segunda-feira, maio 26

Porque esta será uma Copa feita para a Globo

Dia de apresentação e Felipão só falou com a Fátima Bernarndes
Não sou fã da Vênus Platinada. Pelo contrário até. Tanto é que abri mão de algumas coisas para poder manter uma assinatura da Claro TV ( que tal um patrocínio Elayson Vidal?? ), só para não ter que ouvir o "Babão" Bueno durante a Copa. Adiante.

Em 2002 e em 2006 a Rede Globo foi a única emissora da TV Aberta a transmitir os jogos. Foram dias terríveis para mim. Em 2006 ainda teve o BandSports, mas naquela época eu não tinha TV por assinatura. Em 2010, enfim, opção: a Band com o agora imortal Luciano do Valle. Voltei as origens. Mas nas Copas de 2002 e 2006 foi dura de assistir. Sobretudo ver que a emissora tinha todo tipo de favorecimento, como ter um repórter ( Tino Marcus ) hospedado no mesmo andar da Seleção e entrevistas exclusivas com treinadores e jogadores. Imagino a sensação de um cronista estrangeiro tentando ouvir alguma coisa da "melhor seleção" e ter que fazer apenas uma pergunta na coletiva e ver o Tino Marcus jantando com os jogadores brasileiros. Deve ficar muito puto. Eu ficaria...

Não por outro motivo a Rede Globo é tão criticada, ela faz por merecer. Se beneficia da cartolagem desde sempre e isso só piorou na era Ricardo Teixeira. Tanto é que o mesmo disse uma frase que traduz isso muito bem: "só vou me preocupar com denúncias quando aparecer no Jornal Nacional". Não custa nada lembrar que a Globo foi a última a criticar o cartola, quando o mundo inteiro o fazia. Conseguiu como prêmio manter a exclusividade na transmissão dos amistosos da Seleção até 2022. Contrato assinado por Ricardo Teixeira, duas semanas antes de renunciar, diga-se... Adiante.

Ainda sobre a Copa de 2006, todos que tinham discernimento viram que aquele circo montado em Weggis ( Suíça ) não iria dar certo. O Brasil de Ronaldinho, Ronaldo, Kaká e Adriano faziam tudo menos treinar e ter sossego. Tudo feito para dar a Globo o que eles queriam: exclusividade total. A Globo nada disse e ainda rebatia quem ousava apontar o óbvio e ainda calou-se diante do fato de Ronaldo se apresentar com quase 100 quilos e nem criticou o fato de, mesmo assim, ele ser titular. Deu no que ( não ) deu. Pois bem, passado um ano, eis que o Babão Bueno disse que aquela preparação fora um erro total!!! Piada.

Eis que em 2010 um técnico resolveu romper com isso. Dunga, de quem fui um áspero crítico como jogador e técnico da Seleção, disse o óbvio: tratamento igual para todos. Quer falar com jogadores? Vá para a Coletiva e faça uma única pergunta, como todos os mortais. Nada de exclusivas, repórter dentro da concentração ou de mulher de âncora andando dentro do ônibus da seleção. Isso causou rusgas exacerbadas. E isso, claro, foi evitado agora. A prova? Enquanto o mundo inteiro queria falar com Felipão ou os jogadores que se apresentaram hoje, apenas Fátima Bernardes teve acesso e ficou durante meia hora (!!!) conversando com Scolari. Beleza, não? Adiante.

Foi só uma prova do que virá pela frente. E isso é terrível. Eu, ao menos, irei assistir pela ESPN Brasil. Mas faço parte de um pequeno grupo que tem acesso a TV por assinatura. Os mortais terão que aguentar a babação da Globo. Ou assistir na Band sem Luciano do Valle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário