quarta-feira, agosto 6

Bom Senso consegue importante vitória

Romário ( a esquerda ) e Alex ( de óculos, ao centro ) marcaram um golaço...
Nem adianta reclamar, eu falo mesmo: quando o PT põe a mão em algum setor ele piora. E com o futebol não poderia ser diferente. Com o esporte de um modo geral para ser mais preciso. A Copa do Mundo no Brasil poderia ter sido a chance de passar toda a fétida estrutura do Futebol Brasileiro a limpo: criação de uma liga, exigências de gestões decentes, modernização dentro e fora de campo. O que restou? Elefantes brancos, mais de 4 bilhões para os brasileiros pagarem e o 7x1. Nem mesmo as obras de mobilidade saíram do papel. Ou alguém está se locomovendo melhor em alguma das 12 capitais que receberam jogos da Copa? Duvido...

O Bom Senso é um movimento criado por muitos jogadores veteranos que jogaram, em sua imensa maioria, quase uma década ( ou mais ) no exterior. Lá recebiam em dia, tinham um mês de férias, mais um mês de treinamentos e jogavam poucas vezes nos meios de semana. Voltam para o Brasil e... bom, é essa porcaria que hoje é o futebol brasileiro. Sem falar em não receberem salários muitas vezes, gramados horríveis e tendo que atuar às 22:00hs esperando que uma novela termine. Piada.

Os clubes, em tese, são pessoas jurídicas e - outra vez em tese - são fiscalizados pela Receita Federal. Em tese, pois se uma empresa ficar 2 anos sem pagar impostos é executada pela receita e pode até fechar, com o seu dono podendo ser condenado por sonegação fiscal. Pergunte a algum empresário se ele prefere para o Fisco ou ir passear e ficará surpresa com a resposta. Pois bem, os clubes brasileiros devem - somados - a impressionantes soma de mais de 4 bilhões de reais. Isso pouco mais de 3 anos de terem assinado um contrato muito melhor com o Rede Globo.

Ai está em discussão no Congresso Federal o Proforte, que seria um parcelamento dessas dívidas, que representam 70% do que os times devem. Ora, se o Zé da Budega não pode dever ao fisco, porque os clubes podem? Não, não podem. E é ai que entra o Bom Senso, cobrando que existam contrapartidas firmes para que essa "ajuda" possa ser oficializada. Quais contrapartidas seriam essas?
  • Ao fim de cada campeonato brasileiro os times teria que estar quites com salários de jogadores, profissionais e funcionários. Se tiver dívida, perderiam pontos de acordo com quantos meses estivessem vencidos;
  • Se o time não tiver antes dos campeonatos começarem as CND's ( Certidão Negativa de Débitos ) seriam rebaixados automaticamente para a divisão inferior. Sem recurso;
  • As CND's seriam verificadas a cada 3 meses. Assim o clube não poderia deixar apenas para o fim do ano;
  • Responsabilização judicial do presidente do clube em casa de atrasos.

Pode parecer pouco, mas dada a atual bagunça é muito. Eu acrescentaria a obrigatoriedade da criação de uma liga. Mas isso, neste momento, talvez seja pedir demais.

O Governo, dada a pressão feita pelo Bom Senso, recuou na sua proposta. Parece que vai dar ouvidos ao que pede o Movimento. O Deputado Romário encampou a ideia do Bom Senso e vai apresentar as ideias do Grupo caso o projeto que venha do Executivo não as contemplem. 

Por isso o golaço. Passe de Alex para Romário. Poderia ser melhor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário