quinta-feira, julho 23

E a inflação já está quase 2% acima da aprovação de Dilma...

A Presidente está em queda livre...
Ah, o tempo... faz muitas coisas mudarem. Um ano atrás Dilma Rousseff, já em campanha, parecia imbatível, seus números eram excelentes e os dois opositores ( Aécio Neves e Eduardo Campos ) somados, tinham pouco mais de 20% enquanto ela tinha mais de 40%. Ela acabaria vencendo a disputa no segundo turno mentindo em excesso, enganando a nação e criticando seu adversário de fazer muitas coisas contra a população. Passado um ano, eis que ela está fazendo tudo ao contrário, descobrimos que a economia está uma porcaria e... bom, a sua popularidade agora está abaixo da inflação no acumulado de 12 meses, pois a mesma está acima dos 9% e a popularidade da presidente abaixo de 8%.

A imagem acima mostra que apenas 7,7% consideram o Governo dela como Bom/Ótimo. Um ano atrás esse dado estava acima de 40%. Se somarmos aos 20,5% que consideram regular ( e mesmo tomando que todos os que acham regular não estejam perto de reprovar ), Dilma nem consegue chegar a um terço de apoio. A situação é, sim, delicadíssima. Falta de apoio popular é terrível por diversos motivos: Deputados tendem a se descolar de Governo mau avaliados e votam de forma mais independente em temos espinhosos, a confiança dos empresários cai e eventualmente faltará quem queira defender o Governo caso o mesmo passe por processos de impeachment no Congresso. Lembram alguém que caiu assim? Pois é, Collor, no auge da crise tinha menos apoio do que Dilma agora, mas é preciso pontuar que ele jamais foi bem avaliado.

Dilma e sua equipe não tem conseguido achar respostas. E com certeza não será usando peças publicitárias que vai conseguir melhorar sua imagem, uma vez que está claro para todos ( até para quem votou nela ) que a situação é grave na economia e que todos tem a percepção de terem sido enganados ( os que votaram nela, é claro ). Hoje mesmo saiu a informação de que o desemprego é o mais alto desde 2010 e não custa nada lembrar que Dilma disse que defenderia de todas as formas o empregos dos brasileiros e que seria Aécio Neves, caso eleito, quem aumentaria o desemprego, a inflação e os juros, três coisas que ela agora faz e é isso que aumenta a certeza do estelionato eleitoral. E faz com que, a cada nova pesquisa, sua popularidade caia.

Ontem o Governo anunciou que vai reduzir de 1,1% do PIB a meta de Superávit Primário para, atenção, algo entre 0,2% e 0,1%, ou seja, uma redução de mais de 80% no número mais otimista. Acontece que com a economia em retração, temos menos arrecadação que faz com que o Governo precise cortar mais gastos e estes vão gerar mais... recessão!!! Dilma e o PT estao perdidos e só tolos negam isso. E mesmo assim para os outros, porque estes sabem que é verdade que Dilma ganhou mais 4 anos para não saber o que fazer com eles. Alegam que o país estaria o mesmo jeito com Aécio Neves na Presidência, o que é asqueroso por dois motivos:
a) Aécio Neves AVISOU que a situação era péssima ( talvez nem ele achasse que fosse tao ruim como se mostrou 1 mês depois do segundo turno );
b) Armínio Fraga, que seria o Ministro da Fazenda, falara diversas vezes que era preciso cortar gastos efetivamente, ou seja, em cargos e custeio. Dilma e seu Governo cortaram em outras áreas e o resultado é o que está vendo.

Por fim, deixo esta charge aqui sobre um empate técnico tenebroso:

Nenhum comentário:

Postar um comentário