sexta-feira, agosto 29

Datafolha: Dilma e Marina empatadas. Aécio tem menos da metade das duas


O furacão Marina Silva vai, ao que parece, derrubar os dois partidos que polarizam as eleições desde 1994, PT e PSDB. Os tucanos, a menos que façam mágica, já são carta fora do baralho. No Ibope eram 10%, agora no Datafolha são 19% atrás das líderes. Acho muito pouco provável, mesmo votando em Aécio Neves, que o quadro se altere faltando pouco mais de um mês para o primeiro turno. A menos que, Dilma também comece a despencar, o que é tão improvável quanto ele subir... paciência, é a vida.

Dilma Rousseff e o PT tem muito, mas muito mesmo com o que se preocupar. O partido contava com o Horário Eleitoral para deslanchar para a vitória no primeiro turno. Isso agora é impossível, com certeza. E o partido terá que remodelar o discurso, pois se ficar apenas comparando com o que era na época de FHC ( mentindo muito sobre isso, diga-se ) corre o sério risco de terminar o primeiro turno bem atrás da ex-Senadora... quanta crueldade, pode pensar o petista. 

Marina cresceu impressionantes 13% na pesquisa do Datafolha. É um crescimento assustador e creio eu que não deva mais ser creditado apenas no clamor da morte de Eduardo Campos. Parece mais uma tendência. E agora, salvo um erro absurdo que Marina cometa, essa tendência deve só aumentar. Existem pessoas que votavam no PT por não gostar do PSDB e vice-versa. Não votavam em outra pessoa porque não se identificavam com outro candidato. Ao que parece, agora acharam... onde vai nos levar, eu sinceramente não sei. Aliás, ninguém sabe... mas isso fica para depois.

O instituto também, é claro, simulou o segundo turno. E as preocupações do PT só aumentam: Marina alcançou espetaculares 50%. É um patamar assombroso, devo admitir. Metade dos entrevistados votariam nela no segundo turno. Isso significa que se fossemos aplicar isso em votos válidos, ela passaria facilmente dos 54%. É muita coisa. O mais curioso é que o total de brancos, nulos e indecisos é o mesmo da pesquisa anterior ( 10% ). Foi Dilma quem caiu o mesmo percentual que Marina subiu. 

O Datafolha, para mim, errou em uma coisa: simulou segundo turno entre Dilma e Aécio e não entre Aécio e Marina. Não faz sentido simular um cenário e outro não. Talvez corrijam isso na próxima pesquisa. Dilma tem 48% contra 40% do Senador Tucano. Quanto a rejeição, todos os 3 pioraram. Dilma tem agora 35% ( era 34% ), Aécio tem 22% ( era 18% ) e até Marina com seus 15% ( antes tinha 11% ). O que isso significa? Que existe espaço para que Marina cresce ainda mais, do que Dilma. Aécio tem uma rejeição pequena comparada com Dilma, mas 19% atrás, isso quer dizer quase nada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário