quarta-feira, novembro 19

Dia da Bandeira. Você sabe que existe até um Hino para ela?

Todos sabemos o que cada cor representa. Mas você sabe porque foram elas as escolhidas?

Existe a história oficial ( às vezes oficiosa ) e a verdadeira. Sobre a Bandeira Nacional não seria diferente. O seu atual formato foi definido em 19 de Novembro de 1889, 125 anos atrás. Oficialmente, é claro, conta-se que a mesma foi definida a partir, digamos assim, de um clamor por uma pavilhão diferente da que tinha a bandeira do império. Será mesmo? Olhem como era a bandeira do Império:


Super diferente, não é mesmo? O que, então, aconteceu? Bom, os republicanos que derrubaram o Império não eram assim tão "republicanos". Ao menos uma considerável parte deles. O próprio Deodoro não queria derrubar o Imperador, mas sim o Gabinete do Ouro Preto, que era comandado por um Visconde que dava nome ao Gabinete. Poucas pessoas sabem, mas i Império Brasileira era uma Regime Parlamentarista, tendo portanto a figura do Primeiro Ministro, que aqui era chamado de Chefe de Gabinete, o que dá no mesmo. E, passados 4 dias, era preciso realizar eventos oficiais e os mesmos não poderia ser feitos com a bandeira do Império, afinal agora éramos uma republica. Dai terem mantido o VERDE e o AMARELO.

Acontece que essas duas cores eram ligadas à Nobreza mais do que a maioria poderia supor ou deduzir: o verde é a cor da casa dos Bragança, família real portuguesa e o amarelo da casa dos Habsburg, realeza Austríaca. A escolha de cores coube a Imperatriz Leopoldina, ela filha do Imperador Francisco I, da Áustria.

Certo, o sabemos de onde surgiram o verde e o amarelo. Mas e o azul, com a faixa branca com os dizeres "ordem e progresso" bordados na cor verde ( sabias disso? ), apareceram como? Bom, era precisa retirar o brasão real e colocaram o azul, representando o céu da cidade do Rio de Janeiro tal como estava no dia 15 de Novembro, data da proclamação da republica. A faixa branca, acreditem não representa nada. Isso mesmo, apenas um local para escrever a frase "positivista". O Positivismo é uma teoria da filosofia, criada pelo francês Augusto Comte, que era muito famoso no Brasil de então. Aliás todos os jovens republicanos eram positivistas.

Sendo assim, esqueça a patacoada de que o verde representa as matas, o amarelo o ouro, o azul o céu da nação ( embora, represente algo parecido ) e o branco da paz. Pura lorota que foi criada pela Ditadura... Vargas. Ah sim, você pode ter ouvido em algum lugar que o branco também represente a linha do equador, mas é mentira também. Ele não tem função a não ser, permitir a inscrição que lá está...

Abaixo deixo o Hino da Bandeira. Que está em desuso, afinal se nem mesmo cantar o Nacional nossas crianças aprendem mais, como poderia-se perpetuar o "símbolo augusto da paz"?


Nenhum comentário:

Postar um comentário