segunda-feira, agosto 8

Rafaela Silva é a cara do Brasil. E por isso seu feito é espetacular

Momento em que ela foi desclassificada em 2012 e era consolada pela húngara...
e hoje ela é campeã olímpica!!!
Londres 2012. Uma jovem judoca vai vencendo, com facilidade, uma rival bem ranqueada e - na cabeça dela e de todos - uma medalha parecia bem próxima. Até que tentando finalizar a luta ela pega na perna da rival e é desclassificada. O mundo cai sobre sua cabeça e da pior maneira: com racismo e xingamentos, que ela jamais deveria ter passado por ouvir.

Rio 2016 - Num dia espetacular, ela derrotou todas as rivais por Waza-Ari: exorcizou todos os seus fantasmas diante da húngara Hevdig Karakas ( de quem perdera por desclassificação em Londres ), precisou do Golden Score contra judoca da Romênia Carina Caprioriu na semi-final e com muita categoria passou por cima da mongol Sumya Dorjsuren. 

Entre estes dois momentos distintos entre si está a primeira mulher campeã mundial ( e única atleta - homem ou mulher - nacional com os dois grandes títulos possíveis ). Mas Rafaela quase desistiu do esporte após os xingamentos a que foi submetida depois da desclassificação na capital inglesa. Agora ela poderia perfeitamente mandar um "chupa" para todos aqueles que lhe ofenderam, mas preferiu falar que superou tudo.

E como superou mesmo: saiu da Cidade de Deus para conquistar o mundo. Começou no Judô via um Projeto Social de uma ONG, mantida por um tal de Flávio Canto. Quem? Ele também medalhista olímpico e campeão mundial. A irmã mais velha, Raquel, foi a incentivadora mesmo com as broncas da mãe: "menina, sai dessa. Não vê como tua irmã chega toda machucada em casa"? Hoje elas estavam vendo Rafaela fazer história.

Aliás é prudente citar que Rafaela venceu na vida sem fazer-se de coitadinha. Por isso o título do post, pois ela realmente é a cara do Brasil: que luta contra as dificuldades que lhe são impostas todos os dias. Até mesmo das que outros brasileiros colocam no caminho.

Por isso Rafaela conseguiu um feito espetacular. Por isso ela tem que ser reverenciada. Por isso ela tem o meu respeito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário