domingo, outubro 26

Dilma re-eleita Presidente. Mas o Brasil tá rachado ao meio

Dilma venceu. Era mesmo o mais provável...
Dilma Rousseff ( PT ) foi re-eleita Presidente neste domingo. Com 98,58% das urnas apuradas, a petista está com 51,52% ( 53,6 milhões de votos ) e o Senador Aécio Neves ( PSDB ) com 48,48% ( 50,5 milhões de votos ). Ela vence, mas enfrenta uma situação de divisão maior do que a vivida em 1989, quando Collor venceu Lula por pouco mais de 5% dos votos. Neste momento a vantagem é de pouco mais de 2%.

Aécio obteve, como esperado, uma grande vantagem no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde venceu em todos os estados menos em dois: Rio de Janeiro e Minas Gerais. E essa derrota na sua terra natal ( também é a de Dilma só para ilustrar ) que está lhe custando a Presidência. Dilma, igualmente como esperado, venceu em todos os estados do Nordeste e na maioria dos estados do Norte. Em Pernambuco o Tucano esperava uma diferença menor, mas ela até o momento tem mais de 70% dos votos, mais do que em outros estados onde ela já vencera no primeiro turno. 

De um modo geral, temos que o Brasil está bem dividido, com Nordeste e Norte dando a vitória a Dilma. Depois postarei dados por região e farei uma análise mais detalhada da eleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário