quinta-feira, outubro 9

2º Turno: Aécio Neves e Dilma Rousseff empatados tecnicamente segundo Datafolha e Ibope


Duas pesquisas foram divulgadas ontem. Sendo bem sincero, não dei grande atenção a nenhuma delas, não porque eram de institutos pequenos ( Paraná e Verittas ), mas por entender que o cenário não seria aquele ( 8% e 10% para Aécio nas duas ). O curioso é que eu entendo que Ibope e Datafolha talvez também esteja errados. 

Acredito que Aécio Neves ( PSDB ) esteja com uma vantagem entre 4 % e 6% ( no segundo turno, cada ponto que um cai, representa dois de queda da diferença nos votos válidos ), mas os dois institutos trouxeram 2%, numa coincidência poucas vezes vista. Como ambos erraram demais no primeiro turno, não dá para confiar 100%, é claro.

O fato é que pela primeira vez desde 2002 um Tucano conseguiu aparecer na frente de um Petista no segundo turno, mesmo que em empate técnico, mas numericamente na frente. E isso terá seus efeitos naturais, pois muita gente ainda decide seu voto com base em pesquisas. Refuto isso, mas não posso negar que exista...

Um comentário:

  1. No mínimo Aécio tem 56%. O resultado das urnas desmascarou os tais grandes institutos que, aliás, têm contratos com o Governo do PT. Perguntar não ofende: ALVINHO MUDOU DE PARTIDO DE NOVO? VAI VOLTAR PARA O PT OU VAI EMBARCAR NO PTB? A ética que ele cobra dos adversários não serve pra ele ao não apoiar o candidato do PV?

    ResponderExcluir