quinta-feira, julho 17

Datafolha: Dilma ainda lidera, mas Aécio empata, tecnicamente, no segundo turno

Tudo segue quase sem alterações...
O Datafolha divulgou mais uma rodada de pesquisa sobre a corrida presidencial. E, fora uma queda de 2% da Presidente Dilma Rousseff, tudo ficou na mesma. Eduardo Campos, que alguns esperavam aparecer com 2 dígitos, oscilou um ponto para baixo. Aécio Neves permaneceu com os 20% que tinha na sondagem anterior.

O interessante notar é que o cenário segue sendo de segundo turno, pois se somarmos todos os outros candidatos a soma é de 36%, o mesmo que tem Dilma.  Um dado interessante a notar é que 27% não tem candidato, ou seja, podem pender para quaisquer dos lados. 13% votariam em branco e 14% não sabem nem o que fariam.

Mas é este quadro aqui que deve causar calafrios na equipe de Dilma Rousseff:


É isso mesmo: Dilma e Aécio aparecem tecnicamente empatados no segundo turno. Claro que para isso é preciso aplicar a margem de erro, mas é um dado concreto: eles estão em uma faixa próxima. Além disso é prudente olhar que desde Fevereiro Dilma Rousseff só cai e Aécio só tem subido. A vantagem da presidente que era de 27% ( 54%, o dobro do que tinha Aécio ) caiu para 4% em 5 meses. É uma queda brutal, sem dúvida. Antes de passar a explicar o porque desta queda, vale a pena ver que Dilma também tem demonstrado queda ante Eduardo Campos: saiu de 55% e agora tem 45%, enquanto que o rival saiu de 23% para 38%. A vantagem era de 32%, agora de 7%. São dados que devem ligar um alerta no PT. Ou deveriam ligar...

Mas porque Dilma tem caído tanto na projeção de segundo turno? E não sai da faixa que vai de 34% a 40%? A explicação vem nas duas telas a seguir: Rejeição e Avaliação.



 Na primeira entendemos uma coisa: pela pesquisa, mais de um terço do eleitorado afirma que não vai votar em Dilma. A rejeição de Aécio Neves é quase a metade ( 18% ) e a de Eduardo quase um terço ( 12% ). Baixa rejeição significa possibilidade de crescimento. Em 2010 a de Dilma era de 10% e a de Serra de 40%. Lembra algo?

A segunda imagem no remate que ela está em queda na avaliação positiva e aumento na negativa. Governo mal avaliados tem dificuldades, naturais, na hora de tentar uma novo mandato. É o caro de Dilma. Contudo os seus dois rivais ainda não são fortes a ponto de empatarem com ela no primeiro turno. E em todo caso ela é a presidente e deve aparecer bem mesmo. Mas os rivais tem potencial de crescimento grande, dai o empate de Aécio no segundo turno e a impressionante aproximação de Eduardo.

Quem vai vencer eu não sei, mas com esta rejeição, vai sem bem complicado vencer a eleição e conseguir um novo mandato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário