terça-feira, fevereiro 3

Graça Foster não é mais a Presidente da Petrobrás

A "bela" finalmente caiu. Mas porque demorou tanto?
Na Roma antiga Pompeia, mulher do Imperador Júlio César, foi acusada de adultério após um admirador seu ser preso no Palácio Imperial depois de ter entrado disfarçado. O caso foi a julgamento, mas Júlio César decidiu pela inocência da mulher. Assim o suposto "ricardão" foi inocentado. Contudo, em casa, Júlio César jamais perdoou a mulher no reservado, mesmo que o tenha feito em público. Isso gerou a fama de que o mesmo teria proferido a célebre frase: "à mulher de César não basta ser honrada, é preciso que sequer seja suspeita" que com o tempo virou "à mulher de César não basta ser honesta, precisa parecer honesta".

Sim, e todos os amigos leitores sabem disso, eu adoro história, tanto que formei-me em 2009 na Fachusc nesta linda matéria. A aula histórica acima tem um sentido claro: Graça Foster não é mais Presidente da Petrobrás. Ela, e sua situação, cabem perfeitamente na passagem que abriu este texto: não basta ser honesta, era preciso PARECER honesta. E desde o começo, Graça parecia tudo, menos honesta. Não estou, com isso, dizendo que ela tem algo a ver com o ocorrido na empresa. Pode ser que tenha, mas não dá para garantir que não tenha. Entenderam o ponto?

Graça deveria ter sido demitida tão logo soube-se do conteúdo da Operação Lava Jato. Demiti-la teria poupado a empresa, o Governo e ela mesma. Ficar no cargo mais de um ano, só fez com que o restava de credibilidade na empresa escorresse pelo ralo, gerando perdas que podem - sim, podem - levar ao colapso da Petrobrás. Porque uma coisa é Dilma confiar em Graça. Outra é o Mercado que vê dia-a-dia ações que vão na contramão de uma gestão eficiente. 

Revelação atrás de revelação acerca do escândalo as ações da empresa despencaram lentamente, fazendo a situação que já não era bom em Abril de 2014, chegar no caos atual. Contudo, Dilma decidiu bancar a amiga, para não deixá-la em má situação. Preferiu sangrar a estatal para tentar salvar uma funcionária. Agora teve que demitir do mesmo jeito, a amiga sairá com incompetente e a empresa... bom, todos sabem como está a Petrobrás atualmente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário