sexta-feira, dezembro 26

10 anos do Tsunami que ceifou a vida de quase 300 mil pessoas na Ásia



Chocante. Trágico. Cruel. Impactante. São inúmeros os adjetivos que podem ser aplicados ao que aconteceu 10 anos atrás no Sul da Ásia: uma onda gigantesca varreu o que encontro pela frente e matou mais de 270 mil pessoas. Foi algo tão surreal que a definição do que aconteceu só veio dias depois, mesmo na era da informação, tudo porque não sobrou nada funcionando após a chegada da primeira onda. Poucas pessoas sabem, mas foram 3 ao todo.

No Brasil a tragédia aconteceu quando era madrugada, por isso ao amanhecer e ir à internet fomos informados do que ocorrera. Algo tão inimaginável que parecia coisa de filme de Steven Spielberg, um dos mais famosos cineastas do mundo. Mas, infelizmente, não era...

Até hoje eu não sei direito o que pensar, mas lembro-me de ter doado para ajudar as vítimas. Lembro-me, contudo de uma cena chocante: oito pais brigando por uma criança, todos dizendo que ele era seu filho. Só com a realização de um exame de DNA é que foi possível definir a guarda. 

Naquele dia um terremoto no mar alcançou o pico de 9,2 na escala ritcher, Vários países foram atingidos e pessoas sequer tiveram seus corpos encontrados. Passados 10 anos a reconstrução não terminou e talvez demore muitos anos ainda. Contudo, o sistema de vigilância - que se mostrou ineficiente naquele domingo - foi melhorado e segundo as autoridades, com o mesmo poder de destruição não haverá outro Tsunami, porque será possível avisar as áreas litorâneas para que possam buscar abrigo bem antes.

Que não ocorra nunca mais algo assim, mas que se acontecer possamos realmente evitar tantas mortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário