quinta-feira, julho 24

IDH Brasileiro melhora, mas ainda estamos distantes do primeiro mundo


Saiu o resultado sobre o IDH - Índice de Desenvolvimento Humano ( clique aqui para ler matéria do UOL com a posição de todos os países ). Assim como em toda divulgação, sempre temos o que comemorar e o que lamentar. O ritmo do crescimento do índice brasileiro diminuiu bastante, mas isso é algo esperado, pois quanto perto de 1 ( perfeito ), mais complicado crescer. 

O Brasil entrou no clube do países de IDH Alto no começo da década de 90, quando ultrapassou a barreira de 0,700. Em quase vinte anos o nosso índice foi para 0,744. Pode parecer muito, mas não é. Ainda mais quando olhamos que na América do Sul perdemos para Chile ( 41º ), Argentina ( 49º ), Uruguai ( 50º ) e Venezuela ( 67º ). A nossa posição é a 79º. Ganhamos mais uma posição com relação ao levantamento anterior, em 2012. Mas é claro que estamos longe do ideal. Ou alguém aqui está feliz de que a nossa qualidade de vida seja praticamente igual à do Peru ( 82º )? Acho que não...

E se olharmos mais atentamente, veremos que estamos atrás de países como Líbia ( 55º ), Líbano  e Panamá ( 65º ), Cazaquistão ( 70º ), Azerbaizão ( 76º ), além de estarmos ao lado da Geórgia.

Contudo bom é ver o taxa crescer. Mas podemos aumentar o ritmo. Como? Educação e educação. Mas educação de qualidade, de Alta Qualidade... não o que temos hoje. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário