domingo, setembro 28

Hoje na História: Lei do Ventre Livre é sancionada


Alguns leitores sabem, outros não. Por isso eu explico de novo: sou formado em história pela Fachusc, no ano de 2009. Por isso, sempre que posso, eu coloco algum fato histórico aqui no Blog.

O Brasil foi o país das Américas a mais tardiamente ter posto um ponto final na Escravidão. Como todos sabem, isso se deu em 1889, no dia 13 de Maio. Embora o Movimento Negro comemore agora o dia 20 de Novembro, com o Dia da Consciência Negra, deixando o dia 13 de Maio quase no esquecimento... o que aconteceu no dia 20 de Novembro? É atribuído ao dia o nascimento de Zumbi dos Palmares. Segundo o ativismo bocó de hoje em dia, dia 13 de Maio é um dia de BRANCOS, porque foi uma BRANCA que assinou uma lei... pensamento bocó, com certeza...

Quando a Lei do Ventre Livre foi assinada, contudo, o Movimento Abolicionista já estava a pleno vapor no Brasil. Ela veio na esteira do fim da Guerra do Paraguai, onde nossos militares tomaram contato com países que não mais possuíam escravos e eram comandados por Presidente eleitos. Um choque, sem dúvida. 

O Imperador D. Pedro II defendia uma lenta abertura do regime de escravidão. Por isso que antes da Lei do Ventre Livre fora sancionada a Lei do Sexagenário, que tornava livre todos os negros que chegassem aos 60 anos. Acontece que a expectativa de vida de um branco naqueles dias era de 53 anos. De um BRANCO. Imaginem a de um negro escravo, que era exposto a todo tipo de sacrifícios e privações.

Já a lei que hoje completa aniversário era bem mais eficiente: todas as crianças nascidas nas Senzalas eram livres. O problema é que ainda levariam longos 18 anos para o fim total da escravidão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário