sábado, maio 24

Minha impressão de Paulo Câmara

Irineu do Mestre e o Paulo Câmara: o melhor momento da Agenda 40.
Fui ao Talismã Clube com o claro objetivo de observar o pré-candidato a Governador Paulo Câmara, do PSB. Todos os outros presentes ( exceção a Roberta Arraes pré-candidata a Dep Estadual ) eu conhecia muito bem. Portanto, não fui ao clube para vê-los. Já sei o que esperar ( e, principalmente, o que não esperar ) de cada um deles. Adiante...

Optei por votar em Paulo Câmara por motivos curiosos: primeiro por não votar no PT ( ou em candidato apoiado e/ou que favoreça-os ) e segundo por ser filiado ao PSB e por ter caminhado ao lado do partido até a vitória em 2006. Mas devo admitir, que estava muito curioso para saber o que ele pensa, como fala, como se porta... Adiante.

Para minha surpresa, quando ele chegou ao clube, saiu do trajeto - creio eu - previsto e foi cumprimentar um grupo de forró, que estava tocando na calçada. A mesma em que eu estava. E ele seguiu nela, vindo ao meu encontro. Lance de sorte? Talvez. Nos cumprimentamos. Pareceu, devo admitir, aquele aperto de mão protocolar. Mas é coisa comum nestes períodos. Adiante.

Discursos e mais discursos. Uns massantes, outros vibrantes. Alguns que se repetem a tempos. E eu ali, para ver o que poderia falar o pré-candidato.

Até que, antes da fala de Paulo, Irineu do Mestre ( de quem prezo por demais ter a amizade ) subiu ao palco e fez uma bela poesia para o pré-candidato, além de dar-lhe um dos trabalhos de artesão: o chapéu que aparece na foto. Foi o momento, para mim, mais importante da jornada.

Eis que Paulo Câmara começa a falar. Devo admitir que foi como eu pensara: ele não tem traquejo para discursar, coisa óbvia até. Jamais disputou cargo algum, tem experiência zero neste tocante. Mas uma coisa me chamou atenção: sua preocupação em ser autêntico, em demonstrar que está focado em ser um ótimo candidato.

Se a primeira impressão, como diz o ditado popular, é a que fica eu posso afirmar: tive uma ótima impressão de Paulo Câmara. A falha no discurso pode ser diminuída pelo marqueteiro e com treinamento só tende a melhorar. Gostei da sua fala, apesar de não ter empolgado, teve muito mais conteúdo do que a de Fernando Bezerra, que apela apenas para retórica e palavras de efeito. Por isso mesmo, ele não terá meu voto. É um político artificial demais, além de ter - digamos assim - outros problemas...

Acredito que Paulo Câmara possa vir a ser um bom governador. Cabe ao povo decidir se ele terá sua chance. O meu voto ele ratificou hoje, e com sobras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário