quarta-feira, novembro 30

E na calada da madrugada, Deputados aprovam texto contra Lava Jato

A falta de vergonha desta Câmara parece não ter mesmo limites...
O Brasil em comoção geral pela tragédia que aconteceu com o time da Chapecoense e os Deputados aproveitam isso para aprovarem o texto da proposta das 10 medidas anticorrupção do MPF, com uma pegadinha inclusa. Aproveitaram, assim, da atenção de TODAS as redes de imprensa que estavam com os olhos voltados para Medellin na Colômbia e fizeram mais uma das suas. Realmente fica cada dia mais complexo acreditar no Brasil, enquanto ente político.

O projeto das 10 Medidas foi, digamos assim, destruído ontem pelo Plenário da Câmara. Das propostas inicias, todas que eram claramente contra políticos e partidos, foram retiradas, como a criminalização de partidos e dirigentes partidários por envolvimento com os casos de corrupção, a recuperação de recursos desviados antes da condenação e o maior poder no MPF no acordos de Leniência ( estes feito por órgãos dos Governos, que muitas vezes estão envolvidos na própria corrupção ). Além disso foi incluído no Projeto uma parte que, segundo o MPF, serve para amedrontar juízes e promotores. O Promotor Deltan Dallagnol se pronunciou via Twitter ( e via Facebook também, em forma de nota no link ao lado ):


O relator Onyx Lorenzoni ( DEM-RS ) também se pronunciou dizendo que "o objetivo inicial do pacote era combater a impunidade, mas isso não vai acontecer porque as principais ferramentas foram afastadas. O combate à corrupção vai ficar fragilizado e, com um agravante, que foi a essa intimidação dos investigadores". Eu concordo plenamente com ele.

O que resta agora é reagir, mais uma vez. Seja pela redes sociais, seja nas ruas. Não podemos nos calar diante deste descalabro, mais um infelizmente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário