domingo, dezembro 18

A Construtora que pode demolir a Republica...

O clã Odebrecht com o patriarca na parede: sempre próximos do poder nos últimos 20 anos
Noberto Odebrecht montou, do nada, um império na Bahia. Seus filhos deram continuidade deram continuidade no empreendimento e a Odebrecht virou uma gigante mundial. Com Emílio no comando a Empresa fincou os pés nos Governos, já com os militares e ficou por lá até agora, mesmo que envolvida em escândalos como o Esquema PC Farias e o dos Anões do Orçamento. Nos anos FHC não esteve - diretamente - envolvida em grandes denúncias, mas não podemos ser tolos para acreditar que ficaram bonzinhos naquele período. Apenas ainda não apareceram provas do envolvimento da empresa, só isso. 

Com Marcelo, neto de Noberto, no comando a Odebrecht buscou uma guinada ainda mais em direção ao poder, buscando conseguir apoio parlamentar que pudesse atender aos seus interesses. Encontrou no Governo Lula o parceiro ideal: alguém popular e que gostou da ideia de grandes obras. Além disso espalhou sua influência por praticamente todos os Governos Estaduais e foi soberana na política petista de financiar obras em países alinhados ideologicamente com o governo brasileiro.

Porto em Cuba, Hidroelétrica no Panamá, Ponte na Venezuela... tudo com a Odebrecht como Construtora, tudo sem licitação e com financiamento público brasileiro. Nada para bastar para Marcelo Odebrecht e ele quis atuar na obtenção de Medidas Provisórias em interesse de setores do Conglomerado que presidia e tudo parecia ir muito bem. Com a Copa do Mundo e a Olimpíada do Rio de Janeiro veio o creme de la creme. Até mesmo construir um estádio para o time de Lula entrou na conta e agora temos um caso a ser resolvido. Ou não, vai saber.

Veio a Operação Lava Jato e tudo ruiu muito rapidamente. Marcelo foi preso a 18 meses e nada aponta que conseguirá sair livre, mesmo que não fique em um presídio sua liberdade será cerceada com pesada prisão domiciliar, com tornozeleira eletrônica. O pai dele, Emílio, já tem certa a pena de 4 anos em prisão domiciliar e mais 2 em sistema aberto. Além disso vai implantar uma série de medidas no Grupo para que se evite erros no futuro.

Marcelo deve se arrepender do que fez todos os dias que tem passado na carceragem da Polícia Federal em Curitiba. De nada serviram seus bilhões na busca por uma Habeas Corpus que o livrasse da cadeia. Prova definitiva de que o Brasil tem mudado de verdade. Agora ele, o pai e mais 77 Diretores da Empresa assinaram Delações Premiadas que, como disse no título, prometem derrubar a Republica. Marcelo, a título de informação, já tem pelo menos 19 anos de pena para cumprir.

A única certeza que fica é: o Brasil não será mais o mesmo depois dessa enxurrada de Delações. E isso é bom, mesmo que no primeiro momento produzam efeitos ruins. Acontece que no longo prazo o país só colherá bons frutos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário