domingo, junho 8

O Idiota da Copa. E a partir de Julho da Olimpíada.


Devo, antes de mais nada, dizer que vinha pensando em fazer este post a um bom tempo. E sempre relutava, para não ter que admitir que o senhor da foto ai em cima me desapontara. Eu achava Aldo Rebelo uma pessoa séria, daquelas que vivem na política para modificar as coisas e melhorarem o país. E sinto-me bobo por ter acreditado nisto...

O "idiota" da Copa foi guindado ao posto de Ministro dos Esportes quando o então ocupante do cargo, Orlando Silva foi flagrado em situações bem complicadas e acusado de desvio de dinheiro. Assim como Rebelo, Silva é filiado ao PC do B. Partido que até hoje culpa Nikita Kruchev de ter acabado com o socialismo. Adiante.

Aldo Rebelo foi um dos homens que deu governabilidade para Lula quando este esteve próximo do impeachment, quando ninguém queria claramente dar-lhe apoio. Foi candidato pelo Governo a Presidência da Câmara dos Deputados no pior momento da casa, abalada ainda pelo mensalão. Venceu o Deputado Thomas Nonô, do então PFL - atual DEM - dando fôlego para que Lula e o PT pudessem se recuperar do maior escândalo vivido por qualquer governo antes na republica. Adiante.

Parecendo sério, a Presidente Dilma Rousseff resolveu confiar a Rebelo o Ministério. Na verdade foi uma imposição do partido, que não queria ver seus interesses ( entenda o que quiser por interesse ) na pasta. Não por outro motivo, o Programa Segundo Tempo foi mantido quase do mesmo jeito que antes, quando era alvo de denúncias. O resultado pífio da Olimpíadas de Londres foi atribuído a fatores inexplicáveis e o um roubo de informações do Co-Londres 2012 pegou mal, mas muito mal. O Ministério culpou o COB e o COB fez-se de surdo. Adiante.

Com a proximidade da Copa e o fiasco iminente, Rebelo passou a atuar como uma espécie de Bobo da Corte ao contrário: destilava seu veneno na imprensa, sempre que era questionado pelos óbvios atrasos. Desde comparar a Copa com uma noiva ( que só é noiva quando tem atraso ), a ser indelicado com outros países ( quando citou, por exemplo, que já fora assaltado em Paris ), Rebelo virou motivo de piada, nacional e internacionalmente. Ele e o Brasil, é claro. Nada de uma postura serena e que, mesmo admitindo atrasos passasse confiança para a FIFA, Imprensa e os brasileiros. Sempre atacando, coisa que ele é seu partido adoram, a imprensa. Como se os profissionais de imprensa tivessem culpa do fiasco, dos atrasos e dos pitos que a FIFA passou em excessos no Brasil. Adiante.

Eis que hoje, para mim, ele se superou ao dar uma entrevista ( leia tópico no Blog do Josias ), onde ele, dentre outras perolas soltou esta aqui ( destaque, em vermelho, feitos por mim ): 
  • As manifestações contra a Copa: É um pouco de ignorância do que representa o futebol para o país. O futebol é, no Brasil, a primeira grande plataforma de promoção social dos pobres e dos negros. Quando um país tão desigual na primeira metade do século passado conheceu a primeira celebridade, ela era pobre, mestiça, negra. Ela veio do futebol: Fausto, a maravilha negra da Copa de 1930, no Uruguai. Depois, vieram Friedenreich, Domingos da Guia, Leônidas da Silva, mais tarde Garrincha, Pelé, Didi. Essas pessoas se consagraram no país a partir do futebol. Devemos muito ao futebol.
Vou começar pelo mais grave: um Ministro dos Esportes que coloca Fausto, a Maravilha Negra da Copa de 30 ( ao menos isso ele acertou ) como sendo antecessor do "El Trige" Friedenreich é uma coisa simplesmente inaceitável. Arthur Friedenreich marcou o gol do primeiro título da Seleção Brasileira, o Sulamericano de 1919, jogada no Brasil. Quando Fausto encantou os uruguaios, Friedenreich já era uma lenda!!! E Friedenreich era pobre, embora filho de alemão com mãe - negra - brasileira. Mas era pobre. Ele erra até nisso. Ele acerta, contudo, em colocar Domingos e Leônidas depois de Fausto.

É fato que Garrincha, Pelé e Didi também vieram após Fausto, mas a ordem é que está errada. Didi jogou a Copa de 54, na Suíça, quando Pelé ainda era engraxate nas ruas de Bauru, interior de São Paulo, onde a família dele morava. Neste mesmo 54, Garrincha já chamava a atenção e já tinha - a época - 4 anos de Botafogo. Portanto a ordem deveria ser: Didi, Garrincha e Pelé. Erro grave, gravíssimo para ser mais preciso.

E termino pelo o que pode parecer algo correto, mas é um erro histórico. O Futebol começou com os ricos. E assim ficou por muitos anos. A tal promoção social veio bem depois, mas o sindicatos começaram a promover igualdade social antes do futebol, com as greves do começo da década de 1910. Pode ter sido um processo lento é verdade, mas negar isso passando a primazia ao Futebol é Falso. E, que coisa, falso até com seu partido, que se diz criado em 1922. Naquela época, neste mesmo ano, foi que o Vasco da Gama aceitou negros e mulatos em seu time, revolucionado o futebol. Vasco de Fausto, para ser bem justo. As greves nas fábricas paulistas começaram uma década antes.

Este é o Senhor que "cuidou" da Copa. Tomara que o povo não permita que seja ele a "cuidar" da Olimpíada. Que já começa a dar sinais de que será bem mais problemática do que a Copa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário