segunda-feira, julho 21

Mais um espeto pro contribuinte pagar: BNDES vai socorrer, de novo, o Setor Elétrico

O apagão não veio, mas a conta sim... e será pesada.
Em meados de 2013 o Brasil passou a namorar com a ameaça de um novo racionamento de energia, comumente chamado no meio político de apagão. Mesmo que apagão não tenha ocorrido em 2001 no ( não consigo ficar sem fazer essa piada ) apagar das luzes da Era FHC, assim ficou definida a crise de energia. Este é um fato. Com a crise instalada o Governo agiu - tardiamente - e construiu Termoelétricas, que basicamente é o que nos salvou de outro racionamento. Mas a energia gerada por elas é bem mais cara. Já recebemos uma fatura desta diferença, com aumentos no fim de 2013 e outro no mês de abril. Este é outro fato.

Acontece que desde 2003 quem manda de verdade no Setor Elétrico Brasileiro é a atual Presidente Dilma Rousseff. Ela foi Ministra de Minas e Energia até a queda de José Dirceu da Casa Civil na crise do Mensalão. A época Lula disse que estava trazendo uma técnica para um cargo político e que estaria fazendo um excelente trabalho na pasta anterior. Ela permaneceu dando as cartas no setor, tornando as outras pessoas que passaram pelo Ministério em verdadeiras Rainha da Inglaterra ( tem pompa, mas não manda em nada ). Em quase 12 anos, o setor vive uma crise parecida. 
O nível dos reservatórios ainda depende de São Pedro ( se chove beleza, se não é o caos ). Neste ano o Tesouro já socorreu as empresas do setor com mais de 8 bilhões de dólares e intermediou um empréstimo emergencial as empresas no valor de mais 4 bilhões junto a bancos. 

Acontece que todo este valor acaba sendo repassado para os consumidores e contribuintes. E todo consumidor de energia é também contribuinte, portanto estamos sendo penalizados duas vezes. O BNDES vai entrar em outra operação de resgate, agora no valor 6,5 bilhões de reais. Ai o amigo leitor pode perguntar porque isso é relevante? Eu explico:
  • O BNDES é um banco de fomento, cuja finalidade é basicamente usar seus recursos para fazer com que empresas cresçam e empreguem mais pessoas, gerando desenvolvimento e/ou financiar projetos estruturadores, como a construção de uma Hidroelétrica, por exemplo. Não é sua função ficar emprestando dinheiro para socorrer empresas do setor elétrico se este dinheiro empregado não gerar um único emprego ou permitir que o Brasil cresça mais 0,2% no ano;
  • O dinheiro do BNDES vem do caixa do Governo Federal. Acontece que o Brasil gasta muito mais do que arrecada, mesmo que tenhamos uma das maiores cargas tributárias do mundo. Ai o Governo tem que recorrer a emissão de títulos públicos, pagando 12, 13 ou 14% ao ano, para repassá-lo para o BNDES e este emprestar a - que coisa - 3% ao ano. Isso mesmo, o Brasil faz o que nenhum brasileiro faz: toma empréstimo alto para emprestar pelo terço da taxa. Legal não?;
  • A inflação está alta, acima do teto da meta ( 6,5% ) e é ano eleitoral e a Presidente não quer que seus rivais fiquem batendo nela no Guia Eleitoral por causa disso. Como teria que ceder e conceder outro aumento na tarifa, vai gastar recursos do contribuinte, para manter - artificialmente - a inflação no atual patamar.
  • Sendo assim, nós brasileiros somos mais taxados ano após ano porque o Governo gasta muito mais do que arrecada. Porque o Governo não fez o que deveria, sofremos mais aumentos na conta de energia do que deveríamos. Como o Governo não fez o correto e quer segurar a inflação, vai usar dinheiro de todos para manter a inflação, ao menos, perto do Teto da Meta. E, por causa destes empréstimos, receberemos um aumento maior em 2015. Neste ano, em Pernambuco, tivemos um aumento de 18,6% na conta de energia. 
  • Especialistas calculam que no ano que vem poderemos ter um aumento de até 20%. A inflação - oficial, é claro - foi de 5,9% em 2013 e deve ser de 6,3% este ano. Beleza não?
O PT está no poder desde 2003. E São Pedro é quem manda no setor. Mas você não vê nenhum integrante do partido sequer assumindo uma pequena parcela de culpa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário