terça-feira, novembro 4

Era pra rir, Sarney?

Sabe aquela máxima de que a "emenda saiu pior do que o Soneto"?
José de Ribamar Ferreira de Araújo Costa ( acreditem, o Sarney veio anos depois, quando mudou o nome para José Sarney de Araújo Costa ) foi o 20º Presidente do Brasil, o primeiro civil desde o Golpe de 1964. Na verdade ele era o Vice-Presidente na Chapa de Tancredo de Almeida Neves, mas assumiu o posto com a doença do primeiro e virou presidente em definitivo com a morte de Tancredo em 21 de Abril de 1985. Contudo, foi ele quem garantiu o apoio decisivo da Frente Liberal, que congregava diversos Congressistas que não queria Paulo Maluf como Presidente, na eleição de 20 de Janeiro de 1985, mas também não aceitavam que o candidato de oposição fosse Ulisses Guimarães. Assim foi ele quem articulou o nome de Tancredo, então Governador de Minas Gerais, para candidato. E por isso foi indicado para o cargo de vice. O resto é história. Mas esse papel importante de Sarney eu não lhe nego.

Pois bem. Sarney fez um Governo, digamos assim, ruim. Fez um grande estelionato eleitoral ( o Plano Cruzado ), depois declarou moratória e por fim entregou um país com a mais alta inflação que tivemos conhecimento. Foi um presidente que não deixou saudades. Em 1990 foi eleito Senador... pelo Estado do Amapá. Mas ele é do Maranhão, curioso né? Isso dá uma ideia do que ele representa. Lembrando que foi no Governo dele que o Território do Amapá virou Estado. Some 2 mais 2 e...

Sarney foi re-eleito Senador em 98 e 2006. E agora, abatido por todos esses anos envolvidos em situações complicadas, nem tentou um quarto mandato consecutivo. E desde 2005, é um aliado do PT. Um aparte: ele e a família comandam o Maranhão desde muito tempo e o maior legado é um dos mais pobres estados do Brasil.

Nesta eleição ele declarou voto em Dilma, como todos sabem. E teria, então, votado nela nos dois turnos. Só que ele teve seu voto flagrado pelas Câmeras da TV Amapá - filiada da Globo - e ficou CLARO que ele votou foi em Aécio Neves. Inicialmente, ele negou via Assessoria de Imprensa. Mas não dava pra negar o óbvio. E hoje ele...

Ele admitiu que votou em Aécio Neves e explicou o motivo: gratidão a Tancredo Neves. Dá vontade de rir. Ou será só eu que consigo rir dele indo votar com identificação para Dilma e votar em Aécio Neves?

Sarney, uma caricatura de si mesmo... e um retrato fiel do Brasil que foi às urnas. Ou não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário