sexta-feira, outubro 23

Longa vida ao Rei

Edson virou Pelé. E virou Rei...
23 de Outubro de 1940. Para muitos uma data qualquer. A Guerra rolava na Europa, com os Nazistas ensaiando uma dominação sonhada por Napoleão um Século e meio antes mas nunca cumprida. Japão e EUA travavam dura batalha diplomática que terminaria por colocá-las no lado mais sangrento do mesmo conflito. No Brasil Getúlio Vargas seguia comandando com mão de ferro o Estado Novo uma nação ainda agrícola, analfabeta e carola. Mas numa cidadezinha até então desconhecida de Minas Gerais, um jogador com fama nas terras da alterosas dava as boas vindas ao meninos Edison ( sim, a grafia original é essa, mas depois foi alterada para o que o mundo conhece ). A esposa Dona Celeste deu a luz ao menino fadado a virar Rei, isso num país que abolira a Monarquia mais de 50 anos. Estava feita a história em Tres Corações, que nunca mais saiu do mapa.

O resto, amigos, é história conhecida pelo mundo inteiro. De como ele foi parar com a família em Bauru, de como o garoto Gasolina virou engraxate, de como virou craque do Juvenil do Bauru Atlético Clube ( chamado de Baquinho ), de como foi descoberto por Waldemar de Brito ( para muitos o verdadeiro inventor da bicicleta e que jogou a Copa de 34, na Itália ) e de como foi para no meu Santos, em 1956. Ainda tem outras passagens mágicas, de como foi impedido de voltar para Bauru pelo massagista do Santos ou de como ficou impressionado em atuar contra Zizinho, o seu ídolo de infância. Ou de como prometera ao Pai, Dondinho, vingar suas lágrimas quando Brasil perdeu a Copa de 1950 para o Uruguai. Esta promessa mais do que cumprida, diga-se de passagem.

Todos conhecem a história do Menino que aos 17 anos marcou 6 gols em uma Copa do Mundo ( tendo decidido duas partidas daquela Copa ), de como colocou um time até então mediano na história do futebol, de como venceu 3 Copas, 2 Mundiais pelo Santos, de marcar 1287 gols, de parar um Guerra, de virar o Atleta do Século, de ser o Rei do Futebol. Até hoje é o artilheiro da Seleção Brasileira e quem pode quebrar essa marca, pela idade e volúpia de Gols, é um atleta formado no mesmo Santos, no caso, Neymar.

Muito e quase tudo foi dito sobre Pelé. Muito e quase tudo também foi dita sobre Edson. A verdade é que ele é humano e divindade ao mesmo tempo. Jamais diga a um torcedor do Santos que Pelé não é o maior da história. Jamais diga isso a um argentino também... Pelé fez mais pela bola do que esta por ele, com certeza. Colocou o Brasil no Mapa, dobrou o mundo aos seus pés, reina até hoje quando completa 75 anos, mesmo que tenha parado de jogar profissionalmente a quase 40 anos. Aliás, é preciso pontuar que Pelé ainda é o responsável direto por colocar a Terra do Tio Sam no mapa da Bola, este um feito digno de um verdadeiro Rei.

Hoje ele completa 75 anos. E é dia para desejarmos longa vida ao Rei. Ao Rei do Futebol, ao Edson, ao Gasolina... ou simplesmente à Pelé. Como disse o Jornal Daily Mirror: "como se soletra Deus ( GOD em Inglês ): P-E-L-É.

Nenhum comentário:

Postar um comentário