sexta-feira, julho 4

Quartas: França x Alemanha - Mais que um clássico






França x Alemanha. Um clássico. Aliás, mais que isso. Se Michel Platini, atual presidente da UEFA, não venceu uma Copa do Mundo deve isso aos alemães, que o privaram de sequer ter jogado uma final. Nas Copas de 82 e 86 o time germânico venceu as duas semi-finais. Na primeira decisão por penaltys da história deu Alemanha, naquela que para muitos é uma das 5 melhores partidas da história das Copas... mas que tem uma mancha.

A sequência de fotos deste post tem em suas primeiras 4 fotos a covarde agressão do goleiro Harald Schumacher ( não é tio do piloto ) em Patrick Battiston. O atacante ficou desacordado e foi retirado de campo. Platini, capitão francês, pensou que o amigo tivesse morrido. No futebol, o empate no tempo normal pareceu rapidamente decidido para a França na prorrogação, quando fez 3x1. Mas do outro lado estavam os alemães, e ele empataram faltando 6 minutos para o fim da partida. Na decisão de penaltys, melhor para os alemães que levaram a melhor por 5x4.

4 anos depois as equipes voltaram a fazer uma semi-final. E novamente deu Alemanha, desta vez com sobras e no tempo normal: 2x0. Os times jogaram outra partida em Copas: a decisão do terceiro lugar em 1958. Naquele dia um tal de Just Fontaine chegou a marca aparentemente imbatível de 13 gols ( tanto que o máximo que foi conseguido depois foram os 10 de Gerd Muller na Copa do México em 1970 ), e só os gols que ele marcou neste dia seriam suficientes para decidir a favor da França ( foram 4 tentos ), pois o jogo terminou 6x3.

O dia de hoje também é marcante para a Alemanha, pois completam-se neste 04 de julho os 60 anos da Batalha de Berna, quando os comandados do capitão Fritz Walter derrubaram os mágicos magiares por 3x2.

Olhando para esta Copa apenas, a França parece-me uma equipe melhor, mas o time da Alemanha tem mais talentos. Jogo complicado de prever, mas eu aposto na França. O jogo é no Maracanã. Existe estádio melhor para um clássico desses?

Nenhum comentário:

Postar um comentário