quinta-feira, outubro 9

Preconceito político: está em que acusa ou em quem é acusado?

Neubarth na Globo News
Eu ainda morava em São Paulo ( a quase 33 anos ) e me lembro da figura impactante de Leilane Neubarth aparecendo no Jornal Hoje ( que desde aquela época era apresentado no mesmo horário de hoje ). Seus olhos sempre me chamaram a atenção. Hoje ela está atuando na Globo News - para mim o melhor canal de notícias da TV por Assinatura ), com o destaque de sempre. Goste-se ou não da Globo - e eu tenho minhas críticas às organizações - ela é uma profissional de primeira linha. Aliás, é uma das primeira mulheres a se destacar num meio antes dominado por homens. Alguns podem citar Glória Maria, mas cá para nós eu jamais gostei dela. Adiante...

Jornalistas podem sim emitir opiniões. Eles votam, torcem por times e tem preferências. Não concordo, e condeno, com quem acha que Jornalista tem que ser isento. Isso não existe, isenção é uma utopia. Sendo assim, dentro dos limites da lei, jornalista é como qualquer cidadão e tem direito a opinião própria. Ou deveria ter, não fosse a patrulha do "politicamente (in)correto".

No domingo, em determinado momento das apurações, ela postou o seguinte twitt na rede:


Um posto comum, sem dúvida. Claro que para os "politicamente (in)corretos" foi uma agressão ao estado do Piauí. Será mesmo que foi?  Vamos aos fatos:
  • Realmente em São Paulo Dilma teve menos da metade da votação que obteve no Nordeste. É um fato, não uma distorção;
  • No Piauí, estado com pior IDH do Brasil, Dilma obteve mais de 2/3 dos votos. Fato. não distorção;
  • São Paulo é o estado mais rico e um dos 5 com melhor IDH do Brasil. E lá, ela conquistou apenas 1 de cada 4 votos válidos. Fato, não distorção;
Ai vem a pergunta: no que isso ofende o Piauí? Em nada, é claro. Ela não qualificou com inteligente o eleitor paulista e nem de burro os piauienses. Nada do que ela escreveu permite afirmar isso. Ela disse, isso sim, que é de se pensar porque uma presidente bem avaliada ( e sim, Dilma ainda tem índices bons de avaliação do seu Governo ) tenha tão poucos votos no maior e mais rico estado do Brasil e tenha mais de 70% dos votos num dos mais pobres estados do país que ela governa. E sim, é pra se pensar sim!!! Até Lula concorda com Neubarth, quando disse que é preciso dar mais atenção ao estado e quando Dilma afirma que irá apresentar propostas para o Estado neste segundo turno. Porque, se Lula e Dilma concordam com ela, houve tantas reações negativas ao que ela disse?

Eu explico: existe desde 2003, quando o PT chegou no poder, uma tentativa de dividir o Brasil entre o nós ( PT e seus aliados ) e o eles ( os adversários ). Além disso, o PT vive uma cruzada contra a Imprensa Livre, que eles nomeiam como Mídia e chamam de PIG - Partido da Imprensa Golpista. E o que seria isso? Todo aquele jornalista que ousar fazer críticas - mesmo que merecidas - ao PT e/ou ao Governo. Os jornalistas que se sujeitaram, são poupados e ainda louvados por terem "aberto a mente". A estes, mantidos com dinheiro de estatais ( Paulo Henrique Amorim, Luiz Nassif e cia ) eu chamo de JEG - Jornalistas da Esgotosfera Governista. 

Sempre que pode, Lula incita o "nós" contra "eles". E muitas pessoas compram essa ideia. E tomam como ofensa o que disse Neubarth. Ela, tempos depois, postou isso quando viu as reações:


Mas o estrago já estava feito. Sites ( citados aqui ) já haviam espalhado a tese de que ela fora preconceituosa com os eleitores do Piauí. Porque não pensar que tal reação seja um ato de preconceito contra o povo de São Paulo? Se quem reage assim, por entender que Neubarth tenha feito ( e não fez ) ato preconceituoso contra os nordestinos do Piauí, como não acusar tais "veículos" de imprensa de fazerem o mesmo contra os paulistas?

Ou será que só preconceito se citar os Nordestinos? Seriam os paulistas ( e eu orgulhosamente sou paulista de nascimento ) livres para receber todo tipo de ataques?

Façam-me o favor... Neubarth é uma jornalista competente e não fez nada demais. A não ser apontar a realidade. Mas como essa realidade é contra o PT, ai vira preconceito...


Nenhum comentário:

Postar um comentário