segunda-feira, janeiro 26

Deputado Rodrigo Novaes relembra Ulisses e deve lançar-se como Anti-Candidato

Deputado planeja lançar candidatura para marcar terreno
Poucas pessoas sabem, mas durante a Ditadura Militar existiam, na prática, eleições para a escolha dos Presidentes Militares. Tudo o que uma eleição deveria ter estava lá: candidato, eleitores... acontece que eram apenas os Deputados e Senadores ( além de alguns representantes das Assembleias Estaduais ). Em 1964 Castelo Branco nem eleito foi, mas Costa e Silva, Ernesto Geisel e João Batista Figueiredo foram eleitos pelo Colégio Eleitoral. Emílio Garrastazu Médici foi, digamos assim, levado ao poder por meio de um golpe dentro do golpe.

O MDB - partido único de oposição - nem chegou a cogitar apresentar candidatos nas primeiras eleições, por que a chance de vencer eram praticamente ZERO. Em 1974 Ulisses Guimarães, o Senhor Diretas, resolveu lançar candidato ao pleito. Ele sabia que não iria vencer Ernesto Geisel, mas a ideia era marcar terreno, deixar claro que aquilo era um embuste ( onde uma coisa é feita apenas de forma protocolar para enganar as pessoas ). Ele se auto proclamou de anti-candidato, ou seja, alguém que estava ali para causar, para irritar os ditadores. E Medici - que deixava o Governo sobre grave crise econômica - nada poderia fazer porque a lei permitia. Genial!!!

Caso parecido, em âmbito menor é claro, poderá acontecer no domingo quando tomam posse os 49 Deputados Estaduais na Casa Joaquim Nabuco. Desde 2007 o Presidente da ALEPE é o Guilherme Uchoa, do PDT. Sim, ele presidiu a casa por 8 anos consecutivos. Mesmo que a Constituição Estadual determina que o máximo de reconduções permitida sejam 2, ele é candidata a outro mandato. Segundo o Procurado da Casa, a Lei aprovada em 2011 ( como parte do acordo para que ele fosse eleito naquela época ) só pode entrar em vigor na Legislatura seguinte a que foi aprovada. Eu não sou advogado, mas em 2011 era uma Legislatura e agora estamos em outra... sendo assim, o Procurador está dizendo que são duas e não uma legislatura o período de carência da Lei... Piada.

De todo modo, parece certo que se for candidato ( salvo se alguém conseguir liminar na justiça ), Uchoa será eleito. E é aqui que aparece o anti-candidato da vez: Rodrigo Novaes ( PSD ). Re-eleito com a quarta maior votação, Novaes cogita apresentar sua candidatura, ou anti-candidatura. Ele parece ciente de que não será eleito, mas irá - assim como fez Ulisses e o grupo dos autênticos do PMDB ( do qual fazia parte o saudoso Marcos Freire ), posicionando-se contra uma - na prática - ditadura.

Este eleitor dele fica extremamente feliz com tal atitude e fico satisfeito da escolha do voto. Algo que poucas vezes pude dizer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário