terça-feira, outubro 20

E a UTI de Salgueiro?

Muita razão nas reclamações, mas elas estão direcionadas para quem de direito?
É simplesmente impossível quantificar o quanto é importante uma cidade ter uma Unidade de Tratamento Intensivo. No mesmo sentido é a luta para conseguir uma. E mais ainda é para manter uma. Salgueiro viveu a luta para conseguir e agora está numa luta imensa para manter o que conseguiu.

Segundo ficamos sabendo semana passada que a Direção do Pronto Socorro São Francisco, por meio de seu proprietário Francisco de Assis Carvalho, tem recursos a receber dos Governos Federal e Estadual ( bem mais este último ) em uma montra quase que assustadora. Valores que realmente nos fazem pensar em como o Governador Paulo Câmara e a Presidente Dilma Rousseff prezam nossa saúde. Antes de prosseguir, o ofício assinado por Dr. Assis:


Que uma UTI tem manutenção cara, todos sabemos. Mas quanto custa uma vida? Porque a diferença entre a vida e morte pode estar exatamente na existência ou não de uma UTI. Conversando com uma amiga semana passada ela me lembrou da queda vertiginosa da arrecadação estadual, focada ( como todos sabemos ) no ICMS que é cobrado pelo voluma de vendas. Como as mesmas despencaram temos um quadro bem ruim. 

O Vice-Governador Raul Henry disse, na sua visita semana passada a Salgueiro, que o estimado é que o tombo seja de 3 bilhões de reais. Ok, isso também é verdade. Mas... Governar implica priorizar setores e saúde - ainda mais uma UTI - é algo com o que não pode-se brincar.

E o Governo Federal? Bom, este todos sabem como estão as coisas pro lado de Dilma, a Estelionatária máxima do Brasil. Mas... mesmo assim ela poderia ( e sobretudo DEVERIA ) fazer alguma coisa. Cabe, portanto, aos "inteligentes" de Salgueiro que compõem o Diretório Municipal do PT em Salgueiro cobrar a Presidente a fazer algo.  

E o Prefeito? Bom... o Prefeito tem pouca coisa a fazer, uma vez que não libera verbas para a manutenção da UTI, mas... ele é o líder da cidade e se pretende a alçar voos futuros. Se realmente pensa assim, que mexa-se também, uma vez que tem canal aberto com o Governador. 

Através de uma nota o Governo do Estado deixou claro que não pretende fechar a UTI. Mas de boas intenções, como diz um velho ditado, o inferno tá cheio. O que precisa fazer é colocar os repasses em dia, o mais rápido possível e manter aberta a Unidade.

O que não pode acontecer é a população sair perdendo. Essa é a certeza máxima. E de que TODOS sairemos perdendo caso a UTI seja fechada. 

Um comentário:

  1. O estagiário que governa Pernambuco é muito fraco. Esse, de fato, é o estelionatário máximo das eleições de 2014. O resultado a gente pode acompanhar, por exemplo, no Pacto pela Vida (ou pela Morte)...

    ResponderExcluir