sábado, julho 5

Existe vida sem Neymar?


O Brasil, com muitas dificuldades, chegou ao mínimo que deveria fazer como país sede e gigante do futebol, que é ser semifinalista. Mesmo com seu craque em campo, perder pra Alemanha não seria uma tragédia, não seria vergonhoso. Jogos entre grandes equipes são, sempre, imprevisíveis. Lembrando que Itália e Alemanha, que venceram a primeira Copa que organizaram ( 34 e 74 respectivamente ), ficaram nesta mesma fase na segunda tentativa ( 90 e 2006 ). Acontece que o Brasil não venceu a primeira. Por isso era obrigatório, em tese, vencer. Em tese...

Não adianta aqui ficar falando se foi ou não intencional a entrada de Zuñiga. Isso agora, pro Brasil, é irrelevante e nem vai devolver Neymar para o campo. É hora de pensar como jogar sem ele. Aliás, pensar se é possível jogar sem ele, pois com ele já estava bem complicado.

Vou ser bem claro: o Brasil precisa aproveitar o que tem de melhor. E o que seria? A defesa, é claro. Sabiam que se as próximas duas partidas saírem 0x0 o Brasil pode ser campeão nos penaltys? Ah, Flávio nos penaltys é feio. Que se exploda o que é bonito ou feio, eu quero é ser campeão.

Aliás falando em campeão feio, que tal lembrar que o Tetra em 1994 foi a personificação do time feio? Tinha Romário em altíssimo nível, Bebeto quase acompanhando, mas o resto do time é de dar dó. E venceu nos penaltys. E vale lembrar que Romário jogou aquela final na base do sacrifício extremo. Quase como sem jogar. E sem ele no seu melhor, a partida foi bonita? Não. Portanto é hora de pensar em jogar com o que se tem. Que é tão ruim quanto em 1994.

Eu manteria Maicon na lateral direita, ele foi melhor que Daniel Alves. Depois eu faria duas mudanças: uma por falta de Neymar e outra para deixar o time mais compacto. No lugar de Neymar eu colocaria William, porque Bernard é uma piada e nem deveria estar no elenco da Copa. Essa é a hora em que mais sentiremos falta de Philipe Coutiinho. Ele poderia atuar no lugar de Neymar. Não seria o Neymar, é claro, mas seria um bom substituto. Mas como ele não foi, erradamente, convocado não adianta remoer isso. Eu iria de William, que é bom jogador e pode jogar de lado, pela esquerda movendo Hulk para a direita, que é onde ele rende mais.

A outra mudança é mais improvável, mas seria excelente: sacava Fred e colocava Hernanes. Voltaria com Luiz Gustavo no lugar de Paulinho e o plantaria na frente da zaga, deixando Fernandinho e Hernanes para sair pro jogo. O primeiro tem velocidade e presença no campo de ataque e o segundo tem passe, que passará a ser vital. Centralizaria Oscar para ele pensar o jogo e fazer o time funcionar. Hulk na direita e William na esquerda, mas podendo - ambos - cortarem pra dentro e finalizar pro gol sempre que possível. O time ficaria mais leve na frente e mais móvel, para aproveitar o contra-ataque que o time alemão sempre permite... 

De que adiantaria ter Fred se ele não pode puxar contra-ataques? E com 3 volantes, mas com dois que saem mais pro jogo, o Brasil fortaleceria o que tem de melhor - defesa - e ainda ganharia na saída de bola.

Claro que não é o que Felipão fará... mas enfim, eu deixo minha opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário