segunda-feira, agosto 4

Passados 4 anos a realidade vem a tona: as UPP´s não resolvem os problemas...

UPP do Alemão: policiais não cobrem todos os locais. Motivo? Leia o texto...
Em se tratando de Segurança Pública eu só acredito em duas medidas: prisão e prevenção. As duas devem ser aplicadas ao mesmo tempo. Quando o estado escolhe apenas a primeira, temos a superlotação de presídios e penitenciárias, mesmo que os índices caiam consideravelmente ( caso de São Paulo ), mas cria-se outro problema como o PCC. Quando o estado escolhe a segunda ( que no longo prazo pode dar certo ), os índices caem menos, mas a bandidagem continua dando as cartas e, mais dias menos dia, o estado terá que voltar com a repressão forte. No Rio de Janeiro, Sérgio Cabral e José Maria Beltrame ( Governador  Secretário ) "ousaram" criar uma outra forma: a UPP - Unidade de Polícia Pacificadora.

As famosas UPP's logo viraram febre entre os pensadores de esquerda, que invariavelmente tratam bandido como coitadinhos, como se o problema social fosse a única explicação. Elas foram feitas partindo de uma base, essencialmente, errada: fugir com os bandidos. Toda instalação de uma UPP foi precedida de grande propaganda por parte do Governo do Rio, deixando claro qual seria o dia da "festa", e assim facilitar para que os meliantes fugissem. Se a política de segurança pública fosse espalhada para todo o estado do Rio de Janeiro, os bandidos fluminenses seriam expulsos para os estados vizinhos ( São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo ). Como só foram instaladas na "Cidade Maravilhosa", os bandidos fugiram para a baixada fluminense, onde seguem tocando o terror. Mas como os tiroteios nas áreas nobres da capital sumiram ( ou quase desapareceram ) logo as UPP's viraram exemplo. Até a então candidata Dilma Rousseff louvou o exemplo e prometeu levá-las para todo o Brasil ( outra de suas muitas promessas não cumpridas ).

Passado o efeito inicial era mais do que óbvio que os bandidos fossem tentar recuperar terreno, pois o tráfico da muito dinheiro. Foi o que aconteceu. Reportagem da Folha de SP mostra que diversos locais do Complexo do Alemão não mais são acessíveis aos policiais. E olhem que foi lá que foi instalada a maior e mais bem aparelhada UPP, além de ter sido a mais televisada de todas.

O que resolve, acreditem, é prender. E as instalações das Unidades nunca prendiam ninguém. E é claro que os bandidos não viraram monges ou santos só porque uma UPP foi instalada, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário