quarta-feira, setembro 24

Refinaria Abreu e Lima, quem diria, tem indícios de superfaturamento, diz TCU

Vista da Refinaria Pernambucana, em Suape.
Existe um ditado popular que diz que tudo aquilo que começa mal, termina mal. E ele pode ser totalmente aplicado a Renest, como a Petrobrás chama a Refinaria Abreu e Lima, que está construída no Porto de Suape, no nosso Estado. A história teve começo quando Lula resolveu fazer populismo barato e acertar uma parceria entre a Petrobrás e a PDVSA, a estatal venezuelana. Tudo para agradar ao Ditador Hugo Chavez ( que não mais está entre nós ) e demonstrar uma união entre os países. A ideia, ruim desde o começo, era aproximar-se do regime bolivariano da Venezuela. Lula, não esconde isso, adoraria ter o poder que Chavez possuiu até a morte: fechar Canais de TV opositores, destruir liberdades por decreto e transformar uma Democracia numa versão piorada de Cuba, o sonho de todo esquerdopata.

Acontece que a ideia, reitero que era ruim desde o começo, previa que a PDVSA custeasse 40% da Refinaria. Logo depois de assinado o contrato, o preço internacional do petróleo caiu e a PDVSA passou por problemas de caixa e saltou fora do acordo. Ao invés de cobrar que a estatal venezuelana honrasse sua parte, indo aos tribunais, Lula gentilmente passou a investir sozinho, via Petrobrás na Refinaria... mas como o Contrato não foi contestado, em tese, a PDVSA seguia dona de 40%!!!

Pois bem, a Refinaria deverá ser inaugurada em breve. Mas com o custo mais de 10 vezes maior. E isso nem é o pior em si, existem sérios indícios de superfaturamento. O TCU, segundo reportagem da Folha de SP, auditou 52 contrato da RNest e encontrou mais de 300 milhões de reais em superfaturamento.

Essa é a prova real de que "aquilo que começa mal, termina mal".

Nenhum comentário:

Postar um comentário