terça-feira, agosto 5

A coragem de Levir Culpi pode ser a melhor notícia do Futebol Brasileiro em 2014

Levir Culpi subiu demais no meu conceito. E isso não acontece todo dia...
A Copa do Mundo foi um tapa na cara do futebol brasileiro. Não apenas pelos vergonhosos 7x1 sofridos em Belo Horizonte pelas semi-finais do torneio. Tivemos também a queda de um modelo. Ou melhor, deveríamos ter tido que é de que não precisa ser um quartel as preparações de seleções para a Copa. Enquanto o Brasil ficou confinado na Granja Comary ( com as brechas de praxe dadas para a Globo ), mas de um modo geral o time não teve recreação, Holanda e, sobretudo, Alemanha aproveitaram a Copa. 

O modelo holandês foi ficar no Rio de Janeiro em um Hotel e treinar na Gávea. Jogadores teriam chegado de festinhas às 04:00 da manhã, mas no dia seguinte era folga. Ou seja, poderiam fazer isso. Já o modelo dos alemães foi totalmente inovador: construíram o seu próprio resort em um paraíso localizado no litoral baiano, isolado de tudo e de todos, mas que tinha o principal: tranquilidade. Todos ficaram próximos e tinham lazer. Duvida? Existe o youtube ai para ver o vídeo que a DFB ( Federação Alemã ) fez...

Mas o que isso tem a ver com Levir Culpi? Tudo. Ele aboliu a concentração nos jogos em BH. Isso mesmo, os jogadores não terão mais que se concentrar quando a partida for no estado de Minas Gerais. Assim, os atletas podem sair de casa no domingo e irem ao estádio Independência para a partida. Sensacional!!!

Alguns dirão que os atletas podem sair, beber e perderem rendimento. Ai vem a grande sacada: não são jogadores profissionais? Que saibam agir como espera-se de um profissional. Segundo Levir, quem sair da linha será punido com multas e ausência de partidas. Lembrando que diversos jogadores recebem bônus por presença, além do de vitória. Ficar fora do time representa perdas financeiras. Claro que ninguém vá querer.

Dando certo, o futebol poderá evoluir dentro de campo. Só teremos a ganhar. Aguardar para ver. Mas que Levir Culpi subiu no meu conceito. E isso não acontece sempre...

Nenhum comentário:

Postar um comentário