quinta-feira, julho 2

Câmara dos Deputados aprova Redução da Maioridade Penal, mas isso - acreditem - não me agradou...

Eu não gostei nenhum pouco dessa manobra...
Eu, ao menos, tento ser uma pessoa coerente. E não vejo qualquer problema em reprovar condutas que muitos consideram certas. Ou vice-versa. Até porque o ERRADO seguirá errado, mesmo que TODOS estejam fazendo. E o CERTO prosseguirá certo, mesmo que ninguém o faça. Simples assim...

Dito isto, vemos que o Presidente Eduardo Cunha, junto com os líderes dos partidos que apoiam a Redução da Maioridade Penal para certos crimes ( os mais graves ), conseguiram aprovar a PEC que altera parte, considerável, da forma como punimos nossos jovens. E eu, acreditem, não gostei da forma, embora endosse o conteúdo.

Antes de mais nada é preciso esclarecer que os jovens não passam a serem presos por qualquer crime, apenas os gravíssimos, como os Hediondos. A questão central é: porque uma pessoa de 65 anos que estuprar tem que ser preso e uma de 17 não? Por acaso seriam crimes diferentes? Tipo: a violação pelo velhinho seria mais traumática para a vítima? Claro que nao é... mas pela lei, até essa madrugada era. Agora não mais. Mas porque eu nao gostei da manobra?

Primeiro é preciso dizer que nenhum norma, regra ou lei foi desrespeitada para a PEC fosse aprovada com outra redação. Mas nem tudo que é LEGAL é MORAL. E é a isso que me refiro, porque é claro que a opinião publica reagiu muito mal a derrubada ocorrida na terça e isso - com certeza, pesou na mudança de voto de nada mais do que 20 deputados ( foram 303 votos na terça e 323 ontem ). Segundo que, creio eu, o caminho correto fosse debater mais o assunto e votar novamente com mais calma. Feito da maneira que aconteceu parece coisa de quem nao sabe perder. E isso, acreditem, é feio... 

Eu louvo o texto? Nem tanto assim, mas é melhor do que agora. Antes um estuprador a menos nas ruas do que ele solto. Vai resolver o problema? Claro que não, isso é mais do que óbvio. Mas existindo a complementação necessária ( educação, saúde, lazer, emprego... ), é um passo na direção certa. Que outros aconteçam. O futuro do Brasil agradece...

Nenhum comentário:

Postar um comentário