domingo, maio 25

França 1938: A Itália é a primeira Bi-Campeã às vésperas da Guerra

Mezza e Sarosi na final da Copa. Outros tempos, com certeza...
Jules Rimet queria que a primeira Copa tivesse sido na França, mas o governo de seu país não se animou nada com a ideia. Em 34 outra vez foi esnobado pelos Governantes. Só em 1938 é que ele conseguir ver seu sonho realizado. Mas o clima, já ruim quatro anos antes, agora estava em vias de explodir. Hitler, que em 34 era praticamente um desconhecido na Europa, agora era a maior ameaça. Já tinha invadido a Áustria, anexado os sudetos ( parte rica da então Tchecoslováquia ) e já tornara os exército alemão a máquina de guerra que atormentaria o mundo pouco menos de um ano depois da Copa. 

Mas isso é outra história. Por hora, vamos a Copa que teve mantido o regulamento da Copa anterior, ou seja, só jogos eliminatórios ( última vez que isso aconteceria ). A quantidade de países idem, 16, assim distribuídos por continentes:
  • Europa: França, Alemanha, Suíça, Holanda, Hungria, Suécia, Itália, Romênia, Bélgica, Polônia, Tchecoslováquia, Noruega e Áustria(*)
  • América do Sul: Brasil
  • Ásia: Índias Holandesas ( atual Indonésia )
  • América Central: Cuba
(*) O sorteio dos confrontos aconteceu antes da invasão alemã na Áustria. Com a invasão, o país passou a fazer parte do território alemão. Por isso, a seleção austríaca não foi a Copa e alguns de seus jogadores foram aproveitados pelos alemães.

A abertura foi justamente entre a Alemanha nazista contra a Suíça, mas ficaram no empate ( 1x1 ) em Paris; Em Reims a Hungria massacrou por 6x1 as Índias Holandesas; Em Toulouse os Romenos quase foram surpreendidos pela Seleção de Cuba ( 3x3 ); Em Paris os donos da casa passaram pela Bélgica ( 3x1 ); Em Marselha a Itália suou para eliminar a Noruega ( 2x1 ); E na cidade de Estrasburgo o Brasil precisou da prorrogação para superar a Polônia ( 6x5 ). Também estava marcada a partida entre Suécia e Áustria, mas os suecos passaram por WO.

No dia 09 de Junho foram realizadas as partidas desempate: a suíça saiu atrás por 2x0 - um telegrama chegou a ser enviado para o "Fuhrer", mas eles viraram para 4x2. Já os Cubanos finalmente superaram os romenos ( 2x1 ). No dia 12 era a vez das quartas de finais: em Lille os húngaros despacharam os suíços ( 2x0 ); Em Marselha a Suécia instituiu a maior goleada das Copas - até então ) em Cuba ( 8x0 ); Em Paris e usando preto, a Itália derrotou a França ( 3x1 ) sob vaias durante toda a partida; Já na cidade de Bordeaux, Brasil e Thecoslováquia empataram em 1x1, jogando o desempate 2 dias depois e o Brasil venceu por 2x1 ( apenas Leônidas da Silva jogou nas duas partidas ).

No dia 16 de Junho vieram as semifinais: Em Paris a Hungria passou o rodo na Suécia ( 5x1 ) enquanto que em Marselha aconteceu, para muitos, a final antecipada entre Brasil e Itália, vencida pela Azzura ( 2x1 ). Falo mais desta partida depois. 

Em outro fato impensável para os dias atuais, a final e a decisão do terceiro lugar aconteceram no mesmo dia e horário. Em Bordeaux o Brasil venceu a Suécia ( nossa freguesa em Copas ) por 4x2. Em Paris a Itália de Meazza e cia consagrou-se ao bater a Hungria também por 4x2. E levantar a Jules Rimet pela segunda vez, agora sem pressões de arbitragem como 4 ano antes. A Copa, contudo, ficaria parada pelos próximos 12 anos por causa da Guerra. Que naqueles dias já era algo tido como inevitável...

Meazza recebendo a Taça do Bi-Campeonato.
O Artilheiro

O Diamante Negro
Para muitos daqueles que tiveram o prazer de ver Leônidas da Silva e Pelé jogar, o melhor de todos os tempos não é Edson Arantes do Nascimento. Isso já diz muito deste negro que fez história em campos Franceses. Autor de 8 gols foi o primeiro brasileiro a marcar em duas Copas ( Pelé e Zagallo chegariam nesta marca em 62 ) e figurou no time da Copa. E, sim, o chocolate que você come é em homenagem a ele, mesmo que ele não tenho lucrado nada com isto.

Brasil na Copa

Finalmente o Brasil aparece em Copas...
Pode-se afirmar que a primeira Copa que o Brasil participou foi na França. Isso porque até então é plenamente possível afirmar que eram os cariocas que participaram. Em 38 os problemas entre dirigentes haviam sido finalizados e todos os jogadores puderam ser convocados. Mesmo que a maioria ainda assim fosse carioca, os destaques paulistas foram a França. E o resultado apareceu em campo. O time pela primeira superou a fase inicial de uma Copa, foi até a semi-final e terminou em terceiro. Além disso mostrou futebol vistoso e ofensivo. Encantou, enfim.

Além de Leônidas artilheiro, o Brasil ainda teve outros destaque, como Tim, Romeu e Perácio. E ainda tinha Domingos da Guia na zaga. E o time só caiu diante do melhor time do mundo então: a Itália. Mesmo que se fale demais de dois fatos:
  • O Técnico Adhemar Pimenta teria poupado Leônidas para a final, tamanha era a certeza de estar nela. Alguns contestam isso, apontando que apenas ele jogara todas as partidas e não teria sido escalado por não ter condições de jogo. Não custa lembrar que alterações só foram permitidas em 1970;
  • A Domingada mais famosa. Era chamada assim porque demonstrava uma erro grosseiro de um zagueiro clássico e foi assim nomeada pelo zagueiro destaque naquela Copa. A vencia por 1x0 em Marselha, quando Domingos derrubou o centroavante Piola dentro da área e o árbitro marcou penalty. Detalhe: a bola estava no ataque brasileiro!!!
O Brasil venceu a Suécia por 4x2 e pela primeira vez ficou entre os 3 primeiros de uma Copa. Mais um detalhe curioso: o Brasil já tinha comprado as passagens de trem para Paris, onde seria a final, tamanha era a certeza de estar lá. Ao perder, a delegação recusou repassá-los para os italianos. Esta rivalidade estava apenas começando...

Patrocínio


Nenhum comentário:

Postar um comentário