quinta-feira, abril 23

Petrobrás, finalmente, divulga seu balanço, mas porque Dilma está calada?

Dilma deveria falar, e muito, sobre o balanço...
A Petrobrás é uma grande empresa. Seus funcionários, em sua imensa maioria, são pessoas de bem, esforçados, dedicados e competentes. Mas nem mesmo isso consegue superar a incompetência e a corrupção. E passada uma década a empresa vale no mercado o mesmo que valia em 2005. De quem é a culpa por isso? De Lula, Dilma e do PT. Sim, eles são os culpados maiores. Mas não só eles.

Ontem a empresa divulgou o Balanço do terceiro trimestre de 2014 ( que deveria ter sido divulgado em Novembro, mas que foi seguidamente adiado porque todas a Consultorias recusaram-se em assinar um documento "fraudulento" ). Como a empresa - mesmo contra a vontade Dilma e do PT, não podia mais esconder o caos administrativo teve que admitir sua incompetência, aceitar prejuízos e contabilizar as perdas gigantescas pela corrupção. O dia de ontem, em um país sério, seria o fim de políticos e partidos ligados a tamanho mar de lama.

Aldemir Bendine creditou o mau momento da empresa ao fato de a mesma nao ter sido capaz de identificar a corrupção e os desperdícios em obras da empresa. Eu até posso concordar com ele, de que tenha sido isso mesmo a fonte central dos problemas. Contudo, se é isso mesmo porque não foi citado às gestões desastrosas dos ex-presidentes José Sérgio Gabrielli e Graça Foster? Vá lá que ele realmente nao possa criticar a maior culpada por tudo isso, mas ao menos os ex-presidentes não podem ( e nem devem ) ser poupados. Quanto a maior culpada de tudo, eu sempre fico pensando nesse vídeo aqui ( volto a seguir ):


Acreditem quando eu digo que desde 2003 ela é quem manda no Setor Elétrico e na Petrobrás. Ela é quem decide tudo. Nenhuma nomeação foi efetivada sem passar pelo seu crivo. Em tempo, cabe realmente ao Ministro de Minas e Energia comandar tanto a Eletrobrás como a Petrobrás. Acontece que tem 10 anos ( sim, 10 anos ) que ela deixou a pasta, quando foi substituir José Dirceu na Casa Civil. E de lá seguiu para a Presidência, mas ele cuida pessoalmente de tudo que envolva Energia e Petróleo. Não por acaso, ela foi quem "pariu" a ideia da redução de energia em 2012. E deu no que estamos vendo ai... Aliás, porque é que agora ela está calada? E Lula, não abrir a boca e falar asneiras como sempre fez? Agora é a hora de falar... mas eles ficarão calados.

Quando ela deu esta entrevista a roubalheira já corria solta, mas ela se achou no direito de dar pito na oposição, que pleiteava investigar os indícios - já bem fortes - de corrupção. Ela achou prudente bradar que a empresa era super bem comandada e que tinha "perfeitos" controles. Na época teve quem ousasse colocar o nome do vídeo acima como "Dilma dá aula de economia em (José) Serra sobre Petrobras". Hoje parece algo patético, mas que - acreditem - diz muito sobre o (des) Governo dela mesma.

A Petrobrás foi muito maltratada pelo PT, que a usou como cavalo do seu projeto de poder. O resultado, catastrófico, está ai: empresa envidada ( mais de 350 bilhões ), prejuízo recorde e cortes de investimentos. Mas o que fica sem resposta é: como uma empresa consegue ter um prejuízo de mais de 40 bilhões em duas obras, como foi o caso no Comperj e na Refinaria Abreu e Lima? Esta é a empresa que, agora, diz que será comandada como empresa. E antes, era a Budega da Dona Dilma? Será que até isso ela vai terceirizar também no seu segundo Governo, após passar o comando da Economia para Joaquim Levy e a Articulação Política para o Vice Michel Temer?

E Dilma, Lula e o PT ainda se dizem contra a Terceirização. Imagina se fossem a favor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário