quinta-feira, janeiro 15

15 de Janeiro de 1985: o Dia em que o Brasil mudou

O momento que nunca saiu da minha cabeça: Tancredo é eleito presidente
Eu me lembro de poucos dias da minha vida com a clareza que tenho do dia 15 de Janeiro de 1985. Aliás, o dia 15 tem uma uma certa influência em minha vida ( cheguei aqui nesta adorada terra nesta data em 1982, meu avô paterno morreu em Fevereiro de 1994... ). Naquele dia eu - estão com 11 anos incompletos ( nasci em 21/03/74 ) sentei-me a frente da TV para assistir a eleição presidencial via Colégio Eleitoral ( composto por Deputados Federais, alguns estaduais e Senadores ). Tancredo de Almeida Neves ( sim, o avô de Aécio Neves ) concorria contra Paulo Salim Maluf, ex-Governador do Estado de São Paulo. 

Eu, claro, torcia por Tancredo, mas alguém pode-se perguntar porque uma criança de quase 11 anos tem uma clara ideia sobre tema tão forte. E eu respondo facilmente: meu pai era Metalúrgico, funcionário da Volkswagen no ABC Paulista. E quando das greves de 1979, comandadas vocês sabem bem por quem, lembro-me da aflição de minha mãe a espera dele. Obviamente eu também estava aflito, mas não entedia direito o porque. Vem desse fato ( meu Pai comenta que alguns colegas nunca mais foram vistos ) a minha profunda antipatia pela figura de Paulo Maluf.

O dia estava claro sem nuvens no céu, mas sem um calor insuportável. Teríamos finalmente um Presidente não ligado à Ditadura? Como votariam os Deputados e Senadores do PDS, partido majoritário na casa? Conseguiria a Aliança Democrática formada entre PMDB e PFL sufrágios suficientes para vencer? Eram perguntas demais. Mas todas foram respondidas a favor da Democracia naquele dia. 

Tancredo venceu com 300 votos de vantagem ( 480 x 180 ) o ex-Governador paulista. Caso queira saber quem votou em quem, clique aqui

Buscando vídeos, achei este aqui:


Nenhum comentário:

Postar um comentário