terça-feira, junho 2

Fim de uma era: Joseph Blatter renuncia e deixa a Presidencia da FIFA

Chega ao fim um ciclo ( nefasto ) de 41 anos, que começou com João Havelange no ano em que eu nasci...
E o que muitos, eu incluso, achavam impossível aconteceu: Joseph Blatter anunciou ainda a pouco que deixará a Presidência da FIFA. Ok, ele ainda seguirá sendo o presidente, mas ele pediu a realização de novas eleições, determinou que uma pessoa cuida com plenos poderes ( e sem qualquer interferência da Presidência ), o italiano Domenico Scala membro do comitê da FIFA.

Na legenda da foto que ilustra este post eu falei em fim de um ciclo de 41 anos ( a mesma idade que tenho ) e alguns podem não ter entendido direito. É que Joseph Blatter era o homem de confiança de Joao Havelange que desafiou o poder do inglês Stanley Rous, que era presidente da FIFA desde a saída do fundador Jules Rimet, em 1956. Havelange, sabedor que nao conseguiria apoio na Europa, correu os outros continentes prometendo mais vagas e uma Copa com 24 países, o que de fato fez em 1982, mas já em 1978 tivemos pela primeira vez países da África e Ásia com vagas fixas e não mais dependendo de repescagens. Assim, os dois, tiraram o poder da UEFA e seus - na época, 40 votos em um eleitorado de 120 votantes. Hoje, para se ter uma ideia, a UEFA tem 52 Federações, mas votam 202.

Quando em 1998 o sueco Lennart Johasson ( então presidente da UEFA ) ameaçava virar presidente da FIFA, Havelange conseguiu colocar seu braço direito como Presidente. E o mesmo, seguiu investindo em favorecer outros continentes com vagas, em detrimento dos europeus. Mas também fez-se rico e, agora resta provado, meteu-se em falcatruas das mais cabeludas. 

Quando Havelange e outros dirigentes ( entre eles Ricardo Teixeira ) foram descobertos recebendo propinas, a FIFA praticamente nada fez. Ali seria a hora de uma mudança, para passar o futebol a limpo. Mas isso seria pedir demais. O resultado está ai, o maior escândalo da história do esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário