quarta-feira, julho 8

Um ano depois do 7x1 e eu só consigo pensar em Zizinho, Barbosa, Ademir...

Barbosa, Augusto, Danilo, Juvenal, Bauer, Ademir, Zizinho, Jair, Chico, Friaça e Bigode. Estes são, desde um ano atrás, responsáveis pelo melhor resultado do Brasil em uma Copa em casa.
Costumo dizer que gosto de futebol desde antes do meu nascimento. Meu pai ( que completará 70 anos em Dezembro ) é uma apaixonado pelo esporte bretão e tudo o que ansiava era por um primogênito que fosse, tal qual ele, santista. E foi o que aconteceu, sou santista convicto e louco por futebol desde antes o dia 21 de março de 1974.

Assim como muitos que nasceram após o dia 16 de Julho de 1950, eu também recebi uma versão pronta e imutável sobre a Copa no Brasil: era o maior fiasco da Seleção e Barbosa era o culpado por aquilo. Cresci com essa máxima e como contestar? Afinal o time perdera a Copa em casa podendo até mesmo empatar. E, convenhamos, o Uruguai que eu conheci é um fregues da Seleção, tendo hoje quase a metade vitórias. Como não acreditar na história que fora passada por meu pai e tios? Nenhum deles tinham visto e nem ouvido a final, mas também receberam a história do fiasco e fracasso. Virara um ditado popular, repassado sem que soubesse o porque. O que importava era ter um culpado dentre os culpados. E este posto coube, injustamente, a Moacir Barbosa. Barbosa era goleiro e negro. Duas coisas que sempre foram vistas com desconfiança por muitos. Goleiro, via de regra, é o cara ruim de bola que para brinca vai pro gol ( vide este escriba ). E não existia melhor vítima para aquela derrota. 

Já disse mais de uma vez que o time do Uruguai era ótimo ( tanto que a mesma base foi até as semi-finais da Copa seguinte, só caindo diante do time de Puskas e cia. Mesmo assim na prorrogação e com um homem a menos!!! ), tanto que em 3 amistosos antes da Copa ( porque não jogamos contra a Argentina, que nao vinha pra Copa? ), o Brasil perdera um ( 3x2 ) e vencera com dificuldades os outros dois ( 2x1 e 3x2 respectivamente ). Obdúlio Varella mesmo disse que aquelas partidas serviram para que o time Charruá ( apelido da Celeste ) conhecesse muito bem o esquema dos brasileiros. Além disso, o time brasileiro fora envolvido num clima de oba-oba ensandecido depois de enfiar 6x1 na Espanha e ouvir um coro de 200 mil pessoas cantarem a marchinha de João de Barro "touradas em Madrid"


Acho que todos os meus leitores podem imaginar o que deve ter sido o coro... pois bem, na sexta tiraram a Seleção da Floresta da Tijuca para São Januário e ai, segundo Barbosa, foi como saírem do céu direto para o inferno. Era ano de eleições gerais ( Presidente, Governador, Senador, Prefeito, Deputados e Vereadores ) e claro, todos queriam tirar uma casquinha. Os jogadores passaram a não descansar e coisa e tal. Só faltou arquibancada para verem os "campeões mundias" tomar café na manha do domingo. Flávio da Costa ( que nome hein? ) se viu tao exasperado que levou o time para o Maracana às 11:00 ( 3 horas e meia antes do previsto ) para ver se conseguia calma para sua preleçao. Reza a lenda que ele colocou homens armados na porta do vestiário e ordenou: "quem passar, pode atirar para matar".

Sobre a partida, todos sabem como foi e eu mesmo já falei sobre o assunto aqui. O que se sabe, de certeza, é que Barbosa foi perseguido por aquela derrota até a morte. Ou melhor, até depois de morto. Até ser inocentado um ano atrás pelos 7x1. Sim, inocentado. Ele mesmo cunhou uma frase que tornou-se célebre: "no Brasil a maior pena possível é de 30 anos. E eu cumpro pena a quase 50 anos ( morreu em 07/04/2000 ) por um erro que nao cometi". Zizinho, o craque maior daquele time repleto de craques, nem sabia como chegou em casa. Danilo Alvim foi quase agredido ao ir jantar com sua esposa. Bauer, único não carioca naquele final, foi recebido como um comum em São Paulo. Friaça, autor do gol brasileiro aos 7 minutos do segundo tempo nem é lembrado como merecido. Ademir - até hoje o sul-americano com mais gols marcado em uma edição de Copa, só atrás de Gerd Muller e Just Fontaine - morreu sem ser reverenciado como grande atacante que foi. Nem no Sport, onde foi ídolo, ele é tao lembrado convém ressaltar.

Por isso neste dia, meus caros, eu só consigo pensar pelo o que passaram todos aqueles 22 homens que levaram o Brasil a conquistar o seu melhor resultado até então. Só consigo imaginar que aquele time deveria estar no rol dos grandes times de nossa história. Eu não consigo pensar em nada do que aconteceu no Mineirão, ali sim um FIASCO sem qualquer precedentes. até porque países sem tradição como EUA, Chile, Suíça e México não foram humilhados nas Copas em que organizaram como fomos ano passado. 

E que descansem em paz todos os que, verdadeiramente, honraram uma nação. Mesmo que esta naçao nao tenha feito o mesmo por eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário