repercutirão até 2020. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário