sábado, maio 3

Segundo turno a vista!!!

O trio vai ficando mais próximo... e só Dilma não tem o comemorar com isso...
Fica bem claro agora porque a Presidente fez aquele pronunciamento com claro tom eleitoral, quinta passada, em Rede Nacional: as pesquisas não lhe são nada favoráveis. Nesta madrugada foi divulgado resultado da pesquisa encomendada pela Revista Isto É ao Instituto Sensus. O resultado é excelente para Aécio Neves, animador para Eduardo Campos e, digamos assim, preocupante para Dilma.

Segundo a pesquisa Dilma Rousseff tem 35% das intenções votos, no cenário em que é considerado só os 3 principais candidatos. Aécio Neves aparece com 23,7% ( melhor pontuação em todas as pesquisas até aqui ) e Eduardo Campos tem 11%. Somando os votos dos dois rivais de Dilma chega-se a marca de 34,7%. Uma diferença de apenas 0,3% a menos do que Dilma. A margem de erro é de 2,2%. Segundo a pesquisa é perfeitamente possível afirmar que haveria segundo turno. E isso é, ao menos preocupante para Dilma, que ontem recebeu as "bençãos de Lula" de que se será candidata. Nada que possa, creio eu, estancar a sangria dela nas pesquisas, pois todos já sabem que Lula a apoia. Em tese, ao menos...

Para Aécio Neves a pesquisa é excelente. Ele é o menos rejeitado ( 31%, frente 42% de Dilma e 35,1% de Eduardo ) e cresceu bem na simulação de segundo turno, no qual aparece com 31,9% contra 38,6% de Dilma. Até esta pesquisa, ele sempre ficava bem acima dos 10% atrás da Presidente. Agora estaria menos 8%. Um dado animador para ele. Contudo ele já é bem conhecido do eleitorado ( 76,2% ). Dilma, é óbvio, é a mais conhecida com 95,4%.

É neste quesito que Eduardo Campos pode se animar para a disputa. Seu número na pesquisa segue baixo, mas ele é menos rejeitado que a Presidente e, sobretudo, é o menos conhecido do eleitorado com 63,2%, o que lhe dá maior poder de crescimento sobre os adversários. Também o resultado segundo turno lhe é bem favorável ( 24,8% x 39,1% ). Apesar de perder, ele tem uma diferença menor do que antes e com mais conhecimento, poderá crescer nesta seara. Observe que Dilma praticamente não oscila nos cenários com Aécio e Campos. 

É cedo para crava que teremos segundo turno? Sim e não. Contudo, afirmar que vai ter ganhou subsídio considerável. Dilma e seu staff agora terão que se desdobrar ainda mais. Os rivais ganharam combustível... e vem ai a CPI da Petrobrás para complicar o quadro ainda mais.

Foto: Revista Isto É

2 comentários:

  1. E vai ser com o Aécio Neves, aí ela dança.

    ResponderExcluir
  2. Cabeça de canhotopata:

    http://www.revoltabrasil.com.br/midia/3454-jornalista-causa-polemica-ao-explicar-como-funciona-a-cabeca-de-um-petista.html

    ResponderExcluir