segunda-feira, agosto 24

Governo, só agora, vai cortar 10 Ministérios

Nelson Barbosa, Ministro do Planejamento, tentando explicar onde e como cortar 10 colegas...
A crise bate, forte, nas portas do Governo Dilma a mais de um ano. Os sinais da recessão estavam postos e eram bem evidente já em Junho de 2014, mas... o eleitorado preferiu o "otimismo" de Dilma do que a realidade mostrada por Aécio e Marina. Deu no que não deu... Adiante.

A questão central é: alguém no Governo realmente achava que inexistia crise como dizia a Dilma candidata? Porque até mesmo o Zé da Couves sabia que uma crise feroz vinha por ai. Em Outubro eu cravei isso aqui no Blog. Armínio Fraga cravou isso em Abril de 2014, mas os "gênios" de Dilma parece que não conseguiram, sequer, prever o agravamento da mesma em 2015. Tanto é que Joaquim Levy determinou 1,1% do PIB o Superávit Primário e passados 6 meses o Governo teve que reduzir esse número para 0,1% e, mesmo assim, para alcançá-lo teria que cortar 8,9 bilhões. Para conseguiu economizar 8,5 bilhões!!! Ou em outros termos: o Governo simplesmente nao tinha conseguido economizar NADA em 6 meses.

Como menos investimentos, veio o óbvio: queda ainda mais acentuada da economia. Mas mesmo assim, e ao contrário do que acontece nestes casos, a inflação seguiu em alta justamente porque o Governo represara - de forma irresponsável - os preços de gasolina e energia elétrica e tudo isso, com sabemos, geram aumentos em cascata ( tudo, basicamente, depende dos dois ). Além disso, com menos dinheiro, as pessoas compram menos e por tabela o Governo arrecada menos. Além disso, o desemprego aumentou de forma assustadora ( Junho de 2015 registrou um aumento de 56% perante Junho de 2014 que, é bom lembrar, o mês da Copa ).

Dessa forma o Governo teria que tomar tais medidas antes de Dilma anunciar os 39 Ministros no fim de 2014, não agora. Isso é a prova cabala, se é que fosse necessária uma, de que o Governo não sabe o que fazer para retomar o crescimento. Reforça que incompetência atroz do PT e de Dilma ( além de sua equipe econômica ). Agora fica com cara de desespero, de quem pretende, a todo custo, criar uma notícia boa.

E é o que realmente é o caso, ou seja, um Governo desesperado por melhoras nos telejornais. Sendo assim, nada de muito benéfico trará isso agora. Mas tivesse sido feito em Dezembro, daria ao povo a ideia que a Presidente - recém re-eleita - estava interessada em ajudar. Agora, mostra apenas uma Presidente sem rumo e sem ideias. Em ambos os casos, é patético e lamentável...


Nenhum comentário:

Postar um comentário