terça-feira, julho 15

Campos garante: Dilma deixará um país pior do que recebeu

Sabatinado pela Folha e o SBT, Campos atacou Dilma...
Eduardo Campos possui qualidades e defeitos, como qualquer político. Mas ele sabe que se quiser chegar ao Palácio do Planalto ele terá que se vender com algo diferente da dualidade vivida desd 1994 entre PT e PSDB. E isso será algo bem complicado de ser alcançado.

Primeiro porque ele era até o ano passado aliado de primeira grandeza de Lula, Dilma e o PT. Segundo porque não deverá, justamente por essa aliança, bem visto pelo eleitorado do Tucano. E existe poucos eleitores indecisos para que ele possa conquistar com o discurso dele atualmente.

Sabatinado pelo Grupo Folha e o SBT, ele falou diversos assuntos, acenou com passe livre para todos os estudantes do Brasil ( sem explicar como fazê-lo ), deu ideia de como será a condução da economia caso seja eleito. Mas eu gostei - e em mais de um sentido - da seguinte declaração: "Dilma irá entregar um país pior do que recebeu". E todos os outros presidentes fizeram o contrário, segundo ele, citando que "Itamar entregou melhor que Sarney, FHC entregou melhor que Itamar, Lula melhor que FHC". Eu vou corrigir uma coisa: é errado afirmar que Itamar recebera o Governo de Sarney. Ele recebeu a presidência com a abertura do impeachment e depois a renúncia de Collor de Melo. No mais, eu concordo.

A fala de Eduardo Campos é certa e errada, ao mesmo tempo. Comecemos pelo certo: sim, é verdade que o Brasil hoje está pior do que quando ela assumiu. E é errado porque ela é a responsável por isso, pois os últimos 3 anos do Governo Lula foram inflados com mais de 600 bilhões de reais obtidos com a venda de títulos públicos, que hoje pesam muito na economia. A Dívida Interna era de pouco mais de 1,2 bilhões de reais em 2008. Ao fim do Governo Lula já era de 1,8 bilhões. É por causa disso que agora o Brasil não cresce, pois a receita usada entre 2008 e 2010 não pode ser repetida. E por isso a inflação segue alta e os juros idem.

Só que Eduardo parece ter descoberto isso semana passada. Eu, por exemplo, sei disso desde que Lula foi re-eleito. E o que vai complicar sua campanha será se desvencilhar deste fato. De que foi ele quem mexeu no partida para que ele apoiasse Dilma. Que foi ele um dos que deram governabilidade a Lula na época grossa do Mensalão. Passar para o eleitor que não é mais do mesmo...

Duvido que consiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário