sábado, setembro 20

Brasil derrota França e pode fazer história no Vólei amanhã

Brununho vibra: Brasil na final, pela quarta vez consecutiva...
Por causa das Olimpíadas, caso não saibas, o Campeonato Mundial de praticamente todas as categorias são disputados no meio do ciclo olímpico. Até o do futebol... mas ao contrário do esporte que é o mais amados dos brasileiros, no Vólei nos estamos dando as cartas faz tempo. Desde 1982, quando o Brasil foi vice-campeão com o time de Bernard, Xandó, Renan, William e cia, o Brasil passou a integrar a elite do esporte. E não mais saiu... foram 2 medalhas de ouro, 3 de prata, 10 conquistas da Liga Mundial e, sobretudo, um tricampeonato mundial.

Em nenhuma outra modalidade, o Brasil conseguiu um Tri campeonato. O futebol considera-se tri em 1970, mas aquela foi a terceira conquista. Tri é um termo que aplica, na prática, apenas quando se vence 3 vezes seguidas uma mesma competição. Foi o que o vólei, sob o comando de Bernardo Resende desde 2002, repetindo o feito em 2006 e 2010. Bernardinho fez parte do time vice-campeão mundial e olímpico. E além das conquistas com os homens, tem feitos com as mulheres também, com duas medalhas de bronze ( 1996 e 2000 ), e várias conquistas do Grand Prix. Faltou o mundial com as mulheres, mas quem liga para isso? Acho que ninguém...

O Vólei Masculino do Brasil é o que de melhor existe hoje em termos de esporte brasileiro. Mesmo abatido por graves denúncias envolvendo seus dirigentes, dentro da quadra as coisas sempre dão certo. Hoje pela manhã o time passou pela França num jogo apertado, ao fazer 3x2 ( 25x18, 23 x 25, 25 x 23, 22 x 25 e 15 x 12 ). Superou contusões, suspensões e a pressão da torcida polonesa que queria ver os franceses na final ( os polacos decidem neste momento a vaga na final contra os alemães ).

Superar dificuldades é mesmo com Bernardinho. Em 1980 às vésperas dos Jogos de Moscou ele fez uma cirurgia no joelho ( em um tempo em que isso representava fim de carreira em mais de 90% dos casos ) e voltou em tempo de participar dos jogos, graças a sua determinação inabalável... ele passa isso para seus comandados e exige o máximo de todos. Sobretudo do filho. Sim, Bruninho é filho do treinador com a também jogadora Vera Mossa ( atualmente Bernardinho é casado com Fernanda Venturini, ex-levantadora da Seleção ). Ele cobra mais do filho, como forma de obter ainda mais respeito de todos. E consegue...

Se vencer amanhã, o Brasil conseguirá um feito inédito: o Tetra... seria mítico se fosse contra os alemães, não é mesmo?

Update: o time da casa bateu por 3x1 os alemães, que venderam caro a derrota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário