sábado, julho 12

Autopsia de uma humilhação...

Sete alemães. A imagem não foi escolhido ao acaso...
Amigos no Face ficavam me perguntando porque não fiz um post sobre a humilhação sofrida. Os motivos são os mais diversos, mas eu destaco a vergonha. Sim, vergonha pelo ocorrido. Mas sobretudo, vergonha pela horrorosa coletiva dada na quarta, por 7 ( sempre eles ) membros da Comissão Técnica, onde eles deixaram transparecer que tudo estava certo, que não tinham errado em nada.

Falar sobre o jogo é complexo. O Brasil estava sem seus dois melhores jogadores e foi mal armado para a partida. O correto seria ter colocado William e Paulinho e sacado Fred. Se a bola não chega, pra quê manter um cone na frente? Contudo, falar agora é fácil e pode parecer até oportunista. O que se pode falar é que o time já vinha mal na Copa. E só tinha saído atrás na partida contra a Croácia, que ao contrário da Alemanha não é uma equipe acima da média. Depois de tudo o que passou, o time não estava preparado ( tática e psicologicamente falando ) para correr atrás de um placar. E não havia um Nishimura para salvar o time.

Eu critiquei aqui a convocação e por isso posso falar abertamente disto. Vou além: na sexta-feira antes da final da Copa das Confederações eu disse na Salgueiro FM ( e fui criticado por isso ) que era melhor pro Brasil perder para a Espanha. E dizia bem mais do que uma suposta maldição vigente ( quem chegou na Copa como campeão desta inútil competição, sempre se deu mal ), mas porque um eventual sucesso levaria ao técnico a manter aquele mesmo grupo. Erro fatal cometido por Dunga em 2009 e o próprio Parreira em 2005. Essa competição só serve para isso, deixar transparecer que tudo está ótimo. E não, não estava.

Mas só a má convocação não explica o 7x1. Existiam bons jogadores no elenco que está na Copa. Ai entra o outro passo: a desatualização de nossos treinadores. Felipão não teve um único trabalho decente desde que saiu da Seleção de Portugal: falhou bisonhamente no Chelsea, foi treinar no Uzbequistão, rebaixou o Palmeiras ( mesmo que tenha vencido a Copa do Brasil ). E finda a Copa não tem nenhum time estrangeiro a fim de contratar ele...

Assim já temos duas explicações. Mas tem outras: nosso futebol não é bem comandado e a culpa é da CBF. Que faz um campeonato deficitário, que se sustenta com as Federações estaduais, tão inúteis quanto uma máquina de gelo no polo norte. As Federações poluem o calendário com os ainda mais deficitários campeonatos estaduais e fazem com que os clubes - de quem sugam tudo o que podem - fiquem jogando partidas que nem deveria existir... a a CBF ganha milhões e milhões com isso. Um dado: o Brasil é o único país desde a Inglaterra a sediar uma Copa sem ter um Liga Profissional, sem contar os EUA em 1994. Mas os Estados Unidos tem uma Liga. E forte. Enquanto isso o Brasil segue jogando um campeonato organizado(??) pela CBF. Isso é uma piada. Mas pode ser pior: antes parecia que tínhamos uma seleção forte e um campeonato fraco. Agora temos a certeza de que as duas são coisas são péssimas...

E por fim tem a questão técnica. O time alemão é melhor, mas não pouco melhor, muito melhor. Um time mal treinado, mal escalado e sem um controle psicológico não poderia passar para a final. O 7x1 é exagerado? Talvez sim, talvez não, mas uma coisa é certa: tudo está interligado. Um técnico decente - e Felipão hoje não é - teria trocado um jogador após o segundo gol. Evitaria, ao menos, os sete gols. 

Além disso agora temos uma questão fundamental: o que vai mudar com este massacre? Querem saber a minha resposta? Nada, porque as pessoas que comandam o futebol precisam que ele seja assim, desorganizado, para que se mantenham no poder. Sendo assim, porque eles fariam algo para mudar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário