sexta-feira, setembro 26

Datafolha: Perigo a vista na eleição presidencial...

A 9 dias da eleição, Dilma ameaça se re-eleger já no primeiro turno
Desde 1989 apenas as eleições de 94 e 98 não tiveram segundo turno. Tudo bem que passou raspando em 2006 e em 2010, quando o PT sofreu verdadeiros baques, tendo que disputar o segundo turno quando acreditava piamente em resolver tudo no primeiro. Agora, a estarem certos os números do Datafolha, existe uma tendência que pode levar a repetição do que só FHC conseguiu fazer, por duas vezes.

Segundo a pesquisa divulgada a pouco, Dilma Rousseff ( PT ) passou dos 36% que ostenta no dia 8 para 40% hoje. Foram nada menos do que 4 pontos, um crescimento considerável, é claro. Pela primeira vez, e isso é natural, aparecem os votos válidos, pois estamos próximos da eleição, que acontece no outro domingo, dia 05 de Outubro. E por esse dado, que uma tendência pode estar se formando: Dilma tem 45%, estando a 5% de sacramentar a re-eleição daqui a 9 dias.

Marina Silva ( PSB ) tinha 33% no começo do mês e agora tem 27%, perdendo nada desprezíveis 6% no período em que a rival ganhou 4%. Está claramente em tendência de queda, e é essa queda que pode favorecer a Dilma e o PT. Outra queda de 3% sem que Aécio suba tal percentual, pode deixar Dilma como mais votos do que os dois rivais. E é ai que mora o perigo... Falo de perigo porque não voto em Dilma e claro não quero vê-la re-eleita. E sempre prefiro que exista uma segundo turno para que, com tempo igual no Guia, as propostas sejam melhor analisadas. Mas ao que parece, não é o que vai acontecer. Ou ao menos não é o mais provável, no momento.

Aécio Neves ( PSDB ) realmente ficou de fora. É uma pena, sem dúvida. Foi abatido pelo avião que matou o amigo dele, Eduardo Campos. Antes do fatídico dia 13 de Agosto, ele estava em ritmo de crescimento e começava a ensaiar uma ataque mais direto a Dilma... quando Marina entrou na disputa, ele murchou e agora só uma reviravolta poucas vezes vista, pode salvá-lo ( e a seu partido ) de um fiasco. Ele nem tem se beneficiado da queda de Marina, cujos votos estão migrando é para Dilma.



No segundo turno, Dilma também está na frente de Marina: 47% a 43%. Mas este, se acontecer, vira outra eleição e o posicionamento de Aécio Neves poderia ditar outros números. O que sabe também é que viradas em eleições de um turno para o outro são raras... O PT, finalmente, tem motivos para comemorar. Os adversários, é claro que não...

Nenhum comentário:

Postar um comentário