quarta-feira, abril 8

Mas o que é essa tal Terceirização que gera tanto barulho?

Terceirizar é uma solução ou um problema?
Deve ser votado hoje um projeto que libera que sejam realizadas contratações via empresas terceirizadas em praticamente todas as áreas. Atualmente só nas chamadas áreas meio é que isso é permitido, como Segurança e Limpeza Públicas. Segundo o texto em debate, uma Montadora poderá fazer isso ou uma Construtora, por exemplo.

O debate é grande, muito grande. E eu entendo o porque e cito dois pontos cruciais:
  • O custo de Contratação é menor para o empresário. Por isso a FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - é a favor, já que menos custos geram ( obviamente ) mais lucros. Segundo a entidade patronal a ideia é que com mais recursos mais empregos serão criados. Eu fico com o pensamento nos lucros;
  • Terceirizados são menos dependentes de Sindicatos. Aqui é o principal, talvez único, motivo pelo o qual a CUT ( braço do PT no ramo sindical ) é contra. Empregados menos dependentes do Sindicato significa menos dinheiro no cofre da CUT e logicamente ela não quer isso.
Quem está certo nessa? Bom, eu sugiro a leitura do texto do Terra para tentar entender direito o assunto que diz direto a nós ( desde que trabalhe na iniciativa privada ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário